Apple · Inteligência Artificial · Notícias

Nova Siri incorporará a melhor funcionalidade do ChatGPT: o Modo de Voz avançado

4 Comentários

A Apple está a preparar-se para elevar as funcionalidades da Siri, integrando uma nova capacidade de conversa fluente. Esta mudança tem como objetivo transformar a assistente virtual numa parceira de conversa mais real, copiando o “Modo de Voz avançado” do ChatGPT.


O salto da Siri em direção à IA conversacional

De acordo com a Bloomberg, a Apple está a trabalhar ativamente numa atualização da Siri que muda a sua funcionalidade para além de seguir comandos de voz. Em vez disso, a nova assistente foi concebida para facilitar conversas naturais, semelhantes às humanas.

Com funcionalidades semelhantes ao Modo de Voz avançado do ChatGPT, a Siri será capaz de manter discussões fluidas e fornecer respostas precisas com o mínimo de atraso, oferecendo uma experiência mais intuitiva.

Para tal, a Apple está a utilizar os seus Large Language Models (LLM). O jornalista Mark Gurman refere que a Siri atualizada irá aproveitar estas tecnologias avançadas para rivalizar com ofertas como o ChatGPT da OpenAI e o Gemini da Google.

As atualizações planeadas para a Siri representam um salto significativo em relação aos anúncios anteriores da Apple sobre IA. Numa apresentação anterior da Apple Intelligence, foram destacadas as novas funcionalidades da Siri, como a capacidade de interpretar o conteúdo no ecrã e reunir o contexto de outras aplicações ou serviços.

Embora os esforços da Apple para melhorar a Siri estejam bem encaminhados, o cronograma para seu lançamento sugere uma abordagem paciente. Gurman indica que a Siri conversacional pode ser revelada em 2025, potencialmente durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) anual. No entanto, a atualização poderá não estar amplamente disponível até ao lançamento do iOS 19 e do macOS 16 em 2026.

Este atraso deve-se em parte ao foco da Apple em refinar o seu modelo de linguagem de segunda geração, que é essencial para fornecer as funcionalidades sofisticadas que os utilizadores esperam. O CEO da Apple, Tim Cook, enfatizou o compromisso da empresa com a qualidade em detrimento da velocidade, afirmando:

Acontece que demora algum tempo até ser realmente fixe. É preciso muita iteração. Temos de nos preocupar com todos os pormenores. Às vezes demora um pouco mais para fazer isso.

Afirmou.

 

Leia também:

ChatGPT integrado na Siri: Apple abre caminho a uma nova vida da sua assistente virtual

Também pode gostar

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ddt
    Ddt

    Como já tenho e utilizo o Chat GPT , alguém me sabe dizer se vale a pena o pago ? são cerca de 22 euros mensais . Quais são as diferenças para o gratuito ? Já lhe fiz a pergunta e fiquei pouco esclarecido …

    1. Avatar de Ricardo Nunes
      Ricardo Nunes

      Tens aqui este artigo da CNET que explica muito bem as diferenças entre a versão gratuita e a versão paga do Chat GPT: https://www.cnet.com/tech/services-and-software/chatgpt-free-vs-chatgpt-plus-worth-the-20-upgrade/

      Mas, basicamente, para quem tem a conta gratuita, limita o número de respostas dada pela versão 4o. Dependendo do tráfego e uso da plataforma, pode reverter os utilizadores não pagantes para a versão 3.5 se existir muitos acessos e solicitações.
      Outra das limitações é o acesso ao gerador de imagens DALL-E. Muito limitado ou inacessível para quem tem conta gratuita. Todavia, não te faltam alternativas IA gratuitas para gerar imagens (Adobe Firefly, por exemplo).
      Não tens acesso a GPTs costumizados na versão gratuita, mas podes perfeitamente “treinar” um GPT na versão gratuita para se adaptar facilmente ao tipo de solicitações que submetes.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        depois das gratuitas passam para a versão 4o- mini

  2. Avatar de Rodri
    Rodri

    Subscreve a versão paga durante um mês.