Internet · Notícias

Atenção! Fisco alerta para um novo e-mail fraudulento sobre reembolso

5 Comentários

Os e-mails, as chamadas e as mensagens fraudulentos estão em alta, conhecendo-se novos casos com perigosa frequência. Mais uma vez, o alerta parte da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e dá conta de um e-mail fraudulento que está a ser enviado para alguns contribuintes.



A AT emitiu um novo alerta para um e-mail fraudulento que está a ser enviado aos contribuintes relativamente a um suposto reembolso, sublinhando que o link sugerido não deve ser aberto.

A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, referentes a um eventual reembolso, nas quais é pedido que se carregue num link.

Conforme explica na mesma nota, estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas, pois “o seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”.

E-mail fraudulento referente a um reembolso pela AT

No exemplo partilhado pela própria AT, o contribuinte é informado de que tem direito a receber um reembolso de imposto de 250,20 €, bastando para isso preencher e enviar o formulário disponível por via de um link de nome “Reembolso de acesso”.

A AT avisa que “em caso algum deverá efetuar essa operação”, uma vez que a mensagem é falsa e deve ser ignorada. O objetivo passa apenas por “convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”.

 

Redobre a atenção a potenciais esquemas fraudulentos!

Este tipo de ação não é nova e tem sido cada vez mais recorrente, via e-mail, mensagens e chamadas telefónicas.

Considerando que Portugal está a poucos dias de ver o processo de entrega das declarações do IRS iniciado, mantenha os olhos bem abertos, pois esquemas como este deverão aumentar.

Também pode gostar

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Eu recebi um desses emails maliciosos. Afinal era mesmo das finanças a dizer que tinham baixado os impostos 😀

  2. Avatar de Fred
    Fred

    A sério?
    Com um texto daqueles quem é que acredita que o email é verdadeiro? E isso agravado pela conta de origem não ser uma conta com um endereço oficial a terminar em *****.gov.pt.

    1. Avatar de SVR
      SVR

      A teoria é que será propositado, porque quem acreditar, bem, digamos que é inocente ou não tão formado, e tem mais probabilidades de cair no esquema

  3. Avatar de Tobias
    Tobias

    Qual e o link?

  4. Avatar de Quantum
    Quantum

    O próprio imposto é uma fr@ude… Um gajo levanta-se de madrugada para trabalhar e tem que pagar para ver o que se vê nas notícias….