Motores/Energia · Notícias

Samsung diz ter a solução para o maior problema dos carros elétricos

24 Comentários

Um dos maiores problemas dos carros elétricos é a autonomia, conforme já vimos inúmeras vezes, bem como a ansiedade associada à carga da bateria. Para isto, a Samsung acredita ter a solução.

Bateria estado sólido


A reunir adeptos de forma paulatina, os carros elétricos são altamente tecnológicos e eficientes. Contudo, a questão da autonomia/ duração da bateria continua a representar um entrave à sua adoção, por não se tratar de um processo tão rápido quanto aquele a que os condutores estão habituados.

A Samsung SDI, a divisão de baterias sediada na Coreia do Sul, anunciou alguns pormenores relativos a uma solução para este problema da autonomia, confirmando que a empresa está a realizar testes com diferentes fabricantes de carros elétricos há mais de seis meses. Apesar de não terem sido avançados nomes, sabe-se que a Samsung já trabalhou com a General Motors, Stellantis e Hyundai.

Fornecemos amostras aos clientes desde o final do ano passado até ao início deste ano e estamos a receber um feedback positivo.

Disse Koh Joo-young, vice-presidente da Samsung SDI, no SNE Battery Day 2024, em Seul, de acordo com uma informação da agência noticiosa coreana The Elec traduzida pelo Google.

Estacionamento para carro elétrico

Com a solução a ser desenvolvida, a Samsung começou por anunciar que a sua nova bateria de estado sólido tem uma autonomia de até 999 km. Contudo, não se sabe como, onde e em que veículo(s) foram efetuados os testes necessários para determinar a autonomia anunciada.

As baterias de estado sólido podem aumentar a segurança mudando de líquido para sólido e, quando fabricadas no mesmo pack (que os produtos existentes), o peso é reduzido e o espaço ocupado é mais pequeno, o que pode levar a uma redução de custos no próprio veículo, pelo que os fabricantes de automóveis estão interessados nelas.

Partilhou Koh Joo-young.

Baterias carro elétrico

De acordo com a empresa, a bateria poderá ser totalmente recarregada em 9 minutos, num tempo verdadeiramente impressionante. Assim, além de oferecer uma autonomia mais longa, poderá resolver o assunto do tempo de carregamento, também ele um entrave à adoção dos carros elétricos.

Como “não há bela sem senão”, a empresa partilhou, também, que as baterias de estado sólido deste tipo são consideravelmente caras de produzir, pelo que, inicialmente, destinar-se-ão a carros elétricos de gama alta. Para modelos de entrada de segmento, haverá uma bateria mais barata, de semi estado sólido.

É possível que a produção em massa desta bateria comece em 2027.

Também pode gostar

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Vamos por partes
    “Um dos maiores problemas dos carros elétricos é a autonomia, conforme já vimos inúmeras vezes, bem como a ansiedade associada à carga da bateria” a final há ou não há ansiedade?
    Ontem diziam que não há, hoje dizem que há.

    ” Assim, além de oferecer uma autonomia mais longa, poderá resolver o assunto do tempo de carregamento, também ele um entrave à adoção dos carros elétricos”

    Segundo os utilizadores de VE demora-se segundos a colocar o VE à carga, sempre achei estranho não contabilizar o tempo de carregamento da bateria, e quando se fala em tempo de espera é esse ponto que está o foco.
    Resumindo, para quem possa carregar em casa e não se importe de fazer paragens durante as viagens o VE é uma boa opção, se és daqueles que gostas de ir do ponto A ou ponto B, como se não houve-se amanhã, o VE não é para ti.
    Não somos todos iguais nem temos todos as mesmas necessidades, mas o pessoal que refere as ferias como um ponto negativo dos VE, só fazem ferias até onde um carro vos leva?
    Também há aviões, comboios, autocarros e barcos. 🙂 : ) 🙂

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu até fui dos que disse que havia, pelo menos no inicio, depois de sabermos os limites já não.

      Tempo de carga e tempo que perdemos para carregar são coisas diferentes, eu não vou contar com o tempo que o carro gasta a carregar de noite.

      Concordo com o restante.

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Entretanto a Toytota vai revelar a sua bateria de estado sólido em 2018, conforme o prometido.

    1. Avatar de João
      João

      Toyota conta renova essa anedota todos os anos, desde 2014. Desde 2014 eles divulgam q no próximo ano, teriam uma bateria revolucionaria.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        A Toyota em 24 de Setembro de 2012 tinha mostrado um prototipo de uma bateria em estado sólido. Isto foi à quase 12 anos e agora dizem 2027…

        Agora é que é!

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Vieste do passado? Sempre anunciou?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Sim, eu vim do passado… acho que todos viemos do passado.

        https://www.toyota.ie/company/news/2021/solid-state-batteries

        1. Avatar de Tiriri
          Tiriri

          Mesmo á patrão! 😉

      2. Avatar de iSheepNot
        iSheepNot

        Pois. Pergunta importante. Há sempre o risco de alguém vir do futuro (-_-)

        1. Avatar de JL
          JL

          Risco não, isso é um facto, tem aqui muita malta que veio do futuro.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Resolve o problema das baterias se incendiarem, mesmo em causa de colisão?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Abriste agora o Internet Explorer?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Colisão também é considerado utilização diária

    2. Avatar de JL
      JL

      Mas elas não se incendeiam nesse caso.

  4. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Uma solução sem nexo!! Não seria mais fácil por várias baterias dedicadas aos vários sistemas mas com o mesmo ponto de carga?

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Porquê? Teres uma bateria para as portas, uma para a dashboard e uma para andar é mau?

        1. Avatar de JL
          JL

          É, só vai aumentar o numero de equipamentos dentro do carro, e a complexidade do sistema.

          De qualquer maneira já tem uma bateria para as portas e todos os sistemas do carro, e outra para acionar o(s) motor(es) e A/C.

          Assim tem um carregador que carrega a bateria de tração e um conversor/carregador que carrega a bateria de 12volts.

  5. Avatar de Jack
    Jack

    “autonomia de até 999 km”?? O que é que isto interessa? Basta meter baterias em cima de baterias que a autonomia aumenta! O que importa é a densidade energética! Qual é a densidade energética das baterias? Não referem isso em lado nenhum.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas não é meter baterias em cima de baterias, falam em aumento de densidade, só não falaram em quanto, abri o link e vê-se alguns gráficos, mas não é possivel ver quanto.

      https://www.thelec.kr/news/articleView.html?idxno=29222

      1. Avatar de Jack
        Jack

        Todas afirmam baterias revolucionárias e as baterias revolucionárias nunca aparecem

        1. Avatar de JL
          JL

          Revolucionárias já foram todas as que temos hoje.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Já viu a evolução da formula E?

          Em 2014/15 na primeira geração de carros, os pilotos tinham de trocar de carro a meio da prova para a conseguirem terminar. Hoje, na 3º geração de carros já não necessitam de trocar de veículo e ainda conseguem efetuar pequenas recargas de 10% da bateria em 30 segundos.

          Na geração 4 de carros que está prevista, os carros vão ter ainda mais potência com acelerações superiores aos da F1 e as baterias vão carregar ainda mais depressa, tração nas 4 rodas e prevendo-se a introdução de pitstops para carregamento…

          Estas desatento.

  6. Avatar de Damnupa Kot
    Damnupa Kot

    “999 km” marketing desatualizado!
    Hoje em dia deviam dizer “997 km”.