Notícias

Guerra: Ucranianos apreendem SNAR-10M1 que deteta tanques

16 Comentários

Apesar de todo o poderio das tropas russas, a verdade é que os soldados da Ucrânia têm mostrado enorme resistência e até conseguido ser mais eficientes em muitos aspetos desta guerra.

De acordo com informações recentes, os comandos ucranianos apreenderam um radar móvel russo que consegue detetar tanques até 40 quilómetros.

Guerra: Ucranianos apreendem SNAR-10M1 que deteta tanques


SNAR-10M1, o radar móvel russo que deteta tanques até 40 quilómetros.

Segundo avançam os meios de comunicação internacionais, ao todo já foram apreendidos cerca de 1000 veículos russos por parte das tropas ucranianas. Desta vez as tropas ucranianas conseguiram apreender o SNAR-10M1, um radar móvel russo que deteta tanques até 40 quilómetros.

Guerra: Ucranianos apreendem SNAR-10M1 que deteta tanques

O SNAR-10M1 foi projetado para localização de ameaças em movimento (foguetes, artilharia e unidades mecanizadas), alvos terrestres móveis únicos (tanques, carros, veículo blindado, grupo de pessoas, pessoa individual), alvos de superfície do mar (lanchas, navios, embarcações de desembarque de assalto, etc.) e alvos que voem baixo (helicópteros, aviões desportivos, drones).

O SNAR-10M1 possui ainda um sistema de navegação autónomo com mapas do terreno. Possui ainda um outro sistema de navegação por satélite alternativo ao GPS, criado pela União Soviética.

Além do veículo radar, foram ainda apreendidos outros veículos, um tanque MT-LB e dois veículos blindados BTR. Retirados da lama com a ajuda de tratores, os quatro veículos foram integrados no exército ucraniano.

Também pode gostar

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Aí vem o PCP criticar os belicistas

    1. Avatar de miguel silva
      miguel silva

      pois

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Algumas patentes andam preocupados com o chega (não faço parte),mas não se preocupam com o PCP grande aliado do padrinho russo…

    2. Avatar de Patati
      Patati

      O PCP não quer que Ucrânia, apoiada pela NATO, derrote Putin. Não gostam de Putin, mas, por razões geopolíticas (a teoria marxista da luta de classes nem é referida), veem a Rússia como barreira à expansão do imperialismo americano/NATO. Por isso querem que a guerra termine.

      O pessoal de extrema direita quer que o seu admirado Putin derrote a Ucrânia. Por isso nada de sanções, a pretexto de terem provocado o aumento dos preços da energia e dos combustíveis e dos preços em geral (não referem que praticamente não subiram desde 24 de fevereiro). “Não vale a pena resistir, Putin está muito à frente, já pensou em tudo!”. Em tudo não, por exemplo, os ucranianos afundaram-lhe o navio almirante e agora não pode reforçar a frota do Mar Negro, porque a Turquia não deixa passar navios de guerra.

      Os ucranianos dizem que a solução é: “Ou Putin morre (dizem que tem cancro terminal e como todos os imperadores russos que ficaram para história foram grandes invasores, quis fazer a dele antes de morrer) ou o matam (o que é pouco provável) , ou nós matamos os soldados dele”.

      1. Avatar de José
        José

        Que grande “romance”! Deixe lá o “putin” não lhe irá responder, está em retiro devido à perda do seu amado “Moscovo”. Está de tal forma que nem quis ouvir falar da tripulação! O curioso disto tudo, é que as duas extremas demonstram sem qualquer vergonha e sob qualquer pretexto que amam os ditadores, o obscurantismo e a tirania! Sempre o disse: são as duas faces da mesma moeda! Temos que os ver ao longe, muito longo, se possivel na galáxia mais próxima! A bem da Humanidade.

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Segundo informações recentes, a guerra vai terminar em breve, pois o Biden já enviou um “alto representante “ da casa branca…
    Este como é alto, vai tirar os últimos figos da figueira e a guerra acaba…

  3. Avatar de Profeta
    Profeta

    O argumento mais credivel seria eles os EUA terem um documento oficial que decretaria o fim da guerra, sob pena de as sancoes continuarem se assim nao o fizessem. Entretanto as negociacoes continuam, e os mortos tambem. Esta guerra e uma piada de muito mau gosto.

  4. Avatar de miguel silva
    miguel silva

    fico atónito com gente que ainda defende os criminosos dos russos…

    1. Avatar de Zé

      acho que esqueceste de acrescentar o resto da LISTA de criminosos … !

      Nada de palas sff

    2. Avatar de José
      José

      Sabia que essa gente das extremas é assim! Numa festa de piratas são sempre os únicos que usam duas palas!

  5. Avatar de jon@s
    jon@s

    Os Russos confirmam uma vez mais aquilo que militarmente se sabe. Tiras as armas nucleares e o exército no geral é tecnologicamente fraco mal preparado e o no geral mediano. São mauzões em África e não em todos os países. Em 75-80 em Angola e não fora os Cubanos a segurarem as frentes, teriam tido uma pesada derrota e sei do que falo! Mesmo os Cubanos quando levaram com os Sul africanos só ganharam a batalha do Kuuito Kanavale, porque o General Sul Africano facilitou com a sua arrogância que chegaria a Luanda em alguns dias e depois esticaram-se ao comprido.

    1. Avatar de Memória
      Memória

      “… 75-80 em Angola …”

      Eu não sabia que o exército russo nesses anos estava em Angola, mas como sabes do que falas pode ser que seja verdade…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Quem se esticou ao comprido foram os EUA que não apoiaram politicamente os sul-africanos para estes tomarem Luanda, por isso retiraram e foram-se embora.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Algumas patentes andam preocupados com o chega (não faço parte),mas não se preocupam com o PCP grande aliado do padrinho russo…

  7. Avatar de Ricardo Martínez
    Ricardo Martínez

    Quanto ao PCP, é talvez o partido mais coerente, não só em Portugal como até na Europa…
    Nos nosso dias não ataca a Rússia, como nunca atacou as invasões da União Soviética aos próprios países parceiros…
    Na mesma lógica, também não ataca Putin como Presidente da Rússia, país de oligarcas, como nunca o atacou quando era do KGB, na época da União Soviética.
    Isto é que é um exemplo de coerência!