Internet

Cabo submarino entre Portugal e Brasil já está em pleno funcionamento

18 Comentários

A EllaLink anunciou há cerca de um ano a chegada do seu sistema de cabos submarinos de baixa latência de última geração a Fortaleza, no Brasil. Este cabo liga diretamente Portugal e o Brasil, a partir de Sines, proporcionando um nível de conectividade internacional sem precedentes.

A Equinix, empresa de infraestrutura digital, e a EllaLink anunciaram recentemente a “entrada em pleno funcionamento do primeiro sistema de cabo submarino de alta velocidade” entre a Europa e a América Latina.

Imagem interior dos cabos submarinos


Cabo submarino permite um ganho de 50% em termos de desempenho

Instalado pela EllaLink entre os ‘data centers’ International Business Exchange da Equinix em São Paulo, Lisboa e Madrid, o novo sistema “permite um ganho de 50% em termos de desempenho entre o Brasil, Portugal e Espanha, quando comparado com as rotas de dados anteriores que transitavam pela América do Norte, revela a empresa em comunicado.

A Equinix diz que foi selecionada pela EllaLink “devido à experiência da empresa no fornecimento de infraestrutura submarina de última geração, bem como graças ao seu denso ecossistema” de redes, ‘clouds’, provedores de serviços financeiros e de tecnologias de informação.

De acordo com a empresa, “99% do tráfego intercontinental passa por cabos submarinos, sendo que apenas 1% do tráfego é transportado por sistemas de satélite”. O valor do mercado global de cabos submarinos deverá ascender a 22 mil milhões de dólares em 2025, “mais do que o dobro de 2019”, esperando que atinja “os 30 mil milhões em 2027”.

Carlos Paulino, diretor-geral da Equinix Portugal, referiu que…

Lisboa é um dos principais ‘hubs’ de cabos submarinos do mundo, interligando Portugal a África e América do Sul. O nosso ‘data center’ de Lisboa (LS1) está estrategicamente localizado, possuindo conectividade direta a todos os cabos submarinos em Portugal, sendo ideal para as empresas que pretendem usufruir destas autoestradas submarinas de forma simples e eficiente

[O EllaLink é um projeto] muito importante para Portugal, sendo também relevante por permitir à Europa um maior controlo sobre o tráfego global da Internet”.

Além das comunicações, este cabo internacional de comunicações que vai interligar Portugal ao Brasil tem a capacidade de deteção sísmica.

Leia também…

EllaLink liga Europa e América Latina através do primeiro cabo submarino

 

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jaime
    jaime

    Significa que vamos passar a receber ataques mais eficazes por parte dos brasucas?

    1. Avatar de AJ
      AJ

      só se for os habituais ataques verbais

    2. Avatar de TIGOS
      TIGOS

      Ou nós brasileiro receberemos mais ataques vindos da India, China e Russia né? Isso que não estou considerando nem paises próximos à Russia e China que também disparam diversos ataques DDoS e dissiminação de RANSOM e BOT

    3. Avatar de JOAO LUIZ
      JOAO LUIZ

      Agora os vídeos dos youtubes brasileiros vão ser carregados mais rápidos, aproveitem 🙂

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Vamos passar a ouvir Samba com mais qualidade

  2. Avatar de Andre
    Andre

    A união europeia e investidores privados financiaram a empresa,
    existia um cabo que ligava a America de Sul à Europa “atlantis 2” mas vai ser descontinuado até ao final deste ano,
    uma das grandes vantagens é que nos dias de hoje informação para chegar ao Brasil tinha de ser passado pelos Estados Unidos que supostamente estariam a interceptar o trafego e com este cabo novo ficamos independentes dessa ligação.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Como assim? Equinix é uma empresa dos EUA… podem continuar a interceptar na boa. Se fosse uma empresa 100% brasileira ou 100% portuguesa a conversa poderia ser outra, mas assim os EUA continua a ser capazes de interceptar tudo e nem têm de meter uma intercepção no cabo físico já que têm uma empresa deles a tratar do tráfego… mas provavelmente os EUA e Rússia já meteram umas caixinhas de intercepção (e eventual corte das fibras para o caso de ser necessário), e talvez também os Chineses.

      Brasil e Portugal poderiam ter mais umas quantas ligações independentes em fibra óptica, que beneficiariam sobretudo a América do Sul por terem acesso a mais pontos de partilha de tráfego mais baratos na Europa.

      Mas para o Brasil seria ainda melhor ter ligações directas também a Espanha, França, Bélgica, Países Baixos, Reino Unido e Alemanha… para ter mais diversidade de pontos de acesso (redundância).

      1. Avatar de Andre
        Andre

        o cabo vai diretamente de sines, madeira>cabo verde> ilhas canarias> fortaleza,
        e vai aumentar

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não sabes mesmo o que dizes, quando ao interceptar tráfego, só asneiras, precisas de um pouco de conhecimento de redes para vir comentar.
        Depois a grande vantagem económica deste cabo nada tem a ver com a Europa já que na Europa ninguém está interessado em produtos brasileiros que tipicamente são tidos como segunda categoria, o grande interesse aqui é para as multinacionais chinesas que têm N interesses económicos no Brasil.

        1. Avatar de Samuel Rodrigues
          Samuel Rodrigues

          Eu sou PT e vivo na suiça, e aqui tem produtos brasileiros, carnes e frutas por exemplo, e tbm já viagei para a frança, holanda, Alemanha e UK, e a produtos Brasileiros lá, já portugueses quase nunca vi pra ser sincero só n’a espanha e mesmo assim…

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Ahah a verdade é que apesar da confusão política daquele país ainda produzem MUITO mais que nós!
            É um país maior e mais rico

          2. Avatar de Vandir Souza
            Vandir Souza

            Como soa estranho nao achar com facilidade os que se intitulam PT viver ou morar na velha Cuba e agora na nova Venezuela e prizes aliados so comun….
            Por que sera hein?????

          3. Avatar de Adriano
            Adriano

            O cara diz que é de segunda categoria ao mesmo tempo que a UE, incluindo Portugal estão entre os maiores compradores desses produtos de “segunda categoria”. Um atestado de ignorância

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Estás a chamar aldrabões então às agências que documentaram que o fazem e que veio a publico por whistleblowers e black hats.

          Não sejas negacionista. Informa-te.

  3. Avatar de Wilson Antunes
    Wilson Antunes

    Assim a Europa diminui a dependência aos EUA e Portugal aumenta a sua importância geoestratégica.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      A Europa é que aumenta a sua importância geoestratégica através de Portugal.

      Talvez não saibas mas a soberania de Portugal já se foi.

  4. Avatar de nar
    nar

    Estranho esse debate entre Brasil e Portugal. São países diferentes, os dois com pontos positivos e negativos. Nem sentido vejo quando comparam os países, sendo Portugal um país da Europa e
    o Brasil um dos maiores países do mundo em extensão territorial e o diversidade natural… a maior diferença dos países é a origem histórica, e nesse caso chega a ser cómico ver Portugueses com tanto preconceito com Brasileiros, afinal, boa parte do que é o Brasil se deve a forma como Portugal colonizou o País. Hoje se vê no Brasil, com todos seus problemas políticos e sociais, muito mais produção e riquezas que Portugal, e não vejo Brasileiro discriminando nenhuma outra nação. Os brasileiros vêem Portugal como um povo aliado, e também como a fonte de origem de seu povo. Quem fala do Brasil como algo ruim, provavelmente nunca conheceu o país de fato, até pq, precisariam viver muitos anos para conseguir conhecer um país tão grande e rico só repleto de belezas.