Inteligência Artificial · Notícias

Vamos falar de privacidade: poderá a vigilância em massa aumentar por causa da IA?

11 Comentários

A União Europeia (UE) não viu as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) a ganhar força sem pensar, de imediato, numa forma de as regular. Ora, há organizações da sociedade civil que apontam que, ainda assim, a utilização de sistemas tecnológicos de reconhecimento facial poderá aumentar, constituindo um problema.

Vigilância


Conforme já vimos, a utilização da IA na UE será regulada pela Lei da IA. Esta é a primeira lei abrangente do mundo sobre a tecnologia e estabelece obrigações para os fornecedores e utilizadores em função do nível de risco.

Para organizações da sociedade civil, o regulamento que a UE está a preparar, e que se assume como o primeiro do mundo, tem demasiadas lacunas relativamente à utilização de sistemas tecnológicos de reconhecimento facial.

Embora o reconhecimento facial deva ser usado em contextos muito específicos sob autorização judicial, como em caso de ameaça terrorista, o alerta surge pela possível consequente falta de controlo.

A polícia tem condições muito amplas para utilizar estes sistemas.

O que receamos é que tal tenha um efeito de legitimação. Estes sistemas, que até agora temos conseguido contestar, dizendo que não os queremos numa sociedade democrática, vão tornar-se mais difíceis de contrariar. Noutros países poderão dizer que a UE aprovou estas tecnologias.

Explicou Ella Jakubowska, do Movimento “Resgata o teu rosto”, em entrevista à euronews.

Câmara de vigilância

O Parlamento Europeu defendia a proibição destes sistemas, mas acabou por ceder nas negociações a exigências de alguns Estados-membros, no sentido de criar exceções. O Governo francês, por exemplo, pretende usar a IA para monitorizar atividades suspeitas durante os Jogos Olímpicos, este ano.

Para Ella Jakubowska, as exceções reforçam o medo de práticas de vigilância em massa, porque podemos esperar “um aumento potencial da utilização de sistemas de reconhecimento facial nos nossos espaços públicos, especialmente quando estes sistemas são utilizados em direto”.

Por exemplo, quando se está a andar num espaço público, a ir às lojas, no caminho para a escola ou para o médico, a participar numa manifestação; poderá haver poderes acrescidos para os agentes de aplicação da lei utilizarem esta tecnologia de reconhecimento facial em tempo real, seguindo quem quer seja, em qualquer local.

 

Para a UE, o regulamento para a IA assegura equilíbrio

Apesar das preocupações expostas pelas organizações da sociedade civil, o Parlamento Europeu argumenta que o regulamento assegura equilíbrio entre a promoção da segurança e os direitos civis.

Se tivéssemos proibido esta técnica, aconteceriam duas coisas. Primeiro, a sociedade perguntaria porque é que a integridade de um terrorista deve ser mais importante do que a segurança dos nossos cidadãos? Em segundo lugar, esta técnica continuaria a ser desenvolvida por outros países, especialmente pela China.

Disse Arba Kokelari, eurodeputada sueca, à euronews, defendendo que “a proposta de lei é uma boa forma de equilibrar a integridade, mas também a segurança”.

Também pode gostar

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Pinheiro
    José Pinheiro

    Sou a favor de mais vigilância em espaços públicos. Existe muito crime a passar impune. A começar por vandalismo, furtos e as vezes até rixas. Ainda ontem vi um video de um americano que foi espancado e roubado no Porto. Ele foi abordado por um gang estrangeiro que lhe queria vender droga falsa e quando ele negou a compra tentaram fazer-lhe a folha. Teve sorte que veio logo um grupo de portugueses a ajuda-lo. Podia ter acabado bem pior para ele. É este o dia-a-dia de um dos países supostamente mais seguros do mundo.

    1. Avatar de PoisPois
      PoisPois

      É fácil de resolver o problema do crime em 90%, sem câmaras.
      Portugal ser só habitada pelos Portugueses com descendência comprovada de 3 séculos.

  2. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    “Vamos falar de privacidade: poderá a vigilância em massa aumentar por causa da IA?” Sem dúvida alguma. Deixem isto da Inteligência Artificial consolidar-se e vocês até ficarão pasmados. Reconhecimento facial ?? Isso é um somenos.

  3. Avatar de Joao+Magalhaes
    Joao+Magalhaes

    Sempre que leio algo sobre “privacidade” fico a pensar que em Portugal são só 00setes, carregam forte e feio nos instagrams e facebooks e ficam indignados com a “privacidade”. Vigilância só é má para quem está a fazer algo errado, eu tenho o maps sempre ligado, para todos os sítios que eu vou ficarem gravados, adoro voltar 2,3,4,5… anos atrás e ver os Países em que estive. Era colocar câmeras em todo o lado e certamente resolveria muita coisa em termos de crime, fácil. Quem não deve não teme.

    1. Avatar de Camões
      Camões

      Quem abdica da privacidade em prol da segurança, não merece merece nenhuma das duas.

      Não devo nada mas temo pela minha privacidade.

      1. Avatar de Joaquim Afonso
        Joaquim Afonso

        verdade!
        privacidade e liberdade

  4. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Não vai demorar muito para a “VIGILÂNCIA” ser feita em massa e por consequência a “REPRESSÃO” em massa. Tanto a nível da ONU como da CEE, estão a ser preparadas “LEIS” sobre este assunto. Como sempre, há já uma desculpa eleita “FAVORITA” para tal ser feito. Desde à muitos anos, que a vigilância já é feita a nível internacional (Telefones, faxes, telex, transferência de ficheiros de todo o tipo). Tudo o que se passa na internet é vigiado. Há uma modalidade que “eles” como consideram de “fake news”, ou informação que “eles” não querem que circule por não serem “convenientes”. Então, vão vir atrás e prender quem consideram criminosos. Criminosos porque disseram alguma coisa que eles consideram crime. É o lápis azul da censura dos nossos dias. Abre-se a boca para dizer ou comentar alguma coisa , e é-se preso pela policia do pensamento.

  5. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    Esta entrada massiva de imigrantes ilegais (e pelo meio imensos criminosos) tanto na Europa como nos EUA, etc. serve muito bem para gerar mais caos e anarquia, pois assim os “governos” terão mais um motivo parab controlar as pessoas e, com isso, estas ficarão cada vez mais dependentes do Estado. É a escravatura moderna e como andam quase todos distraídos e/ou manipulados, por medo ou conveniência vão aceitar!

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Em Portugal, o crime aumentou exponencialmente. Há lugares em que a policia não vai por causa do crime organizado. Basta ver a estatística dos que foram presos. Estatística por nacionalidade , etnia, etc … A policia vê-se e deseja-se para controlar o que quer que seja porque já saiu de controle à muito tempo, nem armados até aos dentes conseguem nenhuma coisa.

      1. Avatar de Joaquim Afonso
        Joaquim Afonso

        pôxa… não sejas xenófobo, islamofóbico, anti-isto e anti-aquilo.
        isso é o que os nazis e fascistas querem que tu acredites… mas a verdade é que está tudo cada vez mais tranquilo e sereno. Não há crime nenhum e Portugal está cada vez mais maravilhoso com este enriquecimento cultural!!!!
        #vaificartudobem 😉
        Venham mais umas valentes centenas de milhares de imigrantes. O nosso amado Costa tem toda a razão em deixar entrar esta gente maravilhosa!