Internet

Atenção! Cartão de Cidadão caducado deixa de ser válido

7 Comentários

O título deste artigo parece estranho e mais que evidente! No entanto, é de relembrar que devido à pandemia todos os cartões caducados até fevereiro de 2020, continuam a ser válidos. No entanto, a partir de 31 de dezembro deste ano, um cartão de cidadão caducado deixa de ser válido, assim acontece o mesmo com os passaportes.

A modalidade Casa Aberta aos sábados em várias lojas de cidadão do país terminou este fim-de-semana, mas o horário vai continuar alargado durante a semana até fevereiro.

Atenção! Cartão de Cidadão caducado deixa de ser válido


O Cartão de Cidadão é um documento de identificação físico que contém um chip (smartcard), permitindo identificar o cidadão português perante qualquer entidade pública ou privada, pessoalmente ou de forma digital.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 22-A/2021, um cartão de cidadão que tenha expirado até fevereiro de 2020 tem validade até 31 de dezembro de 2021. A partir dessa data é considerado caducado.

Segundo é referido no Decreto-Lei n.º 22-A/2021

Certidões e certificados emitidos pelos serviços de registos e da identificação civil, documentos e vistos relativos à permanência em território nacional, bem como as licenças e autorizações, cuja validade expire a partir da data de entrada em vigor do presente decreto-lei ou nos 15 dias imediatamente anteriores, são aceites, nos mesmos termos, até 31 de dezembro de 2021.

O documento refere ainda que…

Os documentos referidos nos números anteriores continuam a ser aceites nos mesmos termos após 31 de dezembro de 2021, desde que o seu titular faça prova de que já procedeu ao agendamento da respetiva renovação.

Atenção! Cartão de Cidadão caducado deixa de ser válido

Tal cenário aplica-se também ao cartão da ADSE. O documento indica que…

O cartão de beneficiário familiar de ADSE cuja validade expire a partir da data de entrada em vigor do presente decreto-lei ou nos 15 dias imediatamente anteriores é aceite até 31 de dezembro de 2021.

Resumo dos cartões e documentos admissíveis até 31 de dezembro:

  • Cartão de Cidadão
  • Atestados médicos de avaliação de incapacidade que expirem em 2021;
  • Certidões;
  • Certificados emitidos pelos serviços de registos e da identificação civil;
  • Documentos e vistos relativos à permanência em território nacional;
  • Licenças e autorizações, bem como cartões de beneficiário familiar de ADSE.

Se um dos cartões referidos perde a validade a partir de 31 de dezembro, não se esqueça de renovar. De acordo com informações recentes, nos oito sábados entre 2 de outubro e 20 de novembro, foram efetuados cerca de 50 mil atendimentos para pedido, renovação e entrega do Cartão de Cidadão (CC) e para pedido e entrega do passaporte, o que permitiu triplicar a capacidade de resposta dos serviços.

 

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ana Rito Alves
    Ana Rito Alves

    E quanto à obtenção de cartão de residente em Portugal? Só é possivel requerer agendamentos no SEF através de contacto telefonico e os numeros de telefone constantes do site estão sempre interrompidos ou desligados. Assim sendo , não é possivel obter qualquer agendamento e – que eu saiba- não existe qualquer modalidade de casa aberta para o efeito. É evidente a falta de consideração por parte das entidades oficiais para com os requerentes de documentos de permanencia em Portugal. Não há serviço publico que funcione pior do que o SEF.

  2. Avatar de lopes
    lopes

    Dado a esta situação o pessoal das lojas de cidadão e afins deviam era trabalhar todos(seg a dom) os dias das 8 à 11h, para ver se as coisas não começavam a andar melhor em termos de cumprir prazos, não por meter mais umas horas que os senhores vão trabalhar mais, vão andar ali a engonhar e a malta que precisa não vê as coisas despachadas como sempre.

    1. Avatar de Narciso Miranda
      Narciso Miranda

      O problema não é meter o ppl das lojas do cidadao e afins a trabalhar mais horas, e mais dias.
      O problema é a lentidão e produtividade dessas pessoas. Todos vemos bem o tempo de espera que temos, e o tempo que ficamos a ser atendidos..

      Infelizmente nestes serviços públicos, parece que a regra da casa é “faz o mínimo possivel, pois sais às 16h e às 15h já estás em casa”

      1. Avatar de Luis Certã
        Luis Certã

        Uma pessoa levar cerca de 2 a 3 horas de espera para levantar o CC renovado… fora o tempo que esteve a fazer fila à espera que a loja abra…

  3. Avatar de Luis Certã
    Luis Certã

    E conseguir agendar para que alguém dos serviços se desloque a casa de um acamado com 80% de incapacidade física para renovação do CC ?!
    Porque será que pessoa nestas condições não possam ter CC vitalício?

    1. Avatar de Narciso Miranda
      Narciso Miranda

      Se tiver mais de 25, consegue o fazer, claro que com ajuda de alguem, a renovação online.

      1. Avatar de Luis Certã
        Luis Certã

        Eu disse “e conseguir agendar” a renovação online só dá se o seu CC não tiver já caducado, pois com o protelar das datas de validação devido à pandemia, o que conta é a data inicial e essa já caducou.
        Mas obrigado na mesma.