Inteligência Artificial

Imagem de Papa Francisco de casaco branco e cruz ao pescoço será verdadeira?

6 Comentários

Nos últimos dias começou a ser partilhada nas redes sociais uma imagem do Papa Francisco a passear-se de casaco branco e cruz ao pescoço prateada, e provocou alguma confusão entre as pessoas que a consideraram como verdadeira. Mas a inteligência artificial é a chave para esta imagem.

Imagem de Papa Francisco de casaco branco e cruz ao pescoço será verdadeira?


A imagem de Papa Francisco a caminhar nas ruas com casaco branco e cruz prateada ao pescoço já se tornou viral e muitos foram aqueles que a tomaram como verdadeira. Segundo o site News Scientist que cita esta Ryan Broderick um especialista em web culture, este é, na verdade, “o primeiro caso de desinformação massificada” de uma imagem criada por inteligência artificial.

A fotografia foi gerada por inteligência artificial que se baseia em descrições de texto, através do software baseado no Midjourney. As capacidades deste software estão cada vez mais desenvolvidas e as imagens criadas trazem um realismo nunca antes visto em imagens criadas por software de forma automática.

No caso das imagens do Papa, estas foram partilhadas há apenas 4 dias no Reddit tendo-se já tornado virais.


O software usado para a criação destas imagens criadas por IA foi o mesmo que gerou as imagens de Donald Trump a ser detido. Essas imagens foram também consideradas como reais por muitos, contudo, foram rapidamente desmentidas.

O problema das imagens criadas por software não é novo, mas, até então, existiam muitos pormenores que as desmentiam com grande facilidade. Contudo, a tecnologia tem evoluído de forma muito rápida neste campo e as imagens do Papa são reflexo disso mesmo. Os casos mais populares colocam estas personalidades em situações extremas, mas a contextualização poderá ser ajustada criando, de facto, ideias falsas sobre uma personalidade ou mesmo um contexto.

No subreddit do midjourney os exemplos de imagens criadas por IA são absolutamente perturbadoras, considerando que não são reais.

Autor: Maria Inês Coelho
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Repara
    Repara

    Trump convocou os seus apaniguados para se manifestarem frente ao Tribunal porque ia ser detido.
    As imagens da detenção e de Trump e já na na cadeia ficaram boas.

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      Nesta questão do Trump sinto-me enganado, então o palhaço convida o pessoal para assistir ao circo e depois alguns actores não aparecem para concretizar o espetaculo…

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Das 4 imagens do Papa, a 3ª é a única que me poderia deixar na dúvida, porque as outras nota-se que não é a pessoa em questão.

  3. Avatar de AlexX
    AlexX

    “(…) este é, na verdade, “o primeiro caso de desinformação massificada” de uma imagem criada por inteligência artificial.” Melhor dito seria, o primeiro que assumiram como sendo desinformação massificada. Isto já deve estar em uso há pelo menos 23 anos pela indústria de entretenimento que fabrica aquilo que chamam notícias, principalmente as redacções da telenovela das 20h. Quando um tal de Supasorn Suwajanakorn (nome também deve ser fake) surgiu num Ted Talk em 2018 mostrando fake clips de vídeo com voz de Obama, já aquilo se fazia há muitos anos. Lá que a maioria acredite que isto é invenção nova porque de repente bem como do nada, umas quantas plataformas diferentes disponibilizam esta ferramenta, podem sossegar que isto foi muito bem estudado antes de ser divulgado.
    E se por enquanto ainda podemos ver o Papa (se é que ainda é vivo) vestindo 4 casacos diferentes com pelo menos 3 peças interiores diferentes e usando 4 pares de óculos diferentes numa saída casual (e o Papa nem sai, nem nunca saiu sozinho), ou Trump trocando de gravata durante uma perseguição onde corre pela vida que nem um jovem de 20 anos, chegará o tempo caso assim o queiram em que ninguém conseguirá mostrar que é fake além daquilo que dirá o instinto. Por enquanto o erro é propositado para que a imensa minoria dos mais atentos possam confirmar que tudo não passa dum grande filme, como por ex um Biden com corpo moreno e atlético caíndo de bicicleta frente aos fotógrafos e levantando-se num ápice.

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    Um bom papa veste blue jeans, blusão de couro, chapéu à cowboy e calça botas texanas.

  5. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    Papa-misto, patrocinado pela Balenciaga.