Internet · Notícias

Certificado do Registo Criminal: peça-o online, veja como é fácil

3 Comentários

O Certificado do Registo Criminal reúne informação sobre os antecedentes criminais de cada cidadão, permitindo comprovar a sua existência ou confirmar que não existem. Descubra como solicitar este documento e qual o custo associado.


É fácil pedir online o Certificado do Registo Criminal

O Certificado do Registo Criminal é um documento oficial que reúne informação sobre os antecedentes criminais de uma pessoa ou empresa. Pode ser solicitado para fins pessoais ou para apresentar a entidades que o exijam.

Este certificado indica se existem condenações registadas, incluindo decisões de tribunais portugueses e estrangeiros, bem como, no caso de cidadãos da União Europeia, eventuais condenações no país de origem.

Como posso pedir o meu certificado do registo criminal?

  • a)  Através do Portal Registo Criminal Online (só para cidadãos portugueses), autenticando-se com o seu cartão de cidadão português (com o código de autenticação e leitor de cartões), ou com a Chave Móvel Digital (CMD).

Note que na sua CMD tem de ter o nome exatamente igual ao que consta no cartão de cidadão/BI (caso contrario não conseguirá aceder ao certificado do registo criminal).

O pagamento da taxa devida poderá ser efetuado por Referência Multibanco ou por Cartão de Crédito (não é possível o pagamento por transferência bancária).

O certificado será disponibilizado no Portal logo que emitido (em “Os Meus Pedidos”, mediante prévia autenticação). Tenha em atenção que o documento não é enviado por email.

  • b)  Pessoalmente (pessoa de qualquer nacionalidade), com documento de identificação válido (cartão de cidadão, passaporte, título de residência) em qualquer dos postos de atendimento onde é possível a emissão de certificados:

 É aconselhável o agendamento prévio.

Pela emissão do certificado do registo criminal é devida uma taxa de 5 euros.

São gratuitos os certificados para:

  • concessão de medalha militar/medalhas comemorativas
  • estatuto de igualdade de direitos
  • prestação de serviço efetivo nas Forças Armadas.
Autor: Vítor M.
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    Como o meu é extenso, deve demorar a descarregar.

  2. Avatar de Zé

    Pois… paga e não bufa. Até no Brasil são de borla. Em determinadas profissões é preciso um certificado a cada 3 meses. As IPSS 1 vez por ano (pelo menos) para cada trabalhador. Mais um imposto.
    O mais absurdo é ser necessário certificado para vários atos e processos, mas na maioria deles não é especificado o que fazer se houver alguma condenação registada. É obrigatório o certificado, mas que depois não tem qualquer expressão prática além de sacar 5 paus.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      no brasil toda a gente tem algo no registo criminal, por isso tem que ser gratuito