Motores/Energia · Notícias

Um construtor automóvel francês vai fabricar drones de guerra na Ucrânia

22 Comentários

A França e a Ucrânia selaram uma parceria inédita para a coprodução de drones militares. Um construtor automóvel francês participará nesta colaboração tecnológica, confirmada na sexta-feira à noite pelo ministro das Forças Armadas, Sébastien Lecornu.

Imagem de drones da Ucrânia


França entrega à Ucrânia drones de guerra de última geração

O ministro anunciou, no canal LCI, uma parceria franco-ucraniana para produzir drones táticos — uma colaboração “sem precedentes” entre Paris e Kiev no sector dos pequenos veículos aéreos táticos.

O acordo militar e industrial combinará a experiência ucraniana em campo de batalha com a capacidade francesa de produção automóvel. A produção local, na Ucrânia, servirá os objetivos operacionais de ambos os países parceiros.

Experiência ucraniana revoluciona a abordagem francesa aos drones

É preciso ter a humildade de reconhecer que os ucranianos são hoje melhores do que nós na concepção de drones e, sobretudo, no desenvolvimento das doutrinas de utilização associadas.

O conflito ucraniano, verdadeiro laboratório em tempo real, acelerou de forma notável a inovação tática e as contramedidas eletrónicas.

Admitiu sem rodeios Sébastien Lecornu no novo canal 15 da TDT francesa.

A parceria avança agora com a instalação de linhas de produção diretamente na Ucrânia. Uma PME francesa da área da defesa junta-se a um misterioso construtor automóvel francês (Peugeot? Citroën? DS Automobiles? Renault? Alpine?) nesta iniciativa industrial.

A identidade deste gigante automóvel permanece, para já, confidencial, mas a sua experiência em produção em massa é o trunfo central da operação.

Esta colaboração aposta numa produção local que beneficiará ambos os exércitos, francês e ucraniano. O objetivo? Reunir competências para uma rápida subida de capacidade tecnológica.

Temos empresas civis que sabem produzir em série, gerir cadeias logísticas e stocks. Cabe-nos aproveitar essa capacidade para responder às exigências operacionais, com o apoio dos ucranianos que nos transmitem, em tempo real, a sua experiência tática.

Explicou o ministro, destacando a combinação do saber-fazer industrial francês com a agilidade operacional ucraniana moldada pela urgência do conflito.

Da encomenda à entrega, a França acelera finalmente os seus processos

Sébastien Lecornu não poupou críticas à lentidão dos ciclos tradicionais de aquisição militar.

Entre o momento em que os exércitos exprimem uma necessidade e aquele em que são finalmente servidos, há por vezes um desfasamento total. Encomenda-se um Minitel e ele chega depois de inventarem a Internet.

Ironizou. Uma metáfora certeira num tempo em que tudo se acelera.

A cooperação franco-ucraniana é um primeiro passo para a necessária transformação industrial. Perante ciclos curtos de inovação e uma competição tecnológica global intensa, os instrumentos de defesa precisam de evoluir.

A era dos desenvolvimentos que levam décadas aproxima-se do fim, pelo menos em sectores críticos.

A França, que procura reforçar o domínio sobre a tecnologia de drones militares, quer assim ancorar o seu exército numa lógica de utilização disruptiva, baseada em aprendizagem contínua e proximidade com os teatros reais de operação.

Esta revolução silenciosa poderá redefinir os padrões da indústria de defesa europeia, num mundo marcado por conflitos prolongados e competição tecnológica implacável.

