Notícias

Porto vai ter sistema de videovigilância que custará 795 mil euros

15 Comentários

Não é novidade que o Porto vai avançar com um sistema de videovigilância. De acordo com as informações mais recentes, a adjudicação terá o valor de 795.471,86 euros, sem IVA, e o contrato manter-se-á em vigor por um prazo máximo de três anos a partir da data da sua assinatura.

O executivo do Porto vai discutir esta sexta-feira a adjudicação do sistema de videovigilância à Soltráfego.

Porto vai ter sistema de videovigilância que custará 795 mil euros


Porto: Sistema de videovigilância terá 79 câmaras fixas

Por ultrapassar os 750 mil euros, valor estipulado na Lei de Organização e Processo do Tribunal e Contas (LOPTC), “o contrato a celebrar está sujeito a fiscalização prévia do Tribunal de Contas”. De acordo com os documentos anexos à proposta, contabilizando o IVA, o valor do contrato ascende aos 949.931,44 euros, estando previsto um encargo de 286.385,81 euros em 2022, 603.029,63 euros em 2023, 30.258 euros simultaneamente em 2024 e 2025.

Composto por 79 câmaras fixas, o sistema de videovigilância irá abranger as artérias e espaços públicos da baixa da cidade, nomeadamente na União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.

Em 29 de março, foi publicado em Diário da República um despacho do Ministério da Administração Interna que autorizou a instalação e o funcionamento do sistema de videovigilância que funcionará “ininterruptamente” 24 horas por dia e todos os dias da semana, sendo que todas as operações devem ser “objeto de registo”.

Porto vai ter sistema de videovigilância que custará 795 mil euros

Segundo o despacho, o sistema deve ser operado de forma a “garantir a efetiva salvaguarda da privacidade e segurança”, conforme já tinha sido recomendado num parecer emitido pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

“É proibida a captação de sons, exceto quando ocorra perigo concreto para a segurança de pessoas, animais e bens”, nota o documento, acrescentando que o responsável pela conservação e tratamento dos dados é o chefe da área operacional do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

 

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    Videovigilancia nao evita crime nenhum. Mascara ou algo a tapar a cara e maos e la se foi esse sistema de controlo do povo. Policia na rua e os crimes desaparecem.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Atenção que existem sistemas de VV que o reconhecem mesmo com máscara facial colocada. Também existem algoritmos que o reconhecem com grande margem de certeza, não em função do rosto mas de outras características corporais e comportamentos, como a forma de se movimentar, a postura corporal e muito mais. Se tiverem uma amostra suficientemente significativa a seu respeito rapidamente pode ser identificado entre milhões de registros, em questão de poucos segundos.

    2. Avatar de Jorge Balbino
      Jorge Balbino

      Evita sim. Tem um certo efeito persuasivo mas também ajuda na identificação de crimes e sujeitos. Nem todos os criminosos andam com máscaras.

    3. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Uma coisa não invalida a outra. A videovigilância é mais uma ferramenta.

  2. Avatar de Jebus
    Jebus

    Infelizmente nem todas as pessoas se sabem comportar e seguir a lei. Sendo assim, apoio completamente tudo o que possa impedir estes malfeitores de atuar.

  3. Avatar de Clairvoyant
    Clairvoyant

    Boa iniciativa, deveria ser implementado nas principais cidades portuguesas.

  4. Avatar de Elektro
    Elektro

    Todos os ditadores na história adoravam ter estes brinquedos.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Realmente parece que é só na China que se usa CCTV

    2. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Eu prefiro viver numa cidade controlada por CCTV do que numa às escuras. Devem existir regras e leis de quem pode ter acesso ao CCTV / control Room) e a UK pode ser um bom exemplo a seguir.

  5. Avatar de Art
    Art

    Dá mais de 10 mil euros por câmera……e ainda com a possibilidade de dirigir a câmera para espiar umas miúdas pela manhã a vestirem-se ….ou despirem-se …como parece já ter acontecido no Porto…..

  6. Avatar de evitar para não remediar
    evitar para não remediar

    Metam tambem nas escolas de modo a evitar muitos futuros criminosos.

  7. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Sou do Porto, e não aceito ser monitorizado.
    ( é disso que se trata! )

    Nos próximos dias dará entrada nos tribunais providências que impediram em 1.a instância tal atropelo à privacidade, e no mesmo, uma participação à CNPD.

    Por mim, não passa, mova, o que tiver que mover!

    1. Avatar de Ricardo Gonçalves
      Ricardo Gonçalves

      tem algo a esconder…..

      quando roubarem o seu catalisador ou mesmo o carro na via publica e querer filmagem não há.

      já agora não use um smartphone

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Quando se decide instalar câmaras numa qualquer zona não se pede licença a ninguém para aceitar ser monitorizado. O importante é que a segurança se consegue com a insegurança daqueles que contra ela atentam e que as câmaras fazem com que os criminosos fiquem menos seguros para atacar. A esmagadora maioria da população está interessada nelas. Apesar de que, por si só, não resolvem o problema: o castigo dos criminosos não é serem filmados, é serem apanhados e postos atrás das grades. E isso é impossível sem forças no terreno.

  8. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    O equipamento a ser instalado é Bosch e há mais de 3 anos que se sabe quem vai instalar o sistema.
    Concurso Publico da treta…