Notícias

Higroeletricidade: Em Portugal está-se a produzir eletricidade a partir do ar

3 Comentários

Há investigadores da Universidade Nova que estão a produzir eletricidade a partir do ar. Andriy Lyubchyk e a mãe, Svitlana Lyubchik, trabalham para produzir eletricidade “limpa”, que recorra a uma técnica que envolve a recolha das pequenas cargas de eletricidade estática contidas nas moléculas de água gasosa, que são omnipresentes na atmosfera.

O processo é conhecido como eletricidade de higroeletricidade ou de humidade.

Em Portugal está-se a produzir eletricidade a partir do ar


higroeletricidade: eletricidade estática que se forma em gotículas de água

A higroeletricidade é um tipo de eletricidade estática que se forma em gotículas de água e pode ser transferida para pequenas partículas de poeira

Segundo revela o JN, este projeto é financiado pelo programa Pathfinder do Conselho Europeu da Inovação, o CATCHER reúne oito parceiros de seis países da Europa para explorar essa possibilidade. Embora a ideia geral possa ser a mesma, a tecnologia específica utilizada por CATCHER é muito diferente da do inventor sérvio-americano Nikola Tesla.

O projeto utiliza células tipo painel feitas de óxido de zircónio – um material cristalino duro – para capturar energia da humidade atmosférica. O óxido de zircónio é um material cerâmico amplamente utilizado para coisas tais como implantes dentários, materiais avançados semelhantes ao vidro, eletrónica e revestimentos para varetas de combustível nuclear. Ao explorar as propriedades dos nanomateriais feitos de óxido de zircónio há sete anos, os investigadores começaram a ver indícios de higroeletricidade.

Em Portugal está-se a produzir eletricidade a partir do ar

Os investigadores estão agora no ponto em que uma placa de 8 por 5 centímetros do seu material pode gerar cerca de 0,9 volts num laboratório com uma humidade de cerca de 50%. Isto é comparável à saída de energia de meia pilha AA.

A trabalhar para tornar o seu material de higroeletricidade mais eficiente, a equipa espera que, uma vez aperfeiçoadas, as células possam colher a mesma quantidade de eletricidade que as células fotovoltaicas de tamanho semelhante.

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Anjos
    Nuno Anjos

    OK deram os volts e a Amperagem, várias coisas destas dão para carregar um automóvel?
    Se fizer telhas disso posso por no telhado?

  2. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    Excelentes notícias. Espero que sejam bem sucedidos.

  3. Avatar de André
    André

    São estas coisas que vão salva o clima, não os governos com as suas restrições e leis ineficientes.