Autor: Vítor M.
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Buraco sem fim, só pessoal a lavar $ e €…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Tens de estudar um bocado sobre guerras para entender o papel da indústria nas mesmas.. isto é só o começo

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Sim Zé, ele tem de estudar.
        Tu não, porque és um catedrático.
        Ora então pensa lá Zé, quem é que tem o murro final, caso necessite dele? Não é a Rússia que é um país com armamento nuclear?? Sim, podes ir-te entretendo com murrinhos e cachacinhos, mas se chegar a hora, tens noção de quem tem o poder, certo??
        Estranho, pessoas tão inteligentes, supra-sumos da intelectualidade humana, não entenderem algo tão simples: enquanto a Rússia andar lá com murrinhos e cachacinhos a Ucrânia não entra na UE nem na nato. Porquê? Porque o principal requisito para entrar em qualquer delas, é o país não estar em guerra. A Rússia sabe-o. Estas sumidades é que parece que afinal, falam muito, querem muita guerra, mas não vêm nada.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Sou tão inteligente que defendo que a nato devia ter intervido desde o início e nesta altura já não havia guerra.
          O murro final ninguém tem, as tretas do nuclear não passam de tretas, ninguém tem coragem para as usar, até porque quem se atravesse seria imediatamente aniquilado

      2. Avatar de Alfie
        Alfie

        O papel de qualquer empresa em qualquer situação é ganhar dinheiro. O resto são cantigas de embalar e enganos ao Zé Povo, pagador das despesas.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          A menos que tenham de entrar em requisição civil

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Aqui só há requisição civil para trabalhadores, não para capitalistas.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            viu-se no apagão

  2. Avatar de Max
    Max

    Há mais países que já produzem ou anunciaram a intenção de produzir material militar na Ucrânia, como a Dinamarca (obuses) e a Alemanha (armas de longo alcance). E também investimentos de empresas de material militar como a alemã Rheinmetal (blindados) e a francesa KNDS (munições).
    Nos drones, que têm tido um grande desenvolvimento na guerra da Ucrânia, os ucranianos são comprovadamente avançados. No recente ataque em vários aeroportos russos destruíram 1/3 dos bombardeiros estratégicos russos. Os drones estão sujeitos a interferências, que têm sido contrariados com ligação ao operador por cabo de fibra ótica, de 30 km ou mais. Os transportados em camiões e que atingiram os aviões estratégicos russos, diz-se que eram controlados por operadores mas também por IA caso a ligação ao operador fosse interrompida.

  3. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    A parte boa é que o do Cornu, só tem marcha atrás..

    É possivel que seja a Peugeot, pois é mais próxima dos N*, historicamente falando..mas esperemos para ver.
    Engraçado que os Judeus estão a deixar cair o tabu, sobre o envolvimento deles com os N*

    Agora é facil ver que o Judeu por dinheiro e puder, vende tudo, até a mãe.. 😀
    Já agora vão tentar ver quais as figuras que geriam os campos de concentração…eram judeus..
    Agora também temos que tentar colocarmos na posição deles na altura, ou gerem o sofrimento dos outros, ou outros vão gerir o vosso..
    Já na Ucrânia, eles não tinham necessidade nenhuma de apoiar e formar N*, nojento.
    Ai é tudo por dinheiro e puder..em todas as partes, Ucrânia/Europa/EUA, em parte na Russia também, a outra parte é o povo russo que habita nessas zonas.
    Pesando tudo, os únicos que ainda existe alguma explicação é por parte dos Russos, até o novo Presidente da Coreia do Sul, já disse que o Zé..provocou o conflito..

    A Europa e EUA queriam a Democracia e Liberdade do Donbass, chamada Litio e Terras Raras.
    A Rosatom rifou-os, e foi sem vaselina, criaram baterias de estado sólido com a China Nickel-Cobalto-Manganes, problema resolvido.

    O que ainda sobra??
    Sobra a posição estratétiga do local geográfico para atacar o interior da Russia, mas eu não sei se isso vale o risco de uma guerra nuclear.
    Isso é estupido, porque, em aperto, obviamente que a Russia vai lançar sopositórios da paz, e esses limpam tudo.
    Mas a ver vamos, ainda ha muita agua para correr debaixo da ponte e o Europeu devido aos seus 500 anos de terror, não está habituado a perder,não aguente a vergonha, vamos ver.

    1. Avatar de Biboschalupas
      Biboschalupas

      Se não fosse para fazer efeito, não se bebia.

