Inteligência Artificial

Se não quer que a Meta use a sua informação para treinar a IA só tem de seguir estes passos

9 Comentários

Tal como muitas outras empresas, também a Meta está a apostar na IA para ajudar os utilizadores a criarem conteúdos. Estes usam a IA generativa que automatiza todos os processos. Claro que tem de ser alimentada e ensinada, usando dados dos seus utilizadores. Quem não quiser que a Meta use essa informação pode fazê-lo de forma simples. Saiba como.

Meta IA informação treinar


Meta usa dados para treinar a sua IA

A Meta descreve que a sua IA generativa permite às pessoas criar conteúdos de uma forma rápida, nova e entusiasmante. Não é uma base de dados ou uma recolha estática de informações, mas sim modelos computacionais. Estes são treinados por milhares de milhões de informações provenientes de diferentes tipos de dados, como texto e imagens.

Uma vez que é necessária uma quantidade elevada de dados para treinar modelos eficazes, é utilizada uma combinação de fontes para o treino da IA. Estas fontes incluem informações publicamente disponíveis online e informações licenciadas, bem como informações dos produtos e serviços da Meta.

É precisamente nesta última fonte de dados que os utilizadores do Facebook e outras redes sociais da Meta podem intervir. Têm a possibilidade de pedir que as informações pessoais sejam eliminados e assim não usadas pela IA generativa. Podem ainda opor-se ou restringir o tratamento das informações pessoais de terceiros usadas.

Meta IA informação treinar

Apagar a informação usara para treinar

Toda a informação está detalhada pela Meta no seu Centro de Privacidade, onde descreve como e quando usa os dados dos utilizadores. Para eliminar estes dados ou limitar a sua utilização, os utilizadores precisam apenas de preencher o formulário presente nesta página.

Para eliminar os dados deve escolher a segunda opção e depois preencher os seus dados, para serem submetidos. O formulário descreve ainda como os dados são tratados e como podem ser transferidos para outras regiões, para aí serem usados para alimentar e ensinar a IA da Meta.

É desta forma simples que conseguem escapar à utilização dos dados pessoais para criar modelos de IA. Tal como outras marcas fizeram, os utilizadores podem negar a sua utilização e até pedir que esta seja eliminada e assim não ser usada nestes processos da Meta.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de l0avsxhd
    l0avsxhd

    Deveria de ser ao contrário. Teriamos que dar autorização para usar. Estas grandes empresas fazem e mudam as regras como lhes convem.

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Assumem-se como donas do mundo e os outros estão cá para lhes dar lucro. E quem não aceita é excluído e tratado como marginal e inimigo

    2. Avatar de kwi0907
      kwi0907

      Concordo, “opt-in” devia estar na lei e ser a norma. Mesmo assim tentariam contornar de alguma forma ou simplesmente pagariam as multas como já o fazem.

    3. Avatar de Felipe Cardoso
  2. Avatar de virtuacool
    virtuacool

    O problema é que a aplicação é gratuita, e nas condições de utilização, quando fazemos o registo, e que ninguém lê, está escrito que vão fazer recolha de dados e distribuir pelos parceiros.
    Para termos a aplicação gratuita, eles querem os nossos dados, em vez de dinheiro.
    Se toda gente desativasse esta partilha de dados, deixavamos de ter a aplicação gratuita e garantidamente a Meta ia cobrar pela utilização das aplicações.
    Isto é igual a praticamente todas as aplicações gratuitas.

    1. Avatar de Rambo
      Rambo

      O correto é todo mundo pagar pelos os servicos utilizados. Infelizmente essas pessoas maleficas, donos de Big Techs, pessoas que querem roubar, agem dessa forma coagindo atraves de contratos online. Eles sabem muito bem que a maioria das pessoas 99,9% sao inocentes (pois nao enchergam a maldade por de tras da situacao), sao “analfabetas” (pois nao entendem, nao interpretam as leis/clausulas, nem se formaram em bacharel de advocacia para entender o texto), sao apressadas (querem assinar/concordar rapidamente pois ler todas as clausulas gera desconforto pois é quase impossivel para a maioria interpretar e entender “o que esta por tras daquilo” de um modo geral). Resumindo, o que eles fazem com nós humanos é praticamente um ROUBO, um “estupro” forcado, pois 98% nao entendem o que esta escrito nas clausulas. Se mostrassem para nos o que eles fazem com nossos dados, tenho certeza que a maioria nao concordariam. Ou seja, sao ladroes. Agem de má fé.

    2. Avatar de Rambo
      Rambo

      Infelizmente o que eles fazem com nos, é roubar. Nos, so aceitamos aceitar o contrato, pois nao temos outra alternativa. Portanto o que eles deviam fazer é falar a verdade e dar opcao para o usuario/cliente de pagar um plano mensal/assinatura e troca nos dar mais garantia de que nos tratarao nossos dados com mais privacidade. Portanto eles mentem em nao querer dizer a verdade e COAGEM a todos assinarem sem mostrar um plano alternativo pago de mais privavidade e protecao para o consumidor. Ou seja, sao ladroes e mentirosos e falsos com a populacao. Eles “estupram” a populacao

    3. Avatar de Rambo
      Rambo

      Para voce ter uma nocao. La em cima, a opcao existente para remocao de dados oferecida pelo facebook sao 4 conforme o site. Nao pode escolher 2 opcoes ao mesmo tempo, mas nos sabemos que essas duas opcoes deveriam ser marcadas. 2- “Quero excluir informacoes pessoaisque terceiros usam para IA generativa” 3- “Quero contestar ou restringir o processamento de minhas informacoes pessoais que terceiros usam para a IA generativa”. Eu estou afim de excluir, contestar ou restringir… Portanto eu quero escolher as duas opcoes. Mas o site nao permite de tao mal feito isso. Nao basta excluir somente (2 opcao), portanto é necessario restringir o processamento de minhas informacoes pessoais que terceiros usam para IA generativa (3 opcao) para futuras aplicacoes. Ou seja, AS DUAS estao corretas