Notícias

WC com Inteligência Artificial poderá detetar e diagnosticar doenças através dos dejetos

6 Comentários

Estamos na fase em que, descoberta a facilidade de usar Inteligência Artificial, tudo poderá ser alvo da sua ação. Sabemos que uma escova de dentes pode ter IA, um dispositivo móvel, o nosso carro e até o espelho do seu WC.

Por falar em WC, sabia que há sanitas com tecnologia capaz de usar a Inteligência Artificial para analisar os dejetos humanos e diagnosticar doenças? Vamos perceber que mundo é este que nos estão a oferecer.

Imagem wc com tecnologia inteligência artificial para diagnosticar doenças


Sabemos que o WC é um local de culto para muitos, um sítio de retiro para outros e que a maioria leva o smartphone ou o tablet (já nem falamos no PC) para dar como útil o tempo de evacuação. Antes andávamos a ler rótulos dos shampoos e outros frascos por lá existentes e hoje, com a modernidade dos dispositivos móveis, temos mais informação.

No Japão, terra de todas as possibilidades, onde a excentricidade não tem limite e a cultura da higiene é levada ao extremo, ter uma sanita com tecnologia de lavagem e com sensores variados é normal. Mas e se o vaso fizesse também “análises” ao que lá deixamos?

Imagem wc com tecnologia inteligência artificial para diagnosticar doenças

Essa parece ser a ideia de Sanjay Mehrotra, diretor executivo da fabricante de semicondutores Micron Technology. Este responsável tem planos para colocar a Inteligência Artificial a trabalhar para nós num patamar mais íntimo. Prevê ser possível em breve os WCs conseguirem analisar e digitalizar os nossos dejetos e criar informação médica para nos ajudar a prevenir ou atuar em caso de doença.

A proposta não é apenas ter sensores, isso já existe desde 2015 no Japão. Desde há vários anos que as sanitas fornecem dados brutos (WCs capazes de medir o fluxo de urina do utilizador). Agora, o que é proposto passa por instalar dispositivos com capacidade de identificar os sinais subtis (diferentes em cada pessoa) que poderiam ser um indicador de algo mais sério. O nosso quarto de banho, portanto, seria por si só uma ferramenta de diagnóstico de saúde. A ideia é ter uma “sanita inteligente”.

Imagem wc com tecnologia inteligência artificial para diagnosticar doenças

Num evento de tecnologia, Techonomy 2018, que decorreu nos Estados Unidos na semana que passou, Sanjay Mehrotra referiu numa conferência que “A medicina está a caminho de se tornar medicina de precisão”, referindo-se a tratamentos cada vez mais precisos, com adaptação a cada indivíduo.

Em exemplo foi colocado o típico exame que as pessoas fazem às fezes e à urina, como método frequente para deteção de vários tipos de doenças (de infeções estomacais, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras…). Portanto, é bem-vinda a tecnologia que permite ao paciente fazer estas análises sem estar confrontado com alguém, tornando o momento embaraçoso. Bastava ir ao WC e ter essa informação totalmente disponível em formato digital.

Esta abordagem já não é de agora. Há dispositivos, como lentes de contacto, pensadas para analisar se o utilizador tem diabetes oculares, também há outros dispositivos que fazem este tipo de análise.

Mas fica a ideia de que, em breve, com a ajuda dos muitos sensores que hoje existem, com a aplicação de Inteligência Artificial e com dispositivos dedicados a certas áreas, estar sentado na sanita vai passar a ter muito mais significado.

Via

Autor: Vítor M.
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Albano Silva
    Albano Silva

    A Observação das Fezes, costuma ser um Diagnóstico. Com as APps passam a ser “Tecnologia”…

  2. Avatar de Albano Silva
    Albano Silva

    A Observação das Fezes, costuma ser um Diagnóstico. Com as APps passam a ser “Tecnologia”…

  3. Avatar de Jose Magalhaes
    Jose Magalhaes

    E no Inverno,….? Vai ser cá um detectar de constipações….. ! As farmácias vão-se ver azuis para atender e vender tanta aspirina. Os velhinhos vão fazer fila à porta.

  4. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “um dia joao da silva grande analista de sistemas estava com uma grande dor no braço direito.
    foi ao medico e na consulta o dotor diz:
    voce pode fazer xixi nesse potinho e eu coloco no computador pra processar, e alguns minutos sai a resposta:
    joao da silva;
    34 anos;
    analista de sistemas;
    casado;
    1 filha;
    e com artrite no braço direito!
    joao dasilva enlouquecido, grita:
    eu sou analista de sistemas e nunca vi nada assim! eu nao acredito!!!
    o doutor paciente acalma-o:
    esta é a nova tecnologia!
    eu nao acredito! diz joao….
    estao fazemos assim:voce vai pra casa faz xixi no potinho de jejum e me traz amanha!
    joao topa e vai pra casa e em um ar de sacanagem pede pra mulher fazer xixi, a filha fazer xixi, ele faz, coloca oléo do carro, bate uma punheta e coloca tudo junto, so esperando o proximo dia!
    entao na manha seguinte, vai ao médico e colocando o potinho no processador sai a resposta:
    joao da silva;
    34 anos;
    corno;
    filha gravida de 3 meses;
    carro faltando oleo;
    e quando for bater uma bata com a mao esquerda porque a direita ta com artrite!!!!”

    1. Avatar de João da Silva
      João da Silva

      Ahahaha lindo, até chorei!

  5. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Deus do céu, já nem a cagar uma pessoa está sossegada