Internet

Finanças: NIF de dependente maior de 25 anos? Atenção a isto…

3 Comentários

Tem dúvidas nas Finanças? O prazo para submeter a declaração de IRS aproxima-se e há também alguns contribuintes que têm algumas dúvidas. Algumas das dúvidas têm sido colocadas nas redes sociais e há contribuintes a pedir esclarecimentos por e-mail.

Sabia que as despesas de saúde e educação com NIF de dependente maior de 25 anos não têm dedução no IRS? O esclarecimento do fisco foi publicado no Portal das Finanças.

Finanças: NIF de dependente maior de 25 anos? Atenção a isto...


Finanças esclarecem dúvida de contribuinte…

De acordo com esclarecimentos recentes das Finanças, despesas de saúde e educação associadas ao número fiscal de dependentes maiores de 25 anos, independentemente de serem estudantes e de quem as tenha suportado, estão excluídas da dedução de despesas à coleta do IRS do agregado familiar.

Na prática, estas despesas estão associadas à identificação fiscal do filho maior de 25 anos (mesmo sendo suportadas pelos pais), o que significa que já não fazem parte do agregado familiar.

As despesas de saúde e de educação associadas à identificação fiscal do filho de 26 anos, independentemente de o mesmo continuar a estudar e de quem as tenha suportado, não são suscetíveis de relevar para efeitos de dedução à coleta em sede de IRS na declaração de rendimentos do agregado familiar do requerente

Referiu numa comunicação

Segundo o Código do IRS, à coleta do IRS devido pelos sujeitos passivos é dedutível um montante correspondente a 30% do valor suportado a título de despesas de formação e educação por qualquer membro do agregado familiar, com o limite global de 800 euros. Para se conseguir atingir este limite é necessário apresentar despesas de educação no valor de 2.667 euros.

Podem ser consideradas despesas de educação e formação o pagamento de propinas, inscrição ou mensalidades, despesas em manuais e livros escolares, explicações comprovadas com fatura.

Finanças: NIF de dependente maior de 25 anos? Atenção a isto...

A identificação fiscal dos prestadores de serviços de fornecimento de refeições escolares é comunicada à Autoridade Tributária e Aduaneira, anualmente em setembro.

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    Os livros de estudo que constam na fotografia são para que cadeiras?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Nenhuma, português do secundário, pelo menos assim foi no meu tempo, será que as coisas ficaram tao mas que mudaram o programa?

  2. Avatar de Eduardo Carvalho
    Eduardo Carvalho

    E se o filho tiver feito 26 em agosto de 2022? Até agosto é dependente. Na enttega do irs de 2022 cpmo é considerado?