Ciência · Notícias

As tatuagens estão associadas a um aumento do risco de cancro?

18 Comentários

As tatuagens são uma tradição antiga e verdadeiramente populares, hoje em dia. Por isso, o impacto que elas têm na saúde tem sido estudado. Tendo em conta que a tinta não permanece apenas no local onde é injetada, um novo estudo procurou perceber as consequências para a saúde.

Tatuagens


A tinta das tatuagens não permanece apenas no local onde é injetada, pois penetra na pele e parte dela é absorvida pelos gânglios linfáticos – uma parte crucial do sistema imunitário, que ajuda a combater infeções e a filtrar substâncias nocivas do corpo.

Investigadores do Departamento de Saúde Pública e do Departamento de Investigação Clínica da Universidade do Sul da Dinamarca (em inglês, SDU), em conjunto com a Universidade de Helsínquia, investigaram se este facto poderia ter consequências para a saúde.

Os investigadores estão particularmente preocupados com o facto de a tinta de tatuagem poder desencadear uma inflamação crónica nos gânglios linfáticos, o que, com o tempo, pode levar a um crescimento anormal das células e a um aumento do risco de cancro.

Podemos ver que as partículas de tinta se acumulam nos gânglios linfáticos e suspeitamos que o corpo as vê como substâncias estranhas.

Isto pode significar que o sistema imunitário está constantemente a tentar responder à tinta, e ainda não sabemos se esta tensão persistente pode enfraquecer a função dos gânglios linfáticos ou ter outras consequências para a saúde.

Explicou Henrik Frederiksen, consultor de hematologia do Hospital Universitário de Odense e professor clínico da SDU.

Por via de dados da Danish Twin Tattoo Cohort, com informações de mais de 5900 gémeos dinamarqueses, os investigadores analisaram os padrões de tatuagem juntamente com os diagnósticos de cancro.

Dessa forma, perceberam que os indivíduos tatuados são mais frequentemente diagnosticados com cancros da pele e linfomas do que os não tatuados.

O aspeto único da nossa abordagem é o facto de podermos comparar pares de gémeos em que um tem cancro, mas que partilham muitos fatores genéticos e ambientais.

Isto proporciona-nos um método mais sólido para investigar se as próprias tatuagens podem influenciar o risco de cancro.

Disse Jacob von Bornemann Hjelmborg, professor de bioestatística na SDU.

Esta questão de estudo é complexa, porque o cancro pode demorar anos a desenvolver-se e a exposição na juventude pode não conduzir à doença até décadas mais tarde. Isto dificulta a medição de um efeito direto.

 

Ligação entre as tatuagens e o cancro precisa de mais estudos

Os resultados mostram que a ligação entre tatuagens e cancro é mais evidente nas pessoas com tatuagens grandes – definidas como maiores do que uma palma da mão.

No caso do linfoma, a taxa é quase três vezes superior no grupo de indivíduos com tatuagens grandes em comparação com os que não têm tatuagens.

Esta “taxa de risco” tem em conta a idade, o momento da tatuagem e o tempo de acompanhamento dos indivíduos no estudo.

Segundo o professor de bioestatística na SDU, “isto sugere que, quanto maior for a tatuagem e mais longo for o tempo a que ela tiver sido feita, mais tinta se acumula nos gânglios linfáticos”.

Conforme ressalvado por Signe Bedsted Clemmensen, professora assistente de bioestatística na SDU, a extensão do impacto no sistema imunitário deve ser mais investigada para que os cientistas possam compreender melhor os mecanismos em jogo.

Entretanto, os investigadores planeiam investigar de que forma as partículas de tinta afetam a função dos gânglios linfáticos a nível molecular e se determinados tipos de linfoma estão mais ligados às tatuagens do que outros.

Para Signe Bedsted Clemmensen, “isto pode ajudar-nos a avaliar se existe um risco real para a saúde e o que podemos fazer para o reduzir”.

