Google/YouTube · Inteligência Artificial · Notícias

Versão gratuita do Google Gemini permite agora fazer upload de ficheiros

5 Comentários

A Google decidiu intensificar a sua concorrência com o ChatGPT e disponibilizou gratuitamente uma funcionalidade até agora exclusiva da versão paga do Gemini. A partir de agora, os utilizadores do Gemini podem fazer upload e analisar ficheiros sem qualquer custo adicional!


Google dá passo gigante

A análise de ficheiros deixou de ser exclusiva do plano Gemini Advanced e está a ser gradualmente disponibilizada a todos os utilizadores da versão gratuita. O lançamento está a decorrer de forma faseada e, quando estiver disponível na sua conta, a app notificá-lo-á sobre a nova funcionalidade através de um pop-up.

Como funciona a análise de ficheiros no Gemini

A utilização desta ferramenta é simples. Se tiver uma conta Google, basta aceder ao Gemini e clicar no ícone “+” localizado no canto inferior esquerdo. Aqui, encontrará duas novas opções para carregar documentos:

  • Ficheiros: possibilita o envio de documentos guardados no dispositivo, seja um smarphone ou um computador.
  • Drive: permite dar upload de ficheiros diretamente a partir da sua conta Google Drive.

O Gemini é compatível com uma grande variedade de ficheiros, incluindo:

  • Texto simples: TXT
  • Documentos: DOC, DOCX, PDF, RTF, DOT, DOTX, HWP, HWPX, além dos criados no Google Docs
  • Ficheiros de dados: CSV, TSV
  • Folhas de cálculo: XLS, XLSX e ficheiros criados no Google Sheets
  • Linguagens: C, CPP, PY, JAVA, PHP, SQL, HTML

O que é que o Gemini pode fazer com os seus ficheiros?

Esta funcionalidade permite que o chatbot interprete documentos, resuma conteúdos, crie relatórios detalhados ou até elabore gráficos com base nos dados fornecidos. Até agora, esta era uma das vantagens do ChatGPT na sua versão gratuita, tornando o Gemini uma opção menos apelativa para muitos utilizadores. Com esta mudança, a Google dá um passo importante para nivelar a concorrência.

Outra grande vantagem é a capacidade de compreender não apenas o texto, mas também elementos visuais dos documentos, identificando padrões e detalhes minuciosos que podem passar despercebidos numa análise manual.

Há limites para esta funcionalidade?

A Google ainda não especificou as restrições exatas da versão gratuita. No plano Gemini Advanced, o upload e análise de ficheiros estavam limitados a 1 milhão de tokens, o equivalente a cerca de 1500 páginas de texto ou 30.000 linhas de código.

Agora que a funcionalidade foi disponibilizada sem custos, é provável que haja uma redução nesse limite, mas ainda não há informações concretas sobre até que ponto essa capacidade foi ajustada.

 

Leia também:

Google traz ainda mais funcionalidades ao Gemini no ecrã de bloqueio do Android

Autor: Rui Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Na versão API está sem limite e é grátis para já, funciona muito bem.

  2. Avatar de MKD
    MKD

    Excelente mas ainda anos luz da apple inteligence wue criou a AI. A verdade e que ja comecamos a ter AI ( apple inteligence) em varios produtos e mercados e esta a crescer. As empresas investem cada vez mais em apple inteligence e isso e bom para a economia

      1. Avatar de MKD
        MKD

        AI Apple inteligence, que parte não entendes?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Agora com a parceria com a Chinesa Alibaba pode ser que a Apple intelligence comece realmente a funcionar e a oferecer algo realmente inovador, comparando com o Gemini num Samsung Galaxy por exemplo é da noite para o dia.

          Tens imensos exemplos no youtube vê este:
          https://www.youtube.com/watch?v=JmxqOX0RN1w