Notícias

Drama entre Elon Musk, a NASA e a Estação Espacial Internacional pode chegar hoje ao fim

37 Comentários

Sunita Williams e Barry Wilmore chegaram à Estação Espacial Internacional (EEI) em junho do ano passado, numa missão que deveria durar apenas alguns dias. No entanto, uma série de fugas de hélio na sua nave levou a que esta regressasse à Terra vazia por falta de segurança. Hoje, se tudo correr como planeado, a SpaceX de Musk poderá trazê-los de volta a casa.


Musk e Trump acusam Joe Biden de querer manter os astronautas na EEI

A discussão do regresso destes astronautas dá-se desde que estes ficaram “presos” na EEI, mas nunca se chegou a uma conclusão. Esta noite, finalmente, será lançada a cápsula da SpaceX que os trará de volta a casa. Contudo, ainda não se pode celebrar, pois este lançamento já foi adiado anteriormente.

Inicialmente previsto para 12 de março, o lançamento foi adiado devido a um problema técnico que manteve o foguetão Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon em solo. A nova tentativa ocorrerá hoje, às 23:26 (GMT – Greenwich Mean Time – hora de lisboa).

Williams e Wilmore, apesar da inesperada estadia prolongada, têm garantido em entrevistas que estão bem e que até aproveitaram a experiência.

No entanto, o caso tornou-se tema de discórdia política nos EUA, com Elon Musk e Donald Trump a acusarem a administração de Joe Biden de os ter mantido na estação por razões políticas.

Elon Musk e Donald trump

Mas como é que a situação chegou a este ponto?

Apesar de se ter começado a referir que os astronautas estavam “presos” na estação, eles sempre garantiram que não se sentiam assim. Ainda assim, a NASA elaborou um plano de resgate.

O regresso de Williams e Wilmore era esperado para breve, mas a cápsula Crew Dragon necessitava de melhorias antes do lançamento. Assim, os meses passaram e os astronautas continuaram a trabalhar na EEI.

Agora, a Crew Dragon da SpaceX está finalmente pronta para o lançamento. Transportará quatro novos tripulantes para a EEI: Nichole Ayers e Anne McClain, da NASA, Takuya Onishi, da AXA, e Kirill Peskov, da Roscosmos. Estes passarão algum tempo a treinar com a atual tripulação antes de assumirem funções a tempo inteiro.

Caso o lançamento desta noite ocorra sem problemas, o regresso da Crew 9, com Williams, Wilmore, Nick Hage e Aleksander Gorbunov a bordo, está agendado para 17 de março.

Kirill Peskov, da Roscosmos, Takuya Onishi, da AXA, e Anne McClain e Nichole Ayers, da NASA

A disputa política

O papel de Elon Musk neste resgate é fundamental, já que a cápsula Crew Dragon pertence à SpaceX. No entanto, a sua relação com a NASA tem sido tensa, especialmente sob a administração Biden.

Musk alega que, após a Boeing Starliner ter regressado vazia, se ofereceu de imediato para resgatar os astronautas, mas que a NASA recusou. Na altura, Joe Biden ainda era presidente e as eleições aproximavam-se, tornando a política espacial um campo minado. Musk, um apoiante declarado de Donald Trump, atualmente atua como seu conselheiro, e sugere que a administração Biden rejeitou a sua ajuda por questões políticas.

Trump recentemente dirigiu-se diretamente a Williams e Wilmore numa declaração:

Amamos-vos e vamos buscar-vos. Nunca deveriam ter ficado tanto tempo lá em cima.

No entanto, Musk não apresentou provas da sua suposta oferta de resgate. Williams e Wilmore, por sua vez, negam sentir-se “abandonados” e afirmam que nunca foram informados de qualquer proposta de Musk.

Entretanto, o clima de tensão continua a aumentar. Elon Musk tem feito declarações ofensivas sobre astronautas da Agência Espacial Europeia, enquanto vários astronautas da NASA criticam a sua postura.

 

Leia também:

Os astronautas têm acesso à Internet no espaço?

Também pode gostar

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Drama? O drama só se for entre a boeing e a NASA porque foi a boeing que os deixou lá presos quase há 1 ano e agora a spacex tem de os ir buscar

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Isso não cria engagement… E têm cuidado senão também ficas na blacklist do pplware e começas a ficar com os comentários “no spam”.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Yap

      2. Avatar de Trolha Men
        Trolha Men

        Claro, aqui o pessoal é todo muito rigoroso e exemplar como os da loja chinesa Glamour Store.