    2. Avatar de barta
      barta

      Ora aqui encontramos alguém que sem conhecimento algum, através de diarreia verbal e falta de honestidade mental, vem agora tentar ludibriar os leitores do pplware.
      Parece ter acordado recentemente para a vida, esquecendo tudo o que está para trás e que fez chegar a este momento.
      Penso eu agora, este deve ser militante do BE ou do PCP, apoiantes do regime Russo, que normalmente tem de peixe (curta) e esquecem-se que o Socialismo/Comunismo são responsáveis por crimes mais horrendo e em maior número que os N* (como ele diz).
      Eu abomino qualquer um destes regimes e aconselho primeiro o Marcelo a ler sobre história europeia e a procurar os reais inícios desta guerra, volte aos anos 2009/2014, se for minimamente capaz de entender mais que 2 linhas de texto, entenderá o restante.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Barta, mas tu vês sempre o mesmo canal?
        PCP? Que sabes tu do PCP rapaz? Já foste ler sobre quem lutou pelo 25 de abril? Conheces o Álvaro cunhal?
        Lol, vai estudar rapaz. Podes não votar neles, como eu, mas essa diarreia verbal tirada não sei de onde, ofende qualquer pessoa que saiba o mínimo de história.

        1. Avatar de barta
          barta

          Sabes tu quem foi? Eu sei quem foi e o que tentaram impor em Portugal após a revolução de Abril. Ainda bem que houve homens a sério, tal como Ramalho Eanes que colocou esse comuna no lugar dele, ele, Otelo e Raimundo Neves.
          Puto, não me venhas falar do que provavelmente não sabes, mas se queres falar sobre esse tema há muitos outros canais onde o possamos fazer e ainda aprendes algo de história.
          Podes também ir ler quem lutou pelo 25 de abril, podes agradecer a muitos mas não ao Álvaro.
          Podes também aprender um pouco sobre o 25 de Novembro e da tentativa de ser implementado o regime, como na união soviética, pelo PCP.
          Nos dias de hoje as pessoas são mais instruídas, por isso o socialismo está em extinção e não de esqueças, N* era Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.
          Quanto ao votar, podes votar em quem quiseres, nem precisas de ser inteligente para tal, basta por a cruz onde te catequizaram, mas não venhas com as tretas que o partido te habituou para cima de mim, eu estudei e conheço a história do meu país, já tu..

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Quem deu o 25 de abril a Portugal foram os comunas que tanto queriam ser eles o ditadores que o foram até ao 25 de novembro.
          Não é à toa que em muitos países do mundo os comunistas eram perseguidos porque eram vistos como terroristas com associações ao comunismo russo.. como podemos verificar ainda hoje o nosso PCP com o rabo preso na situação da Rússia.. só não percebo como permitem que esse partido ou qualquer partido com ideais comunistas ainda exista, mil vezes pior que o fascismo

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        O socialismo científico (que não tem nada a ver com o “socialismo” neoliberal capitalista ou social democracia) não cometeu um unico crime. A regra era muito simples: eliminar capitalistas violentos, reeducar capitalistas não violentos.

    3. Avatar de barta
      barta

      Quanto ao seu primeiro parágrafo, não tinha qualquer necessidade de existir, o sr. é livre, vive em uma “democracia” e pode ser só ” só tem marcha atrás” como diz.
      O Importante é que todos estejam bem.

  4. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Fantastico, psicopatas europeus, e isso, contruem-na que a Russia destroi-a com um Oreshnik.

    1. Avatar de Bluff russo
      Bluff russo

      Patriots, NASAMS, Aster 30 , qualquer um destes derruba o Oreshnik. Aliás se o missil russovski é assim tão bom, porque é que não está a ser usado em massa contra a Ucrânia? Dava jeito, agora que os ucranianos mandaram pelos ares 1/3 dos bombardeiros estratégicos da russalhada.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Na verdade foi só 12%, se fosse 1/3 a Rússia estaria combalida e não a preparar ataques

  5. Avatar de Memória
    Memória

    ….
    Devem ser tão bons como os automóveis construídos pelos fabricantes de drones
    LOL

  6. Avatar de Grunho
    Grunho

    Deixa-me adivinhar: drones com motor Puretech e correia de distribuição banhada a óleo? E isso tem assistência na Rússia? E tem garantia?