Ciência · Notícias

Sabia que existe um componente do qual nunca ouviu falar mas vai acelerar a sua internet?

15 Comentários

Ter uma internet mega rápida é sinónimo de uma ligação com boa largura de banda que garanta o melhor throughput. Na área da fibra óptica existem algumas investigações e têm sido alcançados alguns marcos importantes no que diz respeito a velocidades.

Recentemente foi anunciado o desenvolvimento de um componente que vai acelerar a sua ligação à internet. Já ouviu falar em Modulador de niobato de lítio?



Modulador de niobato de lítio… para que serve isto afinal?

Uma equipa da Universidade Cidade de Hong Kong e da Universidade de Harvard conseguiu criar uma miniatura de um modulador de niobato de lítio, um componente essencial para a indústria optoeletrónica e para a transmissão de dados digitais por luz, colocando o modulador inteiro dentro de um chip.

A técnica passou por colocar um modulador menor, mais eficiente, com transmissão de dados mais rápida e com menor custo. Segundo o investigador Cheng Wang “a tecnologia está pronta para revolucionar a indústria”. Segundo as informações, este modulador de niobato de lítio garante comunicações com velocidades de transferência de dados na ordem dos 210 Gbps e com uma perde ótica inferior a 0,5 decibéis.

 

Tecnologias modernas exigem novos materiais

Moduladores eletro-ópticos são componentes fundamentais e críticos nas comunicações modernas. Estes componentes convertem os sinais eletrónicos de alta velocidade dos computadores e routers, em sinais ópticos, antes de os transmitir através das redes de fibra óptica.

Contudo, os moduladores de niobato de lítio existentes e usados de forma comum, exigem uma alta voltagem de ativação – 3 a 5V -, o que é significativamente maior do que o 1V disponível nos circuitos CMOS típicos. Isto torna necessário usar um amplificador elétrico que torna todo o componente volumoso, caro e de alto consumo de energia.

O modulador eletro-óptico miniaturizado tem menos de 2 cm de comprimento e sua área superficial é cerca de 100 vezes menor do que a área dos componentes tradicionais.

Este dispositivo, tal como o conseguiram construir, além de altamente eficiente em termos energéticos e com altas velocidades de transmissão de dados garante perdas ópticas muito baixas.

 

Um novo rumo para redes de comunicação de alta velocidade

A invenção abrirá caminho para futuras redes de comunicação de alta velocidade, baixa potência e económicas, sem esquecer que o componente é adequado para diversas técnicas de computação quântica fotónica – dados guardados e processados em luz.

No futuro, poderemos colocar o CMOS ao lado do modulador, para que eles possam ser mais integrados, com menos consumo de energia. O amplificador elétrico deixará de ser necessário.

Referiu o professor Wang Cheng.

Estes são os passos que muitas vezes não vemos, aqueles incrementos que não percebemos como acontecem mas que tornam a Internet mais rápida, melhor, mais barata e acessível a mais pessoas. O futuro acontece todos os dias e em qualquer componente.

Via

 

Leia também:

Como é que o seu computador sabe sempre as horas?

Autor: Vítor M.
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael Oliveira
    Rafael Oliveira

    wowwwwwwwwwww
    impressionado, que venha esta nova tecnologia!!!

  2. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Estou para ver os preços aplicar em Portugal. ….. Na ordem dos 210Gb, deixa-me adivinhar as Operadoras vão começar por oferecer vários tipos de velocidade para “agarrar” o Cliente….. consequentemente preços diferentes (lógico) e o Tuga a pagar.

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      O Tuga so paga o que quer.. ninguem o obriga a nada.
      tb n esotu a ver o proposito de se ter net de 210gb/s
      aliás, acima de 50mb/s ja so estou a ver que seja relevante para familias com até 3 ou 4 dispositivos ligados á net ao mesmo tempo a fazer streaming…

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Downloads…. E não tem que ser pirataria… jogos por exemplo.. baixas latências, etc…

        1. Avatar de Paulo L
          Paulo L

          Precisas de mais de 300 ou 400Mgbs para isso ?

          Para que te serve 210Gbps se o disco não consegue gravar essas velocidades?

          Não digo que não fosse bom ter, mas para uma família normal não justifica.

          1. Avatar de Vasco Cysneiros
            Vasco Cysneiros

            Isto não é para ser implementado diretamente nos clientes finais do ISP. Mas vai dar um jeitão nos routers de agregação dos ISP’s e nas ligações entre CMTS’s e OLTS.

            Para o utilizador também vai ter grandes ganhos, mas não será na venda de largura de banda directa (Estou como o Paulo, não percebo mais de 200 Mbits para clientes residenciais, e mais largura de banda não melhor a latência), mas na resolução de problemas de congestionamento tem potêncialidades enormes.

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Numa altura em que existem quase N+1 dispositivios por pessoa, numa casa de até 3 pessoas, com a quantidade de conteudo que é visto online, fácilmente se chega aos 100mbps. Um stream em fullHD (1080p) consome por volta de 20mbps… vamos falar de 1440p ou 4K ?

      3. Avatar de Sérgio J
        Sérgio J

        Streaming 8K

    2. Avatar de Paulo L
      Paulo L

      Pedro, a investigação não se faz gratuitamente, os investigadores recebem salários, as tentativas tem custos, etc..
      Finalmente, implementar tem custos altos e as empresas existem para ter lucros.

      Quando tu trabalhares sem querer receber salário, volta cá com esses comentários de treta sobre os tugas, até lá deixa de ser hipócrita e pagas se queres.

      1. Avatar de Pedro Fernandes
        Pedro Fernandes

        Que remédio tenho Eu, já vi alguns comentários bastantes bons o teu deve ser de mais mais um ressabiado que de vez em quando se lembra de escrever algo…. ainda a semana passada tive que fazer um download de 80Gb para um Simulador apenas demorou + de 8 horas pago uma velocidade fibra que quase nem chega a metade da velocidade, Sim só para Ti…. Sim como Tuga pago mas gostava de pagar uma velocidade e atingir a mesma não é ficar a metade da mesma a implementação deve ter ficado a meio do caminho, Investigadores devem ter esquecido de colocar algo nos Postes, nos Cabos, nos Terminais, nos Servidores com problemas por vezes está nos 500/600/700…. outras vezes lá atinge os 2Mg de velocidade quando me oferecem à volta dos 100….. não conseguem manter uma velocidade estável…. fora de portugal talvez se consiga alguma coisa aqui o Tuga mesmo pagando bem pode ir Bufando com latências…… todo o lado só vejo pessoas a queixarem-se que a velocidade fica muito abaixo do contratado deduzo que sejam os Investigadores que não queiram habituar mal os Tugas.

  3. Avatar de cabecinha pensadora
    cabecinha pensadora

    mandem essa tecnologia para a altice que já estou farto deles por me causar tanta chatice com a internet ADSL de até 24 que são na realidade 3

    1. Avatar de Luís Carlos Oliveira Santos
      Luís Carlos Oliveira Santos

      A mim no maximo chega ate 7 megas

  4. Avatar de cabecinha pensadora
    cabecinha pensadora

    mandem essa tecnologia para a altice que já estou farto deles por me causar tanta chatice com a internet ADSL de até 24 que são na realidade 3