Notícias

EUVD: a base de dados europeia sobre vulnerabilidades

0 Comentários

A Comissão Europeia lançou uma Base de Dados Europeia de Vulnerabilidades (EUVD) através da Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA). Conheça a EUVD.


EUVD ajudará no âmbito da NIS2 e implementação do Regulamento da Ciber-Resiliência

A EUVD tem como objetivo reforçar a segurança digital na Europa. Permitirá apoiar as entidades no cumprimento dos requisitos relativos à gestão da cadeia de abastecimento e à gestão de vulnerabilidades, no âmbito da Diretiva SRI 2 (NIS 2), que visa melhorar a cibersegurança em setores críticos como a energia, os transportes e a saúde.

A EUVD servirá também de suporte à implementação do Regulamento da Ciber-Resiliência, garantindo que os produtos com elementos digitais — como software e dispositivos inteligentes — estão protegidos contra ciberameaças.

Esta base de dados recolhe informações sobre vulnerabilidades provenientes de fontes fiáveis, reforçando o conhecimento da situação e protegendo a infraestrutura digital de potenciais ameaças.

Oferece ferramentas vitais para as partes interessadas dos setores público e privado, incluindo as autoridades nacionais e os investigadores, navegarem em segurança no espaço digital. Esta ferramenta apoia o compromisso da UE de reforçar a soberania tecnológica, disponibilizando recursos fiáveis para gerir e atenuar os riscos de cibersegurança em todos os produtos e serviços das tecnologias da informação e comunicação.

Uma vulnerabilidade é uma falha ou fraqueza numa máquina, rede ou software que pode ser explorada por atacantes para obter acesso não autorizado, causar danos ou roubar informações.

Base de Dados Europeia de Vulnerabilidades (EUVD)

Leia também…

CVEdetails.com: a base de dados pública de vulnerabilidades

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *