Apple · Notícias

Apple investe em centro de dados na Europa

16 Comentários

A Apple é actualmente uma das maiores empresas tecnológicas de todo o mundo, estando presente em diversos sectores, como por exemplo no sector dos dispositivos móveis, dos computadores pessoais, dos serviços, entre outros. E devido à sua vasta área de acção a empresa sente agora necessidade de expandir as suas instalações.

Essa expansão vai passar por dois países de Europa.

apple_europa00


A Apple anunciou que irá investir cerca de 1,7 mil milhões de dólares para construir e operar dois centros de dados na Europa. Estes centros irão ser construídos na Irlanda e na Dinamarca e serão alimentados por energia 100% renovável, o que vai de encontro aos planos da empresa em trabalhar com parceiros locais para desenvolver projectos energéticos adicionais.

apple_europa03

Estes dois centros irão dar suporte aos serviços online da empresa, que incluem a iTunes Store, a AppStore, o iMessage, o Maps e a Siri.

Estamos gratos pelo sucesso contínuo da Apple na Europa e orgulhosos que o nosso investimento apoie comunidades em todo o continente. Este novo investimento significativo representa o maior projecto da Apple na Europa até à data. Estamos entusiasmados com a expansão de nossas operações, criando centenas de postos de trabalho locais.

Tim Cook, CEO da Apple

Actualmente, a Apple tem cerca de 672 mil postos de trabalho na Europa, onde 530 mil estão directamente ligados com o desenvolvimento de aplicações iOS. E, segundo os números, estes postos de trabalho têm-se revelado produtivos, pois, desde o lançamento da AppStore em 2008, a empresa já conseguiu ganhar cerca de 6,6 mil milhões de dólares só com a venda de aplicações.

No que diz respeito aos funcionários directamente ligados à empresa, actualmente rondam os 18.300 em 19 países europeus, número que aumentou em 2000 postos de trabalho apenas nos últimos doze meses, tudo isto variáveis que entrem nos 7,8 mil milhões gastos pela Apple em empresas europeias que ajudam na construção e no suporte dos produtos Apple.

Acreditamos que a inovação é sobre deixar o mundo melhor do que o encontramos, e que o tempo para combater as alterações climáticas é agora. Estamos animados por estimular o crescimento da indústria verde na Irlanda e Dinamarca e desenvolver sistemas de energia que se aproveitam de seus fortes recursos eólicos. O nosso compromisso com a responsabilidade ambiental é bom para o planeta, bom para o nosso negócio e bom para a economia europeia.

Lisa Jackson, vice-presidente de iniciativas ambientais da Apple

Quanto aos dois centros de dados mais propriamente ditos, cada um deles terá cerca de 166 mil metros quadrados e estão previstos entrar em funcionamento já em 2017. No centro de dados da Irlanda, a Apple irá recuperar terras anteriormente utilizadas para cultivo e para a colheita de árvores não nativas e irá construir um centro de dados moderno, irá recuperar árvores não nativas, irá fornecer um espaço de educação ao ar livre para escolas locais e vai ainda criar uma pista de caminhada para toda a comunidade.

apple_europa02

Na Dinamarca, o centro de dados irá ser caracterizado pela sua localização, sendo que o edifício ficará situado junto a uma das maiores subestações eléctricas do país, o que elimina a necessidade de geradores adicionais e vai também capturar o excesso de calor dos equipamentos reencaminhando-o para o sistema de aquecimento urbano.

Por Hugo Sousa para PPLWARE

Autor: Vítor M.
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iBend
    iBend

    TV está no sector das explosões!

  2. Avatar de iBend
    iBend

    tb está no sector das explosões!

    1. Avatar de jafOSteS
      jafOSteS

      maça assada, quem nunca? 😛

    2. Avatar de Bug
      Bug

      Do quê? Da pirotecnia? Ou militar?

  3. Avatar de transcendez
    transcendez

    Investimento é sempre bom para a economia, fico com pena de não ser cá o centro de dados. Não tinha que ser na covilhã. 🙂

  4. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    IOS 8.3 com Siri em Portugues do Brasil

    1. Avatar de Gato Preto X
      Gato Preto X

      Que fixe!

      Em termos da funcionalidade “ditado”, ele trabalha bem com Português de Portugal, vamos ver com a Siri…

  5. Avatar de Gato Preto X
    Gato Preto X

    Criar empregos FTW.

    Ainda por cima com energias 100% (ou mais) renováveis…

  6. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Mais um Win para a Irlanda…

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Estes dados estão corretos “… a Apple tem cerca de 672 mil postos de trabalho na Europa, onde 530 mil estão directamente ligados com o desenvolvimento …” ?

    Se sim como se explicam?

    1. Avatar de Diogo Leones
      Diogo Leones

      Mas apenas 18.300 directamente ligados à empresa, tens que ler até ao fim… o resto são, por exemplo, programadores de apps…

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Se leres tudo ficas a perceber o que pretendem dizer
      “a Apple tem cerca de 672 mil postos de trabalho na Europa, onde 530 mil estão directamente ligados com o desenvolvimento de aplicações iOS.”
      “No que diz respeito aos funcionários directamente ligados à empresa, actualmente rondam os 18.300 em 19 países europeus,”
      672 mil são empregos que a Apple diz terem sido criados na Europa por causa dos seus produtos. 18 mil são os postos de trabalho dentro da Apple na Europa

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Eu percebi, mas o número parece-me, digamos assim, fantasiosos!
        Essa gente trabalha só para apps para a Apple?

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          É o mesmo tipo de contabilidade que é apresentada quando se fala de postos de trabalho indirectos noutras empresas/actividades. Quer trabalhem ou não só nisso, são as apps na loja da Apple que mais rendem monetariamente e que pagam a maioria das contas a muitos programadores!

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            feeling, certo?

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            feeling??
            “Apple supports nearly 672,000 European jobs, including 530,000 jobs directly related to the development of iOS apps.”
            A Apple já apresentou dados idênticos para os Estados Unidos baseados em estudos feitos por outras entidades.
            Já olhaste para a diferença de rendimentos que há entre as lojas?