Notícias

Boccia: que desporto é este que deu o segundo ouro a Portugal nos Jogos Paralímpicos 2024?

2 Comentários

No quarto dia de Jogos Paralímpicos Paris 2024, Cristina Gonçalves conquistou a terceira medalha para a comitiva portuguesa na modalidade de boccia. Sabe em que consiste este desporto?

Boccia, Jogos Paralímpicos Tóquio 2020


Depois do ouro de Miguel Monteiro no atletismo e do bronze de Diogo Cancela na natação, Cristina Gonçalves, de 46 anos, conquistou o segundo ouro português no torneio individual de boccia BC2 dos Jogos Paralímpicos Paris 2024, ao derrotar na final a sul-coreana Soyeong Jeong.

Esta foi a sua sexta participação em Jogos, tendo conseguido a sua quarta medalha paralímpica, e a primeira em competições individuais.

A atleta portuguesa Cristina Gonçalves festeja com a sua treinadora a conquista da medalha de ouro na final de Boccia BC2 dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, 1 de Setembro de 2024. Crédito: António Pedro Santos, Lusa
A atleta portuguesa Cristina Gonçalves festeja com a sua treinadora a conquista da medalha de ouro na final de Boccia BC2 dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, 1 de setembro de 2024. Crédito: António Pedro Santos, Lusa

 

Que desporto paralímpico é boccia?

Pronuncia-se ‘Bot-cha’ e é uma modalidade de cariz universal, descendente de um jogo da antiga Grécia, que progrediu através do Império Romano, tendo vindo a dar origem a uma vasta gama de jogos, de entre os quais o bowling e a petanca.

Boccia foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, em estreita colaboração com a Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral.

O objetivo do desporto passa por colocar as bolas de cor (seis azuis contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (bola branca), que é lançada estrategicamente por um primeiro jogador, para dentro do recinto de jogo (Campo de Boccia).

A habilidade, agilidade e inteligência tornam-se fundamentais no desenvolvimento das jogadas, assistindo-se muitas vezes a um verdadeiro espetáculo de alternância da vantagem, através da aplicação de técnicas e táticas adequadas a cada circunstância.

Não há limite de idade para a prática da modalidade, é um jogo misto e pode ser jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras. Os recursos materiais, assim como as Regras de Boccia, foram adaptados, por forma a possibilitar a prática a pessoas que tenham dificuldades motoras.

Segundo a Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto, a nível nacional contamos com vários atletas de reconhecido mérito e valor internacional. Este domingo, a portuguesa Cristina Gonçalves conquistou a segunda medalha de ouro para Portugal nestes Jogos Paralímpicos Paris 2024, no torneio individual de boccia BC2.

Autor: Ana Sofia Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Infinity
    Infinity

    Parabéns aos campeões, contudo as capas de Jornal desportivos para variar so dão destaque ao que não se faz de bom neste país

    1. Avatar de Ricardo A.
      Ricardo A.

      Nada de novo.