Ciência · Notícias

China e Rússia querem construir uma central nuclear na Lua até 2028

16 Comentários

A exploração espacial prepara-se para um novo capítulo, com a China e a Rússia a delinearem planos para uma colaboração sem precedentes. As duas nações pretendem instalar um reator nuclear na superfície lunar, um passo fundamental para futuras missões de longa duração.


Yuri Borisov confirma oficialmente intenção da China e Rússia

Yuri Borisov, que atualmente dirige a agência espacial russa Roscosmos e anteriormente desempenhou funções como vice-ministro da Defesa da Rússia, confirmou em março de 2024 esta intenção conjunta. O plano assenta na vasta experiência russa no domínio da tecnologia nuclear, um legado reconhecido internacionalmente.

Por outro lado, a China, embora com uma entrada mais recente neste setor específico, demonstra possuir a capacidade científica e os recursos económicos necessários para levar a bom porto um projeto desta magnitude.

A justificação principal para esta iniciativa reside na necessidade de garantir uma fonte de energia fiável e contínua para a futura Estação Internacional de Investigação Lunar (ILRS, originalmente), que supera as limitações da energia solar durante as longas noites lunares.

O grande objetivo desta colaboração é ter a ILRS operacional até 2035. Esta estação será gerida conjuntamente pela China e pela Rússia. Contudo, a viabilidade de uma base lunar permanente depende crucialmente de uma fonte de energia robusta e constante. É precisamente este desafio que a central nuclear lunar visa solucionar.

China e Rússia

Chang’e-8: o pontapé de saída em 2028

Pei Zhaoyu, o engenheiro-chefe da missão chinesa Chang’e-8, sublinhou recentemente a importância estratégica da participação russa:

Uma questão fundamental para a ILRS é o fornecimento de energia. Neste domínio, a Rússia detém uma vantagem natural, dado que, no que concerne a instalações nucleares, especialmente o seu envio para o espaço, lidera mundialmente, superando até os EUA.

A missão Chang’e-8, cujo lançamento está previsto para 2028, será o verdadeiro ponto de partida para este programa. Esta missão terá um duplo propósito: iniciar os preparativos para a construção da base lunar, que se espera vir a ser permanentemente habitada a partir de 2030, e explorar a viabilidade da construção do reator nuclear que fornecerá a energia principal à estação.

Embora o governo chinês ainda não tenha formalizado a aprovação final do plano, as declarações de figuras como Pei Zhaoyu indicam que a colaboração sino-russa já está em curso e a avançar.

Os cientistas nucleares chineses já desenvolveram um desenho preliminar para o reator lunar. A sua conceção inspira-se tanto em projetos da NASA como no antigo reator soviético TOPAZ-II. Este novo design propõe:

  • A utilização de barras de combustível de dióxido de urânio em formato anelar.
  • Contará com um sistema de refrigeração duplo que empregará metal líquido (uma liga de sódio e potássio, NaK-78), projetado para manter o núcleo do reator abaixo dos 600 °C.
  • E incluirá um moderador de neutrões de hidreto de ítrio, que, segundo os técnicos chineses, oferece maior eficiência comparativamente aos moderadores convencionais de hidreto de zircónio.

Entretanto, os Estados Unidos prosseguem com os seus próprios planos de regresso à Lua através do programa Artemis, gerido pela NASA. Além disso, estão também a desenvolver o seu próprio reator nuclear lunar, denominado Fission Surface Power, projetado para fornecer cerca de 40 kW de potência elétrica.

 

Leia também:

Este carro elétrico custa 281 milhões e está abandonado “a céu aberto”

Também pode gostar

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de X
    X

    Não quero olhar para a lua e pensar que a estão a conspurcar, todos os lideres religiosos deviam de proteger a lua alegando significado espiritual no minimo. Cambada de javardos estes políticos gananciosos.

    1. Avatar de cendosura
      cendosura

      Caramba, nunca pensei ler isso vindo de si! Olhe que os seus queridos camaradas ainda o excomungam.

      1. Avatar de X
        X

        Sou contra a ganancia e destruição da natureza, qualquer pessoa inteligente e de bem não está longe deste pensamento e não pertenço a rebanho nenhum.