      3. Avatar de PTO
        PTO

        Verdade, verdadinha.
        É o que acontece com muitos dos meus posts, até aqueles que faço a chamar a atenção para algum erro num artigo. O erro é corrigido mas o meu post não só não aparece como nem sequer agradecem.

      4. Avatar de Vítor M.

        Atenta que os teus, por norma, têm um IP suspeito, por isso ficam presos no Anti- SPAM. 😉 lugares estranhos?

    2. Avatar de João
      João

      Calma, não estragues a narrativa.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A NASA deu valor a 39 acidentes graves, em 812763378434309893 testes.
      A própria equipa, que eram 53 pessoas, antes do Trump ganhar, já só sobravam 11. É que vinham 6 caracóis, vivos, a bordo. Chegaram vivos e sem qualquer problema, foram recolhidos e transportados, para os laboratórios.
      A SpaceX pediu 4000 milhões de dólares, para voar uma cápsula, extra, fora do contrato, de 10 voos. Foi isto que o Biden, não aceitou. É que, também foi pedido, 500 lugares, para, a SpaceX levar 500 pessoas, a passar 14 dias, a bordo da ISS, em grupos de 3 a 4. A NASA não quis ser babysitter.
      Já agora, a mesma equipa, usou o mesmo tipo de testes, e a Dragon falhou 48%, mais vezes, que a Starliner.

  2. Avatar de Max
    Max

    A cronologia da coisa:
    – A missão de teste da Boeing – Boeing Crew Flight Test, para a ISS, foi lançada em 5 junho de 2025, com os astronautas Sunita Williams e Barry Wilmore. Era para regressarem 9 dias depois, mas devido a problemas de fugas na viagem de ida, a nave voltou sozinha, por decisão da NASA.
    – A 29 de setembro de 2024, acoplou à ISS a Crew-9, com dois astronautas a bordo, Nick Hague (NASA) e Aleksandr Gorbounov (Roscosmos, Rússia). A intenção de enviar dois astronautas era para que no regresso trouxesse Sunita Williams e Barry Wilmore. Devido a problemas, a NASA decidiu que os quatro voltariam na nave da missão seguinte, Crew-10
    – E é isto que se espera, a Crew-10 levará 4 astronautas para a ISS e traz os outros 4.
    Quanto às trumpices e muskices, são tantas, umas atrás das outras, que já ninguém liga. Só poderiam ter vindo mais cedo se, depois dos problemas na nave da Boeing, a Crew-9 os pudesse ter trazido, o que não aconteceu.

    1. Avatar de luis
      luis

      Não entendo. A Crew-9 que está na ISS fica lá e os tripulantes dela vêm na crew-10 que vai ser lançada e os tripulantes da crew-10 virão na crew-9 ?

      1. Avatar de Max
        Max

        Fiz confusão com as “crew”. Atualmente estão acopladas à ISS as naves da Crew-9 (que levou 2 astronautas) e da Crew-10 (que levou 4 e que vão lá ficar 6 meses).
        Sunita Williams e Barry Wilmore (da nave da Boeing que regressou vazia), Nick Hague e Aleksandr Gorbounov (da Crew-9) regressam, no dia 16, na nave da Crew-9. Os astronautas da Crew-10 regressam na nave que os levou.

        1. Avatar de luis
          luis

          Com o El Musquito a mandar já estou por tudo…

        2. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          A Crew10 só atraca ás 3 da manhã, de dia 16 de Março de 2025… ainda não está lá. O resto está correcto.
          Devido ao mau tempo, a NASA quer que a Dragon Crew-9 aterre no Atlântico, em vez de no Pacífico, como estava planeado. Pode atrasar, até dia 21, a aterragem. A SpaceX tem o navio, do Atlântico, avariado.

  3. Avatar de MLopes
    MLopes

    “No entanto, Musk não apresentou provas da sua suposta oferta de resgate.” este é o mesmo idiota que queria resgatar as criança da gruta da tailândia recorrendo a uma cápsula! 😀 😀 😀 e depois fez uma birra…

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Nunca vi ninguém a ser criticado por tentar ajudar… Hoje em dia é se preso por ter cão e por não ter.

      1. Avatar de PoPeYe
        PoPeYe

        No caso da gruta, a solução aprensentada pelo musk era anedotica… Teriam que destruir a gruta para os retirar de la, visto que existem zonas que mal passava um corpo.

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        quando não percebes absolutamente nada de uma área altamente específica mas não te ofereces para ajudar quem percebe mas sim para substituir essas pessoas e aplicar as tuas soluções estapafurdias fica claro que não estás a tentar a ajudar mas sim a tentares alimentar o teu ego e a fazeres um stunt publicitário.
        aliás, o que digo ficou óbvio na birra posterior…

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          Era melhor ter ignorado a tragédia?

