Notícias

Drones ajudam no combate à poluição da China

6 Comentários

Em muitas cidades chinesas o ar é irrespirável e o crescimento económico ao longo dos últimos 20 anos foi o grande causador dos altíssimos níveis de poluição no país.

Pequim parece que finalmente começou a perceber o real problema que tentou ignorar durante todos estes anos e as medidas de combate à poluição começam a surgir. Numa dessas medidas está incluída a utilização de drones para detectar fábricas que não cumpram com as regras ambientais impostas, que sobrevoam várias regiões industriais e gravam toda a sua actividade ilegal nocturna através de câmaras com infravermelhos.

china

Durante anos a China recusou tomar qualquer medida ambiental no quadro dos compromissos internacionais sob o argumento de que havia chegado a sua vez de crescer económica e industrialmente. Mas agora, que os níveis de poluição chegaram a um ponto humanamente insustentável com cidades onde já é quase impossível respirar e as populações começam a revoltar-se.

Felizmente que as autoridades chinesas decidiram tomar medidas e a Lei de Protecção do Ambiente do país já contempla medidas que visam proteger a vida e a saúde da população e contribuir para os esforços globais de combate às alterações climatéricas.

Equipados com câmaras de infravermelho, os drones passam a assumir um papel importante no combate aos poluidores ilegais, já que permitem uma monitorização por parte das autoridades das fábricas que trabalham durante a noite, podendo ser rapidamente ser accionadas equipas de inspecção.

Até agora já estão a operar 11 drones nas províncias mais poluídas da China, que cobriram uma área de mais de 1000 quilómetros quadrados em 20 horas que resultaram na inspecção de 254 fábricas.

Destas inspecções efectuadas, foram identificadas 64 fábricas a cometer ilegalidades, desde emissão de gases poluentes com concentrações acima do permitido ou não regulamentadas, à falta de instalações de tratamento de água residuais. Estas empresas passam agora a estar sob investigação e as autoridades prometem tornar os seus resultados públicos.

Através desta actuação e da ajuda desta nova tecnologia, as autoridades ambientais estimam que até 2030 a poluição do ar no país atinja níveis seguros.

Via: Time

Autor: Maria Inês Coelho
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João

    Ridúculo, absurdo e espera-se que proíba a venda e proliferação destas porcarias.

    1. Avatar de LAMV
      LAMV

      É ridiculo e absurdo que estas mesmas porcarias te ajudem a viveres mais tempo? trata-te jovem! comentário mais ridiculo e absurdo não poderia haver!

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ó João estavas a dormir certamente quando escreveste o teu comentário. É que não se percebe nada do que dizes. Algumas palavras são portuguesas, mas a frase não se percebe…

  2. Avatar de NaoBrincam
    NaoBrincam

    Realmente as autoridades Chinesas foram “espertas”, agora é a nossa vez de crescer à doida e sem cuidado com a saúde das populações… ups, a nossa população está quase a querer matar-nos tal é o nível de poluição, vamos meter uns drones no ar e resolver a situação. Mesmo à chinesa. Mas pelo menos ainda tentam mesmo… ou isso ou a população ainda lhes fazia a folha…

  3. Avatar de João Serra
    João Serra

    só 64? as outras devem ter subornado.