Ciência · Notícias

Blue Origin lança com sucesso a sua primeira missão tripulada desde 2022

9 Comentários

A Blue Origin completou com sucesso a sua missão NS-25, retomando os voos com tripulação pela primeira vez em quase dois anos. A missão levou seis membros da tripulação turística até aos confins do espaço, incluindo o artista e antigo capitão da Força Aérea Ed Dwight.


 

Blue Origin volta à ação!

Em 1961, Dwight foi selecionado pelo Presidente John F. Kennedy para ser o primeiro candidato negro a astronauta do país, mas nunca tinha chegado ao espaço… até ontem. Outros passageiros incluem o engenheiro de software e empresário Ken Hess; a contabilista reformada Carol Schaller; Sylvain Chiron, fundador da cervejaria Brasserie Mont Blanc; o aviador Gopi Thotakura; e o capitalista de risco Mason Angel da Industrious Ventures.

Achei que a ideia de ir para o espaço com a Blue Origin era um último capítulo fascinante. Quero muito, muito fazer isto, porque cada pessoa que vai lá acima, de repente, tem uma perspetiva totalmente diferente deste pequeno lugar aqui.

Disse Dwight, num vídeo promocional da Blue Origin.

 

Viagem correu como previsto

A Blue Origin – empresa espacial privada fundada por Jeff Bezos – fez uma pausa nos lançamentos depois de a missão NS-22 ter sofrido uma anomalia em agosto de 2022, fazendo com que se abortasse a missão após a descolagem.

A empresa trabalhou com a Administração Federal de Aviação para identificar 21 ações corretivas antes do próximo lançamento do New Shepard. O foguetão voltou a funcionar em dezembro de 2023, num lançamento não tripulado que levou 33 cargas úteis para o espaço.

Como o nome NS-25 sugere, ontem ficou marcada a 25ª missão do New Shepard, e a sétima missão com humanos a bordo. O voo de ontem levou a Blue Origin a um número total de 37 passageiros humanos transportados para o espaço.

 

Leia também:

Pentágono quer a Starship da SpaceX para missões estratégicas

 

Também pode gostar

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jota
    jota

    Mas o Jeff Bezos não foi, ele não é tolinho!

  2. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    Este tipo anda a viver estravagantemente com o dinheiro dos outros, ele proprio admite isso e não lhe dão nos U/&$ forte e feito!

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Bezos tem oscilado entre primeiro e terceiro mais rico do mundo, que história é essa de viver com o dinheiro dos outros?

      1. Avatar de Grindo Bandido
        Grindo Bandido

        Então Aves és tão bem informado ainda não sabias desta: https://www.youtube.com/watch?v=nkBGe-VYT5Y

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Jeff Bezos agradecendo aos funcionários da Amazon, numa palestra, em tom bem humorado: “Se vocês trabalharem muitas e fizerem horas extraordinárias… Posso fazer outra viagem espacial”.
          És tu @Grunho?

          1. Avatar de Gringo Bandido
            Gringo Bandido

            Lê os comentários do video e vais perceber que a amazon explora os trabalhadores com ordenados miseráveis e condições de mrda depois vem o sem noção do bezos dizer que gasta o guito em estravagancias e ainda se ri. Pagar impostos parece que tambem não é com ele. e não sou camarada Grunho.

  3. Avatar de superfan
    superfan

    A diferença entre isto e a spaceX é abismal lol . Nem velocidade horizontal leva .

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Ó engenheiro de som, se uma nave espacial não ganhar velocidade horizontal depois de subir – cai.

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Tens razão:
      – Foi lançado o foguetão (Shepard) recuperável – que voltou a pousar, verticalmente, 7 minutos depois do lançamento
      – Fora da atmosfera o foguetão soltou-se da cápsula com os turistas que pousou 11 minutos depois, com o auxílio de paraquedas.
      Não houve deslocação horizontal/velocidade horizontal.
      https://www.youtube.com/watch?v=z5B7b39Uaro