Apple · Notícias

Apple revoluciona a Siri com motor de IA avançado inspirado no ChatGPT

8 Comentários

A Apple tem na sua génese a certeza que não pode depender de ninguém, nem de qualquer tecnologia de terceiros. Como tal e no que toca à Inteligência Artificial, a empresa de Cupertino estará a preparar uma revolução na Siri desenvolvendo um motor de IA avançado inspirado no ChatGPT.

Ilustração Siri com motor IA tipo ChatGPT


Rumor diz que Apple vai ter uma Siri tipo ChatGPT

A Apple criou uma nova equipa chamada Answers, Knowledge and Information (AKI) para desenvolver serviços de inteligência artificial internamente, incluindo uma nova experiência de pesquisa para a Siri, semelhante ao ChatGPT.

Além de recorrer a colaboradores já existentes, a empresa está agora a recrutar ativamente engenheiros com experiência em algoritmos e motores de pesquisa, segundo a Bloomberg.

Embora a estrutura da equipa AKI seja recente, o objetivo de renovar a Siri é antigo: uma versão aguardada há muito, com melhor compreensão contextual, baseada num novo motor de large language model (LLM).

Há também especulações sobre possíveis colaborações com a Anthropic ou a OpenAI. Estas tecnologias serviriam para reforçar o motor de base da futura Siri com inteligência artificial.

O objetivo é afastar os utilizadores de serviços rivais, como o ChatGPT ou motores de pesquisa tradicionais como o Google. A equipa da Siri terá também estudado várias opções para renovar rapidamente o seu motor de pesquisa.

Os relatórios anteriores indicam que esta nova versão da Siri poderá ser lançada na primeira metade de 2026.

Esta renovação deverá incluir ainda a tecnologia de “intenção de app”, que integra conteúdo e ações das aplicações com a Siri, Spotlight e outros serviços nativos.

A Apple intensificou os seus esforços em inteligência artificial com equipas internas dedicadas, parcerias com empresas como a OpenAI e Anthropic, e a aquisição recente da DarwinAI, uma startup canadiana especializada em IA eficiente e otimizada para dispositivos. O objetivo: tornar a Siri mais inteligente, desenvolver novos assistentes conversacionais e integrar IA avançada de forma segura e fluida nos produtos Apple.

Mais serviços e engenheiros dedicados à IA

Para além da Siri melhorada, a Apple poderá estar a desenvolver uma nova aplicação ou serviço independente, designado por “Knowledge”. Este funcionaria como um chatbot permanente, ativado por conversação habitual.

O grupo AKI é liderado por Robby Walker, diretor sénior de IA, que responde a John Giannandrea. O desenvolvimento da Siri está agora a cargo de Mike Rockwell, responsável pela Vision Pro, permitindo que Giannandrea se dedique exclusivamente ao motor de IA até à sua prevista reforma.

Esta reorganização levou à redistribuição interna e contratação de novos talentos. A Apple aumentou de forma significativa o investimento e a contratação de especialistas para acelerar os seus objetivos na área da inteligência artificial.

A equipa de IA da Apple tem promovido vagas referindo que o seu trabalho “alimenta experiências de informação intuitiva em alguns dos produtos mais icónicos da Apple — incluindo a Siri, o Spotlight, o Safari, as Mensagens, o Lookup, entre outros.”

Também pode gostar

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Só isso não chega.
    Tudo o que não permita automação de tarefas inter aplicações já não é relevante aos dias de hoje, chatbot não serve para nada a não ser marketing

    1. Avatar de Asiim
      Asiim

      automação de tarefas entre aplicações já é possível há vários anos nos sistemas da Apple.
      O que faz mais falta é a integração com AI

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Lógico que não falava desse tipo de automação de tarefas repetitivas ou com padrões lógicos, Automator faz isso há 20 anos

        1. Avatar de Asiim
          Asiim

          ???
          a estrutura de automação não precisaria de ser diferente. As API no sistema já permitem a ligação entre as aplicações para a realização das tarefas, sendo que isso tem vindo a ser cada vez mais aprofundado com a funcionalidade de “atalhos” no iPhone que por sua vez saltou também para o Mac.
          O que falta é a integração dessas API com AI.

  2. Avatar de LA
    LA

    Os chatbots apenas servem para fazer brincadeiras e para alguns fazem brilharetes em certas coisas, apenas isso.
    A maior utilidade da IA, não está nos chatbots.
    Até questiono se os chatbots deveriam de existir, visto serem um desperdicio de recursos, porque a maior parte das vezes são usados, para brincadeiras.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Es parvo? O meu chatgpt fez me a tese de mestrado lol

  3. Avatar de Tuga sem escrúpulos
    Tuga sem escrúpulos

    Apple a copiar os outros, que desilusão

  4. Avatar de Francisco Ramos
    Francisco Ramos

    E a siri em Português (Portugal)???