Internet

Governo alerta para mensagens fraudulentas sobre notificações judiciais

6 Comentários

Há um alerta do Ministério da Justiça relativo a mensagens fraudulentas sobre notificações judiciais. Esteja atento ao que lhe chega via e-mail.


Não aceda a links suspeitos… reporte ao IGFEJ

O Ministério da Justiça alerta todos os cidadãos e intervenientes em processos judiciais, sejam partes, mandatários, testemunhas ou outros, para a circulação de mensagens fraudulentas que simulam notificações judiciais.

Estas mensagens não têm origem nos sistemas oficiais do Ministério da Justiça e devem ser consideradas tentativas de fraude.

O IGFEJ, enquanto entidade responsável pela gestão e segurança dos sistemas de informação da Justiça, identificou de imediato o incidente e emitiu alertas aos utilizadores dos tribunais e à Ordem dos Advogados, reforçando a vigilância sobre este tipo de comunicações.

Solicita-se a todos os destinatários que:

  • não acedam a links ou anexos suspeitos;
  • verifiquem cuidadosamente o remetente das mensagens;
  • reportem de imediato qualquer comunicação suspeita ao IGFEJ ou às autoridades competentes.

A segurança da informação judicial é uma prioridade. A colaboração de todos é essencial para prevenir riscos e proteger os direitos dos cidadãos.

O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça gere os recursos financeiros, patrimoniais e tecnológicos do Ministério da Justiça.

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Para a Pirataria já se mexem e bloqueiam o site por DNS. Aqui não fazem nada.

    Nem FEVIP nem MAPINET nem IGAC. Esqueci-me que isto na notícia não é “piratear” ou “copiar”… também não lhes dá dinheiro…

    Em Portugal isto é surreal e uma autêntica galhofa. No mínimo já tinham reportado o website em questão e tomado medidas como bloquear IP e contactar as autoridades locais de outros países.

    Mas como Portugal é uma galhofa. Deixam isso livre e só informam. Se fosse um website IPTV com futebol já caía o Carmo e a Trinidad e toca a bloquear!

    “Este tipo de pirataria” que está no artigo. De nada lhes interessa… é mesmo surreal.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      DESINFORMADOR!!!
      100%, destes ataques, dão-se por email, sms e redes sociais!!! Se lhe bloquearem o X, tiktok e instagram, vai pedir 500000 milhões, de euros, por não poder aceder à internet? Segundo, a sua lógica, isto será o valor mínimo, dos mínimos, a exigir… Aprenda como funciona, antes de se queixar que perdeu 100000 milhões, da sua actividade online!

      1. Avatar de Rui Pacheco
        Rui Pacheco

        Não sabes o que é bloquear um site por DNS? Claramente nem leste… se é Phishing geralmente contem um website…

        Aprenda você como funciona primeiro e depois venha se queixar.
        Bloquear um dominio usado para Phishing em nada tem haver com X, TikTok…

  2. Avatar de Roger
    Roger

    Por trás do DNS está o IP, sempre!!!
    Como é que bloqueias o DNS se as mensagens são por SMS e e-mail?
    Ou também não tem “haver” como dizes… (a ver)

    1. Avatar de Rui Pacheco
      Rui Pacheco

      Quando recebes uma mensagem por email ou SMS geralmente contem um link. Se calhar só recebes a mensagem a dizer “tem uma conta para pagar” sem números, sem links sem nada, apenas texto!

      A sério por amor a santa… É assim tão dificil de compreender que geralmente há quase sempre um link no email, SMS para um site falso de pagamentos e/ou cópias?

      Se tiver um link consegues bloquear por DNS ou IP tanto faz. É possível, porque não fazem? Minimizam os riscos.

      Obviamente com data de exclusão predefinida.

  3. Avatar de Mais um
    Mais um

    Os políticos é que criam os problemas com a sua mania da modernização. O resto é a pilantragem, a que eles abriram as fronteiras a pedido dos capitalistas-patrões. Toca a votar nos mesmos. Mais sem papel e golpadas mais fáceis. Já não lhes chegava emitirem um aviso e considerarem que estamos notificados, mesmo que a carta nunca chegue ou seja entregue em local errado. Não é primeira vez que tenho cartas na caixa do correio, que não são minhas. Estado-canalha, 100% canalha.