Notícias

Portugal e Marrocos poderão ser “ligados” por cabo eléctrico

29 Comentários

De acordo com algumas informações, Portugal produz energia eléctrica em excesso, em especial renovável.

Nesse sentido, está a ser estudada a viabilidade de instalar um cabo eléctrico submarino entre Portugal e Marrocos com o objectivo de exportar a energia em excesso a preços mais elevados.

cabo_submarino


De acordo com a agência Lusa, o Ministro da Economia, Caldeira Cabral, acredita que há viabilidade da interligação eléctrica entre Portugal e Marrocos.

A integração do mercado energético é do interesse nacional, é algo que o país tenta reforçar há muito. Sempre se pensou que seria por França, mas Marrocos é uma oportunidade muito interessante.

Quando há excesso de produção de energia estamos a perder valor ou, como tem estado a acontecer, a escoar para Espanha a muito baixo preço. Havendo um mercado para escoar que tem apetite de comprar, ela será vendida a mais alto valor reduzindo o défice tarifário e reduzindo depois os custos para os portugueses.

Ministro da Economia, Caldeira Cabral

power_3

Caldeira Cabral revelou ainda que a “autoestrada da energia” entre Portugal e Marrocos, deverá receber luz verde após os estudos que vão avançar de imediato. Os resultados deverão ser conhecidos no final do ano.

Esta oportunidade é muito importante para Portugal. Não nos podemos resignar à ideia que vivemos numa península…o avanço com Marrocos é um exemplo de cooperação que deve ser visto pelos países da Europa que têm tido menos empenho” no investimento de interligações.

Caldeira Cabral

Portugal esteve 4 dias apenas a consumir energia renovável

Depois de vários investimentos na área da energia, Portugal tem curiosamente um excesso de produção de energia eléctrica, mais especificamente na energia renovável. Marrocos regista um consumo elevado de energia, importando cerca de 95% da energia consumida, e tem um plano de investimento considerado “ambicioso” na área das energias renováveis até 2030.

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jose
    jose

    Exportar energia renovável para Marrocos…. Apetece me rir se fosse solar 😉

    1. Avatar de Ventoinhas
      Ventoinhas

      Nunca viste as “ventoinhas” no cimo dos montes?

  2. Avatar de Nuno Palma
    Nuno Palma

    A mim o que me faz rir é “reduzindo depois os custos para os portugueses”.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Na verdade o isco é sempre esse, mas no final a factura ainda é maior.

      1. Avatar de ZE DA PIPA
        ZE DA PIPA

        ISTO ^

    2. Avatar de Antwin
      Antwin

      De acordo com o texto o excesso de produção actual está a ser vendido muito mais barato a Espanha, o que não ajuda em nada o défice tarifário da electricidade Português.
      A conseguir vender mais cara essa electricidade noutro lado ajudaria a reduzir esse défice que tem repercussões no preço a pagar durante as próximas décadas, isto é, ajudaria a evitar subir muito mais os preços, podendo até vir a permitir descer preços.

      1. Avatar de darkvoid
        darkvoid

        Não digas disparates, os preços nunca vão descer. Então depois e os lobbys?

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          também há lobbys na gasolina e gás e no entanto os preços também descem.

    3. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      A mim o que me faz rir é o excesso das renováveis, e também “o objectivo de exportar a energia em excesso a preços mais elevados”, lá vai alguém tentar enganar os marroquinos 🙂 já parece o banif que os angolanos pensavam que eram donos

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        não tem nada a ver com enganar os marroquinos, tem a ver com a “lei” da oferta e da procura. Neste momento a Espanha deve estar a receber alguma electricidade portuguesa a preços mais baratos do que aquela que se paga cá pois não há outro destino possível para essa electricidade e mais vale receber alguma coisa do que não receber nada, havendo competição em preço com outras fontes de produção que também têm excesso.
        Podendo ter marrocos como destino aumenta o mercado possível para procura, um mercado que está muito dependente de fornecedores externos e com preços mais inflacionados.

  3. Avatar de Rafa
    Rafa

    Se diminuíssem a fatura da luz , eu gastaria o dobro dela sem dúvida
    cada vez piores , assim nunca saímos do buraco.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      concordo, se pagamos tanto de fatura porque temos de comprar energia a frança, nao sei porque raio vamos vender a que produzimos em excesso, baixem o valor do Kw

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        porque muita energia renovável é produzida quando não há consumo suficiente para essa produção, havendo depois alturas em que há picos de consumo superiores a toda a produção

        1. Avatar de darkvoid
          darkvoid

          Se isso é verdade então apostem a sério nos bi-horários para equilibrar a coisa!

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            A consequência de não ser possível controlar a produção de muitas das fontes renováveis é não saber a que horas vai haver excesso e a sua amplitude.

  4. Avatar de Ricard
    Ricard

    Marrocos é um pais um tanto esquecido por Portugal, é uma boa maneira para nos desembaraçarmos finalmente do constrangimento histórico que é ter a Espanha mesmo ao lado.
    (sim é por isso que não podemos ter coisas boas!)

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    Se temos em excesso porque vamos destruir Património Nacional como o Tua por exemplo???

    Bah….Portugal no seu melhor, para variar……

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Há alguém a ganhar milhões com isso e por isso que vão destruir. A classe alta e que esta bem.

    2. Avatar de pedrostrik
      pedrostrik

      tem em excesso nas horas de menos consumo, e estas politicas ”verdes” não passam de falácias, sempre houve gato escondido com o rabo de fora, mas alguém no seu perfeito juizo acredita nesta balela?
      A verdade é que Portugal tem quartel na electricidade e muita empresa rouba o estado, que por sua vez rouba os utentes pagadores, pois há muito por ai que paga menos de metade do que gasta, mas isso era tema para outra conversa

    3. Avatar de IR
      IR

      tb sou contra a destruição do património nacional como o tua no entanto as barragens são umas das unicas formas (qd bem feitas) para armazenar energia, ou seja durante o pico mais alto (noite) produz energia descarregando e durante o dia com a produção em excesso de energia solar/eolica podem voltar a encher. basicamente é como se fosse uma bateria.
      No entanto considere que os preços praticados no nosso pais uma brutidade.

  6. Avatar de Jose Contodos
    Jose Contodos

    Eu estive em Marrocos cerca de 6 meses a construir Turbinas Eolicas, sei que existem projectos da EEM Energie Eolien de Maroc para construir parques eolicos gigantescos e que ja tem excedente que estao a vender para a Europa e agora vem ao cimo esta noticia!!!
    Algo aqui esta mal noticiado, acreditem que MArrocos nao precisa de energia do exterior.

  7. Avatar de jAugsuto
    jAugsuto

    Hilariante!! Criam os problemas obrigam-nos a pagar um balúrdio em rendas e na factura e depois ok vamos para marrocos!! Fui viitar a minha tia a marrocos:https://www.youtube.com/watch?v=-ks5W3itEC8

    1. Avatar de jAugsuto
      jAugsuto

      * visitar

  8. Avatar de rui
    rui

    Produzimos em excesso? Então porque é que dependemos em quase 90% da energia, vindo ela de fora por causa disso (a eléctrica também)? Grande mentira que espetaram ao povo mais uma vês.

  9. Avatar de Ppalma
    Ppalma

    há energia a mais, mas o preço não desce…

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Em vez de baixarem o IVA da Restauração para 13%, e os preços da restauração ao consumidor não vão baixar, , deviam era rever os 23% da electricidade, pois é bem essencial.

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    temos excesso de enegia…..e os preços a SUBIR? faz-me rir isso…. so pode