        1. Avatar de cendosura
          cendosura

          O rebanho a que o sr. X pertence pode ser cada vez mais pequeno mas ainda é um rebanho.

          1. Avatar de X
            X

            Não é cada vez mais pequeno porque isto ainda está bem no inicio, a mudança é urgente, o capitalismo falhou a seguir só vem ditadura e genocídio, à que travar a besta antes que seja tarde demais.
            Não se verguem à economia que voz escraviza, isto não é o ultimo estado da Humanidade.

        2. Avatar de Vitor M
          Vitor M

          Esse é o nosso problema,
          Levamos pancada da esquerda e da extrema direita..

          Olha ainda agora ha uns dias foram mortos uma série de Portugueses, no conflito armado.. estavam a tentar matar os Russos.
          Não foram os Russso que vieram a Portugal, matar os Portugueses, não, não, os Portugueses é que foram para lá..
          No entanto Olivença é ocupada por Espanha, mas ninguém defende o território Português..
          Mandam Biliões para a Europa Central, dizem eles, e o povo aqui a passar fome, e completamente desprotegidos, mas ajudam os Emigrantes Ilegais financeiramente!!

          Mas afinal Portugal não tinha meios??
          Vão dizer isso aos Portugueses mortos, em entre-ambos-os-rios, ou nos incêndios..não era isso que o metralha andava lá a dizer a todos, em modo teatral, a fingir que chorava, que “Portugal não tinha meios” para proteger o País dos incêndios??
          Um PR banana incompetente desses, nem sequer tem a necessária competencia para se demitir..

          Não tinha meios e enviou os que tinhamos para a Ucrânia???
          Cambada de corruptos incompetentes, traidores á patria.

  2. Avatar de frogisdead
    frogisdead

    errrr…errr…not a good idea LOL

    Estamos todos condenados lol

  3. Avatar de Papi
    Papi

    A lua ao contrário da Terra não tem nenhuma camada natural protetora em volta desta. Pois eu não acredito muito nestas informações, devido ao não conseguirem proteger a central de elementos naturais que a lua está sempre a ser sujeita pela falta de atmosfera. A explosão em termos de radiação não sei bem, como não tem atmosfera deve dissipar pelo espaço, mas ia lixar os nossos satélites de certeza. A não que algum “chefe” diga/mande que quer feito só porque sim, duvido que os engenheiros deles apoiem esse projeto.

  4. Avatar de LM
    LM

    Se foi o Trump a dizer mais uma mentira, estou mais descansado! Se não foi, aconselho os poetas que fazem versos à luz da Lua a apressarem-se nos poemas.

  5. Avatar de RaphaelSP
    RaphaelSP

    Ya ya nunca fomos a lua pa não inventem

    1. Avatar de frogisdead
      frogisdead

      MAI NADA!!! A terra é plana e o sol é que anda à volta dela. assobia 😉

      1. Avatar de cendosura
        cendosura

        A Terra não é nada plana, é em forma de cone. Os governantes estão lá em cima no topo, na pontinha do cone, e o povo está cá em baixo com uma grande dor de pescoço a olhar lá para cima.
        E o Sol também não anda à volta de nada. É empurrado todos os dias por duendes travessos que se divertem a esconder-nos a luz.

        1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
          BurroFuiEuQueEstudei

          Sempre a inventar…. a terra é em forma de pirâmide….. porque é que há tantas pirâmides no planeta? Duuuuuuuhhhhh

  6. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Há muitos anos que defendo a industrialização da lua para, logicamente que é preciso começar por uma fonte de energia.
    Inteligente da parte deles

  7. Avatar de abdu
    abdu

    Espaço 1999

  8. Avatar de Aziado
    Aziado

    Qualquer asteróide, ou cometa, por mais pequeno que seja, mais tarde, ou mais cedo, vai acertar na central. Ai depois eu quero ver quem é que lá vai salvar, a central.
    Já não basta a m*** que fazer na terra e à volta da terra e ainda querem ir para a lua fazer o mesmo. Cabada de acéfalos irresponsáveis.