Inteligência Artificial

Elon Musk e a xAI tornaram o Grok 2.5 open source e acessível para todos

4 Comentários

A AI e os diferentes modelos são atualmente um dos maiores negócios no mundo da tecnologia e uma das fontes de rendimento das grandes empresas. Contra este ciclo, Elon Musk e a xAI revelaram agora uma boa notícia: o Grok 2.5 open source e acessível para todos. Esperam-se mais novidades para breve.

Grok Elon Musk xAI open-source


Muitas das preocupações com a inteligência artificial podem ser ultrapassadas através da transparência. E é em nome da transparência que Elon Musk anunciou o código aberto do seu modelo Grok 2.5. Além disso, a empresa de IA também tornará o modelo Grok 3 de código aberto em cerca de seis meses. Existem regras de utilização, que são limitadas, mas ainda assim abrangentes.

O proprietário da X e da xAI disse simplesmente: “O modelo Grok 2.5 da @xAI, que foi o nosso melhor modelo no ano passado, é agora de código aberto. O Grok 3 será de código aberto daqui a cerca de 6 meses”. A partir de agora, o código-fonte está disponível para qualquer pessoa ver, descarregar e utilizar através do Hugging Face. O anúncio foi feito numa publicação breve e discreta na sua própria plataforma social X.

Embora a notícia seja bem-vinda por qualquer pessoa que queira aprofundar o funcionamento interno do Grok 2.5, Musk e a xAI dificilmente lideram o caminho. A Meta já disponibilizou o seu próprio modelo Llama em código aberto. A OpenAI, tal como a Meta, também lançou os seus modelos de IA em código aberto, e não há indícios de que isso não vá continuar.

Parece que Elon Musk trabalha com um ciclo anual. Como o Grok 2.5 foi o modelo da xAI desde 2024, está a ser disponibilizado em open source agora, em 2025. O Grok 3 foi lançado em fevereiro deste ano, e o prazo de seis meses leva-o até fevereiro do próximo ano.

Elon Musk disse antes que o Grok 5 deverá ser lançado no final de 2025, pelo que pode-se provavelmente esperar ver este modelo específico com código aberto no final de 2026 ou no início de 2027. Houve várias controvérsias em torno do Grok, incluindo respostas racistas a perguntas e fugas de dados de utilizadores.

Este é apenas o exemplo mais recente de grandes empresas que compreendem e demonstram publicamente a importância do software de código aberto. É algo em que até empresas como a Microsoft se têm empenhado, e faz muito sentido tornar o código-fonte publicamente disponível e reutilizável. Ajuda a determinar como funciona um projeto, mas também dá a mais pessoas a oportunidade de identificar erros e apresentar ideias de como as coisas podem ser melhoradas.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Tenho que dar os parabéns ao Musk por esta atitude que também defendia para o Chatgpt quando ainda fazia parte do projecto.

    1. Avatar de dofino
      dofino

      Agora basta ter 500GB de espaço em disco e um bom sistema para se ficar totalmente independente da recolha de dados que os LLMonline fazem…

      1. Avatar de bot com QI acima dos 115.
        bot com QI acima dos 115.

        mais um bot que acha que recolhem dados….com esses dados (que 99% é lixo) nao iam fazer grande coisa. todo o treino deles é feito com dados que controlam e escolhem). os dados que eles te dao ja os tem la….nao vai entrar em looping. as perguntas sim essas podem ficar para treinar mais tarde para dar melhores respostas a essas perguntas.

  2. Avatar de bot com QI acima dos 115.
    bot com QI acima dos 115.

    Podem meter tudo gratis. é um lodo o Grok.