Notícias

Apanhados por manipulação e viciação de tacógrafo em veículo pesado

3 Comentários

O tacógrafo é um aparelho de controlo destinado a ser instalado a bordo dos veículos rodoviários para indicação, registo e memorização automática ou semiautomática de dados sobre a marcha desses veículos, assim como sobre tempos de condução e de repouso dos condutores.

A GNR da Guarda deteve duas pessoas por manipulação e viciação de tacógrafo em veículo pesado.


 

tacógrafo: sistema de manipulação na unidade do veículo, impedia aparelho de fazer registo correto

A GNR deteve em flagrante um homem, de 42 anos, e uma mulher, de 45 anos, por falsificação de notação técnica, por circularem num veículo pesado de mercadorias com um sistema de manipulação e viciação de tacógrafo, no concelho da Guarda.

Segundo revela a Radio F, no decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária a um veículo pesado de mercadorias, os militares apuraram a existência de um sistema de manipulação na unidade do veículo, que impedia que o aparelho tacográfico efetuasse o registo correto dos tempos de condução, repouso, velocidade e distância percorrida. Os dados de registo eram alterados, originando desta forma uma notação técnica falsa.

O tacógrafo pode ser analógico ou digital, equipando, em regra, os veículos pesados de mercadorias e de passageiros em circulação, não só em território nacional, mas também em todo o território regulado por acordos multilaterais do Espaço Económico Europeu (EEE), sendo que os dados de cada condutor são registados no cartão individual, sendo intransmissível.

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antero Loureiro
    Antero Loureiro

    Entre condução com cartão que não pertence ao próprio até condução sem cartão há de tudo um pouco .

  2. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Nada de novo

  3. Avatar de Bruno
    Bruno

    É preciso apertar ainda mais com a fiscalização para acabar com estes “corredores” que, para além de estarem a desrespeitar a lei, estão a prejudicar de forma directa ou indirecta quem é profissional.