          1. Avatar de Asiim
            Asiim

            O que era melhor era que ele soubesse ser capaz de respeitar os outros e ser capaz de admitir a si próprio que nem tudo o que sai da cabeça dele tem cabimento…
            O comportamento dele à volta daquela situação foi verdadeiramente asqueroso…

          2. Avatar de MLopes
            MLopes

            sim e não.
            do ponto de vista de doar meios para que fosse mais fácil e rápido os especialistas fazerem o que melhor sabem fazer, não não deveria ter ignorado a situação.
            do ponto de vista de se intrometer e querer forçar soluções impraticáveis, sim deveria ignorar a situação e mais valia ter estado calado do que ter criado ruído que só perturbou os esforços de salvamento.
            se fizesses mergulho em gruta e/ou mergulho de exploração em grutas perceberias

      3. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        O Musk ofereceu-se para lançar, a Endurance (1 das 4 Dragon), sem passageiros. Só que havia 2 problemas: Queria 4000 milhões, de dólares, pela missão, além de ser preciso coser um novo fato, para a Suny. É que a SpaceX só faz fatos personalizados, por 740 milhões de dólares, cada. Sem a astronauta, foi preciso usar uma mulher semelhante e dar 3% de margens.
        O fato ficou pronto, em Outubro. Chegou, à ISS, em Janeiro, na cargo Dragon.
        Este regresso está atrasado, pois, a SpaceX, queria usar a nova Rotation (a 5 cápsula), que terá 6 bancos, só que, o sistema electrónico e as baterias, continuam a falhar, estrondosamente. Não conseguem voar, 72 horas, e o carregamento, por painéis solares, demora 5 semanas. a chegar aos 100%. No modelo actual, a Dragon consegue carregar, as baterias, em 2 dias e, sem carga, suportam 80 horas, de voo, autónomo. A SpaceX anunciou, que a Rotation estaria pronta, em Outubro, de 2024. Agora, já se fala que, só em Julho, de 2026, na melhor das hipóteses, estará pronta e até será provável, que a 6 fique disponível, ainda este ano, pois é de 4 lugares e estará a ser acelerada, a sua construção. Podendo mesmo, a Rotation, ser adaptada, para ser a nave que vai, destruir, a ISS.

  4. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    O Musk é um castiço, se as instituições gastam dinheiro desnecessariamente diz logo que são ineficientes e estão a desperdiçar dinheiro, a NASA evitou enviar outra cápsula para lá para os trazer, deixou-os a trabalhar até a próxima crew rotation e ele vem dizer que foram abandonados…LEGALIZE COMEDY!

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      E foram, a NASA deixou os estar sem razão era para estarem dias estiveram quase 1 ano a trabalhar ? a missão deles não era nenhuma se fizeram alguma coisa foi varrer o chão, não foi enviado nenhum material para eles estudarem 0 não tinham nada para fazer ainda se tivessem eram como o outro

      1. Avatar de luis
        luis

        E não é fácil varrer o chão na ISS… É tudo à volta …

      2. Avatar de PJA
        PJA

        Se quiser ler para se informar deixo o link: https://www.cnet.com/science/heres-the-new-possible-date-nasa-stranded-astronauts-could-leave-iss/, num dos parágrafos leia o que fizeram com o tempo, coisa pouca ao alcance de qualquer um.
        Faltar ao respeito às pessoas, não lhe fica bem. Suni Williams é uma veterana com 3 missões, Butch Wilmore é piloto da força aérea e piloto de testes com 2 missões. 

      3. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Eles fizeram o mesmo trabalho, como se fossem 2 tripulantes, a bordo. Os astronautas, são treinados, em 11000 milhões de áreas. Ou acha que enviaram 5000 clones, para terem feito 2 EVA, para trocar baterias, despacharem 2 tanques, de amónia e, trocarem, 6km de cabos, porque aqueles 2 não sabiam fazer nada?

