Apple · Notícias

Se usou um iPhone entre 2009 e 2012 poderá ter dinheiro a receber

18 Comentários

Há casos na justiça em que o tempo de resolução é tanto que os “lesados” até se esquecem, ou já nem percebem, porque se tornou num caso de justiça. Assim é o caso de quem descarregou para um dispositivo Apple determinadas aplicações entre o ano de 2009 e 2012. Sim, se nessa altura descarregou apps populares como o Twitter ou o Instagram, então poderá ter dinheiro a receber.

Calma, não pense já no modelo do seu novo carro. Vamos perceber de onde aparecem os 533 milhões de dólares para os utilizadores.

 


Find Friends… a app que invadiu a sua privacidade

Se descarregou alguma das populares apps, como o Yelp ou o Twitter através de um dispositivo Apple, entre o ano de 2009 e 2012, então poderá estar na fila para receber um pequeno pagamento devido a uma proposta de resolução de privacidade revelada em documentos judiciais esta semana.

Este acordo, revelado nos documentos do tribunal federal de São Francisco, na passada segunda-feira, revela que oito empresas – Instagram, Foursquare, Kik, Gowalla, Foodspotting, Yelp, Twitter e Caminho – terão de contribuir com 5.3 milhões de dólares para um lote de pagamentos a distribuir por determinados utilizadores. O valor acordado será distribuído através de créditos na Amazon.com ou através de cheque, a serem pagos provavelmente até final deste ano.

 

Mas a que se refere este acordo?

Esta proposta de acordo para pagamento faz parte de um processo de privacidade que começou em 2012, quando um grupo de consumidores processaram este naipe de empresas do segmento das redes sociais e de mensagens – onde está incluída a própria Apple – por uso indevido de um recurso iOS chamado “Find Friends”.

Como o nome sugere, “Localizar amigos” permite que os utilizadores possam descobrir rapidamente se algum dos seus contactos está a usar a mesma aplicação. Contudo, os proprietários destas aplicações violaram a privacidade dos utilizadores ao não informar de que a app “Localizar Amigos” iria transferir as listas de contactos do utilizador para os servidores da empresa.

 

Processos que se arrastam na justiça…

Desde essa altura, e já lá vão quase 5 anos, as empresas têm lutado contra este processo, alegando que o armazenamento das listas de contactos dos utilizadores no servidor era necessário para a ferramenta “Encontrar Amigos” funcionar. Mas o juíz distrital Jon Tigar refutou tal justificação, dizendo que as empresas deveriam ter sido mais explícitas e explicar aos utilizadores o que estavam a fazer.

O juíz deve aprovar esta proposta de acordo e, se assim for, o caso fica apenas com a Apple e o LinkedIn como as únicas empresas entre os 18 réus originais que ainda fazem parte do caso.

 

E os consumidores, quanto irão receber?

Quanto aos consumidores, ninguém vai ficar rico a partir da liquidação, pois há provavelmente milhões de pessoas que descarregaram as apps em causa durante o período de tempo descrito nos documentos do tribunal. Mas como muitos dos utilizadores elegíveis nunca irão reclamar o dinheiro é provável que os que reclamarem ainda possam receber uns dólares.

 

Como podemos reclamar?

Para saber se é um dos utilizadores que está na lista das pessoas que têm direito a esta “indemnização”, deverá ir a esta informação de perguntas e respostas e reivindicar os seus direitos. Leia os termos para perceber o que tem direito a reclamar.

Via: VB

Autor: Vítor M.
Partilhar:
Tags:
Também pode gostar

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não entendo para que é que põe o último parágrafo daquela maneira, só quem tinha residência nos Estados Unidos naquela altura é que pode receber alguma coisa. Tendo em conta os leitores este pormenor é demasiado relevante para não ser referido.

