Motores/Energia · Notícias · Planeta

Para aproveitar o espaço que já existe, temos agora painéis solares nos muros das estradas

14 Comentários

O investimento nas energias renováveis tem sido feito e a criatividade para as instalações tem sido apurada. Desta vez, a ideia partiu da Suíça: instalar painéis solares nos muros das estradas.

A empresa K2 Systems e a suíça Solarmotion instalaram painéis solares verticais, numa estrada do município de Teufen, em Appenzell Ausserhoden, na Suíça


A ideia de aproveitar os espaços que já existem para a instalação de painéis solares, bem como dar uma nova cara a conceitos conhecidos, poderá ser pertinente, pelo que temos conhecido algumas soluções criativas. Desde as pérgulas fotovoltaicas, até às autoestradas cobertas por telhados solares.

As ideias que vão surgindo procuram adaptar a infraestrutura que já existe, potencializando a produção de energia renovável, quer seja a partir do sol, do vento, ou da água.

Se a alternativa de cobrir as estradas com painéis solares já foi pensada, o que acha de cobrir os muros?

A alemã K2 Systems, especializada em sistemas solares, e a suíça Solarmotion instalaram um novo sistema fotovoltaico vertical, numa estrada do município de Teufen, em Appenzell Ausserhoden, na Suíça.

Apesar da posição, a ideia é aproveitar todos os recantos para gerar energia, fazendo-o da forma mais eficiente possível. A par disso, e seguindo a tendência, também o tempo de instalação é encurtado, facilitando o processo e tornando-o mais acessível.

A estrutura está localizada num muro, com inclinação de 75 graus, e assegura uma capacidade de 325 kW. Para a fixar à parede, a K2 utilizou um sistema de calhas BasicRail e uma bucha roscada HUS da Hilti. Ambos os elementos foram ancorados à alvenaria através da tecnologia adesiva HIT (Heterojunction with Intrinsic Thin Layer), utilizando Wings BSM.

Composto por 756 painéis, a estrutura vertical entrará em ação este mês e auxiliará o sistema elétrico local. Segundo os responsáveis pelo projeto, oferecerá um desempenho especialmente bom nos meses de inverno, com uma produção estimada de 230 MWh por ano, isto é, energia suficiente para abastecer cerca de 52 residências com quatro ocupantes cada.

Também pode gostar

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    NASCAR

  2. Avatar de jotabê
    jotabê

    Antevejo pelo menos 2 problemas, encandeamento dos condutores por reflexo do sol, e sujidade, as bermas da estrada têm tendência a acumular muito pó, vão ter de gastar muita água na manutenção.
    Ou então como são Suiços, já pensaram nisso e são paineis “anti-reflexo” e “anti-pó”.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Pelo contrário, pode evitar o encandeamento solar se os painéis estiverem montados na horizontal por cima da estrada. Uma espécie de pista coberta. Tem é que ser em sítios onde não se forme gelo por baixo. Era o que se devia fazer aqui, e não era preciso cortar um único sobreiro.

      1. Avatar de jotabê
        jotabê

        ” instalar painéis solares nos muros das estradas”

  3. Avatar de JL
    JL

    Epá não digam isso, assim a petrolhada não pode vir dizer que têm de desflorestar para instalar painéis solares que ele tanto querem para produzir os combustíveis caros que tanto desejam. Loooooool

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tendo em conta que os 756 paineis dão para 52 casas então só faltam 68 330 013 paineis destes para terem energia para as restantes 4 699 948 casas no verão e horário de sol. Vão no bom caminho.
      Especialmente pensando que este material não é reciclavel e dura expectavelmente 25 anos.
      Acho que sim, vai resolver o problema da poluição e mobilidade electrica e etc.

      1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
        NegacionistaPorqueDáJeito

        Os painéis que a Suíça vai instalar, não são para substituir fontes de energia nenhuma, e sim serem mais um complemento das existentes.
        Miguelito, tão inteligente a fazer contas de cabeça e não és capaz de ver o óbvio.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Não sabia, thanks! 😉

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Tenho 5 painéis e no verão dá para a minha casa e ainda vendo à rede não sei que raio de contas foram essas e é melhor atualizares-te já algum tempo que os painéis são reciclados mas mesmo que não fossem se o nosso problema fosse algo que dura 25 anos estávamos nós muito bem o problema são as coisas que têm 1 utilização e vão para o lixo

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          As contas foram assim:
          52 casas ——– 756 paineis (info da notícia)
          4,7 M (-52) casas —- X paineis (número de total de casas veio do google)

          Atenção que não critiquei, é bem vindo, apenas não acho solução, por aos meus olhos não compensa.

  4. Avatar de manuel
    manuel

    Por falar em desflorestar, viajem pela A23 de Castelo Branco para cima e vejam a extenção de areas dedicadas aos paineis. A utilização superior das autoestradas é mais caro, mas a extenção é inorme e bem exposta, e poupava muita floresta…

    1. Avatar de filipe
      filipe

      Uma coisa que nao percebo é porque o governo ñ aproveita as cidades para paineis fotovoltaicos. tanta cobertura e nada. Os alojamentos locais deveriam ter obrigatoriamente. Até ganhavam com isso. Nas bermas de autoestradas pq nao energia eolica? (nao aquelas turbinas enormes mas adequadas ao espaço e condiçoes) So o ar que os carros fazem ao passar a altas velocidades poderia ser aproveitado.
      Portugal deveria em vez de dar bolsas estupidas, deveria dar bolsas para o desenvolvimento de energias renováveis (temos tanto mar por exemplo; como e pq é que os açores ñ são 100% energia geotérmica) ou tratamento dos gases poluidores.

      1. Avatar de Ferreira
        Ferreira

        E necessário escala e manutenção.