Ciência · Notícias

NASA perderá mais de 2000 funcionários seniores devido aos cortes propostos por Trump

9 Comentários

A NASA, agência espacial norte-americana, prepara-se para uma enorme “fuga de cérebros”: prevê-se a saída de pelo menos 2145 funcionários seniores. Esta perda massiva de talento é uma consequência direta dos cortes orçamentais propostos pela administração Trump.


Uma perda de talento insubstituível na NASA

Conforme avança o Politico, a situação ocorre num momento crítico para a agência, que se prepara para enviar uma nova tripulação à Lua em 2026, no âmbito do programa Artemis. A saída destes especialistas poderá comprometer severamente não só futuras missões, mas também projetos de investigação importantes.

Do universo de mais de dois mil funcionários que preparam a sua saída, a esmagadora maioria ocupa cargos de elevada responsabilidade, que exigem competências altamente especializadas ou vasta experiência em gestão. De acordo com a fonte:

1.818 dos funcionários que partem desempenham funções em áreas de missão, como ciência ou voos espaciais tripulados, enquanto os restantes ocupam cargos de apoio à missão, como tecnologias da informação, gestão de instalações ou finanças.

Esta redução de pessoal afeta de forma transversal os vários centros regionais da organização. Destacam-se o Kennedy Space Center, com 311 saídas, e o Johnson Space Center, com 366. Ambos os centros desempenham funções vitais para as operações da NASA.

O Kennedy Space Center é o principal local de lançamento de foguetões da agência, enquanto o Johnson Space Center serve como base de operações para os voos espaciais tripulados.

Edifício NASA

O impacto dos cortes no futuro da exploração espacial

A fonte sublinha que estas saídas representam apenas metade dos cortes de pessoal solicitados no orçamento da Casa Branca. A administração Trump propõe uma redução superior a 6 mil milhões de dólares no orçamento da NASA para 2025.

Se aprovado, este corte colocaria em risco várias missões e projetos de investigação futuros, incluindo a construção da estação orbital lunar Gateway, um pilar do programa Artemis.

Apesar de o Congresso ainda poder introduzir alterações a este orçamento, o dano já começou a materializar-se. Como as atuais perdas de pessoal são inteiramente voluntárias, a saída de conhecimento e experiência é uma realidade irreversível.

Com o crescente número de missões espaciais comerciais, não faltarão oportunidades para que estes experientes ex-funcionários da NASA encontrem novas colocações no setor privado.

 

Leia também:

Netflix transmitirá as missões da NASA ao vivo

Autor: Rui Neto
Partilhar:
Tags:
Também pode gostar

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Pode ser uma oportunidade para Portugal.

    1. Avatar de Max.
      Max.

      Oportunidade é para a China, a quem, dizem os que sabem, Trump está a entregar o sistema solar.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Portugal lider da exploracao espacial.

  2. Avatar de X
    X

    Os cortes e tarifas do trump já estão a produzir mortes, grande visionário este idiota.

  3. Avatar de Factos
    Factos

    Há que cortar nos “talentos” sem talento, os ocupas das cunhas, lambe-botas e gold diggers empresariais.
    De resto, venham mais episódios assim, agradecemos limpeza profunda para inspirar o portugal dos pequeninos.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      De onde vem a sua informação que os que vão ser despedidos são _”talentos sem talento, os ocupas das cunhas, lambe-botas e gold diggers empresariais”_?
      Ou é baseia-se apenas no achismo típico de quem quer justificar algo só porque sim?

    2. Avatar de PML
      PML

      Completamente de acordo. Bem se vê quem o Trump escolheu para o ajudar – lambe botas e yes man. No anterior mandato era a família (filha, genro, etc.) Todos certamente por mérido e não por cunha. Os atuais são escolhidos a dedo – um magnata que lhe dei 250M€ em troca de favores, um jornalista que lhe deva graxa quando estava na FOX, uma blogger que lhe pretava vassalagem. Claramente, todos escolhidos por mérito. Se formos a ver os senadores escolhidos, vemos também a sua “qualidade”. O factos devia mudar de nome para Fantasias.

  4. Avatar de incognito se
    incognito se

    Parece-me claro que diminuir as capacidades da NASA abre mais oportunidades de negócio a outras empresas, como a SpaceX….

    1. Avatar de Max.
      Max.

      Se é claro … falando apenas da “construção da estação orbital lunar Gateway, um pilar do programa Artemis”, referida no post.
      É praticamente certo que a Space X ia ser contratada para transportar os materiais e os tripulantes para a estação espacial, em torno da lua e, desta para a superfície lunar. Se este projeto, ou outro da NASA for encerrado, qual é a oportunidde de negócio que se abre para a Space X?