    1. Avatar de Vítor M.

      Porque há pessoas que estão a ler e podem ser beneficiadas. Mesmo não morando agora lá, por isso… tem lá um link importante para ler e diz lá 😉

  2. Avatar de Martins
    Martins

    Isto também se aplica ao iPod Touch?

    1. Avatar de g0tH1c.X
      g0tH1c.X

      SIm, está lá a dizer…

      The Settlement will provide a gross amount of $5.3 million to pay claims from people that used the Find Friends feature (or in some cases where the feature activated automatically) of the following apps on their iPhone, iPad or iPod touch (“Apple Device”) during certain time periods: Foodspotting, Foursquare, Gowalla, Instagram, Kik, Path, Twitter, or Yelp (together these apps are called the “App Developers”).

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Usou iphone nao ipode…é so saber ler.

  3. Avatar de GUTTY
    GUTTY

    Treta.
    Nao é desta que fico rico

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Mas quem tem iPhone não é rico? :p *sarcasm off*

  4. Avatar de Echo
    Echo

    Os utilizadores não querem dar despesa nem má fama, deixem lá.

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Parei de ler a partir de aqui “The Court has decided that everyone in the United States who fits one or more of the following descriptions is a Class Member for purposes of the proposed Settlement”

  6. Avatar de Pai de Burro
    Pai de Burro

    Então a PRIVACIDADE, conta para algo ?
    Parece que sim, pelo menos para alguns.
    A Apple, nao era aquela empresa tao zelosa da privacidade dos clientes, contra tudo e contra todos, até mesmo contra o FBI ?
    Pois sim, tá bem , tá bem, ó i ó ai.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não se pode dar grande culpa à Apple. O iOS tinha e tem protecções para os contactos, mas a partir do momento que a pessoa dá autorização a uma aplicação para ler os contactos, a cópia é possível. O que a Apple é acusada é que só por ter as aplicações na loja de alguma forma já deveria saber que havia abusos.

  7. Avatar de Alvega
    Alvega

    PRIVACIDADE e TECNOLOGIA, campos opostos de uma mesma GUERRA.
    Infelizmente, a meu ver com vencedor anunciado……o DINHEIRO.
    As pessoas, somente contam, enquanto consumidores \ pagantes.
    Sociedade \ Mundo, actual, sem valores e sem limites aos meios utilizados, para alcançar os objectivos, LUCROS.

  8. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Começa bem…LoL O suposto endereço está em branco…:-P Ou então ainda é cedo e não estou a ver…xD

    If you are a Class Member, the only way to get a payment under the Settlement is to visit the Settlement Website located at http://www.____________________.com and submit a valid online Claim Form.

  9. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    LOLOL…Tinha de ser…:-p

    As pessoas recebem $1…e os advogados $15.000…é justo….LoL…NOT!

    Pessoas = Nominal damages are typically considered to be one dollar ($1).

    Advogados = Class Counsel also will apply for incentive or service awards to the Class Representatives for their services to the Class of up to $15,000 each.

  10. Avatar de Luis Miguel Carreira
    Luis Miguel Carreira

    “5. How do I know if I am part of the Settlement? The Court has decided that everyone in the United States who fits one or more of the following descriptions is a Class Member for purposes of the proposed Settlement:”

    … Na notícia faltou indicar que só se aplica aos utilizadores dos EUA.

    1. Avatar de Vítor M.

      Diz que é importante ler quem está abrangido, pois muitos utilizadores podem ter morado nessa altura. Além disso, está decisão poderá ser estendida a outros países, tal como em decisões deste género no passado.

  11. Avatar de Ricardo Jorge Martins Silva
    Ricardo Jorge Martins Silva

    Ora bolas eu tive um iPhone 3GS mas já foi em 2015 já não dá direito mas tive um daqueles réplicas em 2010 pode ser que também dê XD

  12. Avatar de Pedro Osório
    Pedro Osório

    Morei nos Estados Unidos por essa altura… hmmm acho que posso ser um beneficiado… um dólar… mas vou ver se o recebo