  5. Avatar de Semcem
    Semcem

    Amanhã: Rússia envia missão Soyus para trazer astronautas da EEI

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Pensaram nisso. Só que, a Rússia não tem, capacidade, de produzir, mais Soyuz, do que 3, anuais. Com os embargos, só tem 2 disponíveis, até ao fim, de 2025. Já para terem, as 2 Progress e o Energia, disponível, estão curtos, de tempo e dinheiro. Se a Dragon falhasse, seria, o mais provável, pois, a Soyuz, pode retirar, o racket (a unidade de carga, atrás dos bancos, da tripulação, permitindo mais 2 passageiros, virem, lá encostados. É um dos planos, de emergência, que foi delineado, pela Roscomos, e NASA, caso algo, grave aconteça. A Soyuz, tem capacidade, de sistema, de suporte de vida, para trazer 6 passageiros, por 12 horas, de voo. A Dragon, só pode trazer 4, até 14 horas de voo. É a razão, para só saírem, da ISS, já com 5 locais, de aterragem, cobertos por navios, que os recolham.
      Se a Crew-9 aterrar, no Atlântico, na manhã do dia 17 (tarde, em Lisboa), um navio, cargueiro, da marinha americana, estará 120 milhas, a oeste do Corvo, caso a nave falhe, a reentrada, no local previsto, para o Golfo do México. Assim como 4 helicópteros e 55 membros, de forças especiais, estarão, nas Lajes, prontos a descolar, em 5 minutos, caso surja o aviso que a Dragon falhou o local de reentrada e vai cair na área deles.
      Já com os shuttles era assim. Apesar do Abort Site 2, ser em Espanha, a pista, das Lajes, era o Emergency landing, tanto na descolagem, como se surgisse, algum problema, durante a reentrada, que obrigasse a precisarem, de mais 5000 milhas, para perderem velocidade.

  6. Avatar de luis
    luis

    Drama foi o El Musquito querer sacar 100 Milhões à NASA e ainda fazer um “brilharete” de salvar os dois náufragos… Ao mesmo tempo quer poupar todo o dinheiro gasto na administração pública e já agora, foi anunciado cortes de 50% no orçamento da NASA (não quiseram queimar 100 M$) azar…

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Então o serviço que a empresa dele não é pago? A Boeing se funcionasse também não seria?

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Não eram 100 milhões… eram 4000 milhões!!!
      No COTS actual, a SpaceX recebem 484 milhões, de dólares, por cada missão, humana. Nas de carga é que são 152 milhões. No próximo contrato, de carga, à boleia do Antares estar, de baixa, já se falam em 500 – 800 milhões, por cada carga.

  7. Avatar de PJA
    PJA

    O que interessa é a segurança dos astronautas, não é a politiquice barata.

  8. Avatar de PTO
    PTO

    O Elon Musk sempre foi um perfeito imbecil e um ser humano reles, a única diferença é que agora todos começam a perceber isso pelo mundo fora.

  9. Avatar de luis
    luis

    Ouvi agora o Pivot da SIC noticias de forma imbecil “informar” muitas aspas que a missão crew-10 vai ser lançada dentro de 2 horas para ir buscar os dois astronautas americanos presos à meses na ISS. FALSO eles vêm na crew-9 que vai descer depois da crew-10 chegar à estação. Mas é tudo estúpido na SIC ?!?! Raio de tempo em que vivemos. E a discordância do Muisquito e do Trampa com a administração Biden que não pagou 100 milhões ? Se tivesse pago era despesista.

    1. Avatar de Max
      Max

      Não é só a SIC, a confusão é generalizada. Falou-se dos dois astronautas que lá ficaram quando a nave da Boeing se veio embora sem eles. E agora fala-se da Crew-10. Da Crew-9, que, em setembro de 2024, levou 2 astronautas para regressar com 4, não se fala. O facto de os dois astronautas se virem embora a seguir à chegada da nave da Crew-10 ajudou a criar a confusão.
      Vê por exemplo esta noticia da Reuters de hoje: “A NASA e a SpaceX esperam na sexta-feira lançar um foguetão tripulado há muito esperado que lhes permitirá trazer para casa os astronautas americanos Butch Wilmore e Suni Williams, presos na Estação Espacial Internacional durante nove meses.”
      https://www.reuters.com/technology/space/nasa-spacex-try-again-launch-rocket-set-bring-back-stuck-astronauts-2025-03-14/

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      100%, dos jornalistas, traduziram os artigos, do chatgpt, que uns milhões, de influencers, publicaram em 4 sites americanos.
      Em todos diziam que era “rescue mission”. Com o pequeno pormenor, que no 73 parágrafo, havia a referência que a Dragon, que vai acoplar, esta madrugada, à ISS, é a Crew-10, não sendo a Dragon, que irá trazer, de volta, a tripulação, da Starliner, e a Crew-9.
      Assim 600000 milhões, de pessoas, online, assumiram que esta Dragon (que descolou 7 semanas depois, do previsto, devido à SpaceX, não ter conseguido, resolver, problemas, graves, na nova cápsula) é que vai trazer, a tripulação, de volta. O Trump ajudou, com aquelas piadas, parvas, nada mais simples que seguir, a publicidade.