Autor: Ana Sofia Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gusmão
    Gusmão

    Hoje o raro é não ter tatuagens… há quem lhe chame “grafitti corporal”…

    1. Avatar de Byte Bandit
      Byte Bandit

      Pessoalmente desgosto, especialmente em mulheres.
      Eu prefiro tudo ao natural.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        +1
        Nos “homes” é-me indiferente, mas nas garotas bonitas também não gosto de ver 🙂

      2. Avatar de ahahah
        ahahah

        És cá dos meus

        1. Avatar de TogasPacho
          TogasPacho

          devem ser cá uns casanova lol

          1. Avatar de Arlindo
            Arlindo

            Agora não de certeza.
            Bem casado.

  2. Avatar de X
    X

    Cada portuga devia de fazer uma tatuagem que mantenha o significado para a vida: Forever poor!
    depois cada um personalizava com preciosismos e caveiras.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Diz-me que não és mais um emigrante frustrado com a vida…e que és só mais um português frustrado lol

      1. Avatar de X
        X

        Somos todos migrantes, no mundo mas não do mundo.

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Ufa, até estava com medo que fosse “Forever Work” não fosses ter uma depressão.

      Trabalha e esforça-te que deixas de ser pobre, e assim também invejoso.

    3. Avatar de Joe
      Joe

      Bem verdade.
      Sempre a invejar o dinheiro dos outros, mas o que querem é subsídios.

  3. Avatar de Ambush
    Ambush

    Sim e mais… as tintas que muitos utilizam seja do que for, não existe tintas vegan! Isso não existe. Ou metem mais químicos ou então esta cheia de metais pesados.

    A Maioria das tatuagens alem de provocar cancro (tem crescido imenso) e vai continuar a crescer enquanto esta geração fazer tatuagens.

    As tintas possuem diversos tipos de químicos muito agressivos para o Sistema Nervoso e Endocrino, claro que para muitos é chinês, para muitas pessoas que fazem tatuagens é chinês e nem sabem o que é e o que faz.

    Não traz consequências imediatas, assim que o sistema imune estiver enfraquecido ou debilitado, é ai que vai começar a doer e muito, acreditem ou não. O facto de não acontecer nada após a tatuagem não significa que com a idade a pesar não apareça sintomas incomuns.

    Leiam sobre Mercúrio, Aluminio, Cádmio, Arsenic, Nickel.. Fora os restantes, leiam estudos acerca destes metais pesados e como podem afetar a saúde, existe inúmeros estudos cientificos e comprovados.

    Basta ler… e mais ao fazerem tatuagens e andarem a fazer MRI, Raio X alem de já terem o risco devido a tatuagem, ainda aumentam mais o risco! E mais quem trabalha em soldaduras e outros químicos pior ainda. E sim há mascarás mas quantas vezes o filtro é trocado? Quantas mascaras é trocadas? Agora imaginem isto num cenário maior e de pessoa para pessoa, não me digam que trocam de mascaras todos os dias ou todas as semanas, em algumas empresas talvez.

    Juntando isto, eu não sou contra as tatuagens, adoro e gostava de ter, mas será que vale pagar para estragares a tua saúde num futuro próximo ou trazeres ainda mais problemas ou aumentares a probabilidade das mesmas? Não compensa, no meu ver. Quem faz, sabe e tem de saber os riscos que corre.

  4. Avatar de vanessa torres
    vanessa torres

    e os microplásticos, que já circulam na nossa corrente sanguínea, não fazem mal?

    1. Avatar de halnaweb
      halnaweb

      A juntar ás tintas tóxicas que já tens na pele, imagina o cocktail no teu organismo.

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu gosto de ver nos outros em mim nem por isso, e tenho como lema de vida “Um Ferrari não necessita de autocolantes ” 🙂 🙂 🙂 🙂

  6. Avatar de CA
    CA

    Alguns parecem bichos.

  7. Avatar de halnaweb
    halnaweb

    Sei que vão detestar a minha opinião, mas associo sempre as tatuagens ás marcas nos presos e gado.
    Depois acho que a tatuagem faz perder a nossa privacidade, veja-se a situação da polícia que nos seus inquéritos de crime tentam saber de imediato que tatuagens destacam-se no suposto criminoso.
    No entanto, já aceito bem quando usadas por certas tribos. Pois a taruagem faz parte da sua cultura e educação.