Notícias

Acesso a Internet sem fios nos aviões europeus já em 2017

7 Comentários

As melhorias nos condições que nos são oferecidas nos aviões tem sido uma realidade ao longo dos anos. Mas há algo que muitos querem e que ainda não podem ter, por razões técnicas e por falta de oferta.

O acesso à Internet é uma dessas melhorias que todos querem e que tem demorado a chegar. Mas esse problema poderá estar resolvido dentro de 3 anos, quando a Inmarsat lançar e tiver operacionais uma nova rede de satélites.

wifi_avioes_1


Esta melhoria é esperada já há alguns anos, para dar aos utilizadores das viagens de avião uma experiência completamente diferente da que têm agora.

O acesso à Internet sem fios nos aviões é já uma realidade nos Estados Unidos, onde os viajantes podem já usufruir deste acesso, sem qualquer problema ou complicações.

Se esta realidade é já uma comodidade acessível a todos nos EUA, na Europa a realidade é completamente diferente, não havendo sequer planos concretos para a sua disponibilização.

O problema, para além de técnico é também de limitações impostas pela entidades reguladoras, que começam agora a ponderar a sua disponibilização.

A Inmarsat, empresa britânica especialista em satélites, anunciou agora que pretendem ter já em 2017 um serviço destes a funcionar, baseada numa nova família de satélites que irá lançar.

Este novo sistema irá criar redes ar-terra, que vão permitir aos operadores e às companhias aéreas a disponibilização do acesso à internet, por redes sem fios, nos aviões.

wifi_avioes_2

Para além destes satélites irá também ser necessário a colocação de cerca de 300 torres de comunicações, apontadas ao céu, que farão a comunicação com os satélites.

Este sistema é similar ao que está a ser já usado desde 2008 pela empresa GoGo para fornecer acesso à Internet nos aviões comerciais e particulares nos Estados Unidos.

Apesar de chegar com alguns anos de atraso face ao que os Estados Unidos já têm implementado e em funcionamento, é uma excelente notícia para todos os que querem ter conectividade e acesso à Internet nos aviões durante as suas viagens dentro da Europa.

Homepage: Inmarsat

Também pode gostar

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Estive a ver os preços GoGo e são 5 dolares/ hora, 16 dolares/dia ou 59.95 por mês e uso ilimitado. Até pensei que fosse mais caro. Claro que se comprarem horas individuais, por exemplo num voo de 4 horas sempre com net fica caro.
    Veremos na europa… A avaliar pelos preços nos aeroportos não será nada barato.

    1. Avatar de Raul
      Raul

      Sim a meu ver, os preços praticados na Europa vão ser absurdos, faço varias viagens por ano de avião (no ultimo ano 12 viagens), e os preços mais altos que vi foi mesmo em Portugal. Em Geneve ou em Zurich (Ambos aeroportos Suiços), a internet é gratuita por periodos de 30 minutos renováveis em qualquer parte do aeroporto! Basta fornecer o nosso numero de telemovel (Pode ser de qualquer país/companhia) para receber-mos uma credencial valida por 30 minutos. Ao fim de 30 minutos é so pedir uma credencia nova.
      Portugal nesse aspecto está muito “atrasado”, num aeroporto hoje em dia é quase “essencial” ter internet gratis. Se temos internet nos autocarros de longo curso (Rede-Expresso e Citi-Express), nos comboios (CP) porque é que ainda não temos nos aeroportos, se o custo de instalação/manutenção é muito menor?

      1. Avatar de Deus
        Deus

        Na Polónia é grátis e ilimitada nos aeroportos. 😉

  2. Avatar de KID
    KID

    Os aviões TAP com destino ou partida dos EUA têm o serviço OnAir onde cobram, pelo menos na minha última viajem (em Maio), USD 7,50 – por 4MB de acesso, e USD 15,00 – por 10MB de acesso. Também há planos para maiores consumos…

  3. Avatar de RTrigo
    RTrigo

    Voei recentemente pela Norwegian, tinha WiFi a bordo e gratis.

    http://www.norwegian.com/uk/travel-information/travel-services/wifi/

  4. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    2017? Isso é que é tempo para instalar os routers xD

  5. Avatar de Rui machado
    Rui machado

    2017? Bem este ano ja viajei duas vezes na TAP porto-rio de janeiro e usei a internet a bordo. Sim o serviço on-air da TAP ainda e caro e nao muito rapido. Mas se pensarmos que em sitios onde os aviões teem dificuldade em contactar com os controladores aereos nós podemos falar com a familia pelo skype ou cousa do genero e sentir uma maior proximidade, e simplesmente fabuloso.
    Por mim fiquei extramamente feliz e dei o dinheiro por bem empregue.

    Por isso nao acho que estejamos tao atrasados quanto isso em relação aos EUA. Pelo que sei já existe este serviço na TAP a alguns anos.
    E so agora se começa a massificar devido nao a tecnologia mas sim a legislaçao que so recentemente permite usar smartphones e laptops em wifi a bordo de aviões.