Internet

Hora vai mudar na madrugada de domingo. Quais os efeitos na saúde?

29 Comentários

Na madrugada de domingo não se esqueça de mudar a hora (se for necessário, até porque muitos dos equipamentos que usamos mudam automaticamente). Saiba porque se atrasa 60 minutos.

Atenção à hora: O que vai mudar na madrugada de domingo (31)?


Em Portugal, os relógios mudam duas vezes por ano, ajustando-se à hora de verão e à hora de inverno. Este sistema tem como objetivo principal aproveitar melhor a luz natural do dia, reduzindo o consumo de energia elétrica e alinhando a atividade diária com o ciclo solar. Mas será que ainda compensa?

Este ano, a mudança para a hora de inverno ocorrerá no domingo, 26 de outubro, às 2:00 da manhã os relógios atrasam para a 1:00. Esta alteração pode causar pequenas adaptações no organismo, como cansaço temporário ou alterações no sono, devido à alteração do ritmo biológico.

Impacto da Mudança de Hora na Saúde

A mudança da hora afeta a saúde principalmente devido à alteração do ritmo circadiano, que é o relógio biológico do corpo. Eis os principais impactos:

  • Distúrbios do sono
    • dormir menos ou ter sono interrompido nos primeiros dias após a mudança.
  • Fadiga e cansaço
    • sensação de letargia durante o dia, devido à adaptação do corpo ao novo horário.
  • Alterações de humor
    • irritabilidade, ansiedade ou sensação de desorientação temporária.
  • Risco cardiovascular
    • estudos mostram que nos dias após a mudança para a hora de verão há um ligeiro aumento de ataques cardíacos e acidentes vasculares.
  • Redução da produtividade
    • concentração e desempenho podem ser afetados, especialmente na primeira semana.

Apesar das aparentes vantagens em termos de aproveitamento da luz, a prática da mudança da hora tem sido debatida na União Europeia (ver aqui), com discussões sobre a possibilidade de manter um horário fixo durante todo o ano.

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    A questão é que não é uma questão – são duas, acabar ou não com a mudança da hora e, acabando, qual é que fica durante o ano todo – a atual hora de verão (atualmente dura 7 meses) ou a atual hora de inverno (dura 5).
    É que os impactos na saúde de que se fala o post são usados pelos que defendem – o fim da mudança da hora … mantendo a hora de inverno o ano todo.
    – “Associação Portuguesa de Sono defende abolição da mudança horária e permanência na hora de inverno. A APS defende a adoção permanente do horário de inverno por apresentar mais vantagens, como mais luz natural ao início da manhã, com efeitos benéficos para o ritmo de sono-vigília pelo maior alinhamento com o ciclo natural luz-escuro (maior facilidade em adormecer e acordar, atenuação do jetlag social); melhoria do desempenho profissional e escolar, melhoria da saúde mental, redução do risco da doença física (cancro, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas, problemas da imunidade); redução de risco de acidentes e provável repercussão positiva para a economia.
    – “A Ordem dos Psicólogos não divulgou uma posição única e conclusiva sobre a mudança da hora, concluindo que são necessários mais estudos científicos para avaliar o impacto na saúde e que os estudos existentes ainda não são suficientes para confirmar as ligações com problemas como doenças cardíacas, depressão ou acidentes”.
    – Já o Hospital da Luz diz que: “apesar de não haver confirmação científica suficiente e até resultados contrários, existem vários estudos que apontam para consequências diretas para a saúde ou maior propensão a acidentes devido à mudança da hora. Esses efeitos são sentidos essencialmente na primeira semana após a entrada no horário de verão ou de inverno.”
    A mim parece-me que, se é para não mudar a hora, estender a hora de verão aos outros 5 meses é mais lógico do que estender a de inverno aos outros 7. Mas mantendo a mudança da hora, o ajustamento só é mais complicado na primeira semana.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não vou ler, mas confio em ti, podes votar no meu lugar

      1. Avatar de Max
        Max

        A mim tanto se me dá. Acordo com despertador nos dias de trabalho. E do “inverno cavaquista” a que voltávamos se acabasse a mudança da hora (GMT+1 em vez de GMT+0) já não me recordo.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Eu recordo bem, ia a pé para a escola e era sempre de noite, de manhã era de noite, à tarde era de noite, parecia a twilight zone

          1. Avatar de Max
            Max

            Lembro-me é do “verão cavaquista” (GMT+2), na praia, às 10-11h p.m.

          2. Avatar de PJA
            PJA

            O verão Cavaquista era tão bom, sol às 23 horas, parecia o sol da meia-noite. O individuo era muito inteligente e nunca se enganava.

          3. Avatar de Max
            Max

            Perceba-se que se parar a mudança da hora, regressa o inverno cavaquista (GMT+1), mas não o verão cavaquista (GMT+2), ficando GMT+1 o ano todo (não acredito que passassem a hora de inverno, que dura 5 meses, para 12 meses).

          4. Avatar de Manuel da Rocha
            Manuel da Rocha

            100% do pessoal aqui ou eram miúdos de 6-7 anos, nessa altura ou nem eram nascidos.
            27 de Junho de 1994, por do sol foi ás 0:08 do dia 28. Na manhã seguinte, morreram 120 pessoas, em acidentes rodoviários, pelo país, ao ponto de Lisboa ter de andar a pedir ambulâncias, a Setúbal e Santarém, porque não paravam de chegar pedidos, de ajuda, para acidentes, atropelamentos e doenças súbitas. No Porto até transferiram doentes para a Guarda, tal era a procura. Até Agosto, esse ano foi terrível. Com a mudança de hora, regressou em Outubro, as coisas foram melhorando. Esses dias deixaram de ser negros, como foi em 1994-1996.

      2. Avatar de Técnico Meo
  2. Avatar de Maçã podre
    Maçã podre

    É um absurdo, já chega dessa treta, é UTC/GMT e pronto

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      UTC e GMT também sofrem mudanças, anuais. E correcções a cada 4 anos, além dos “leap seconds”, que vão sendo adicionados/retirados a cada década (e estão a sofrer, cada vez mais alterações, com a nossa Lua a ir fugindo).

  3. Avatar de Theboice
    Theboice

    Ãfinal adianta ou atrasa?

  4. Avatar de Artilheiro
    Artilheiro

    Já acabavam com esta mudança, na UE.
    É só ridiculo, isto ainda existir. Não é bom para a saúde, nem para nada.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Isso dá saúde já enjoa.. se fosse assim ninguém podia sair à noite, deitar-se tarde, trabalhar por turnos ou até ser pai.. poupem-me a beleza

      1. Avatar de Artilheiro
        Artilheiro

        Imagina quem toma medicação crónica, a horas especificas.

        1. Avatar de Max
          Max

          Qual é a medicação que não pode ser alterada 1h?
          E por que é quem quiser manter a hora não a toma às 9h em vez de tomar às 10h, se a hora atrasar?

          1. Avatar de Artilheiro
            Artilheiro

            Se tomas a medicação, às refeições, porque a mesma, ataca o estomago, vais ter de mudar a hora das refeições.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          LOOOOOOOOOOOL
          Nem acredito no que li… MORRI

          1. Avatar de Artilheiro
            Artilheiro

            Eu também acreditava que eras uma pessoas saudável. Afinal morreste.

    2. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Completamente de acordo. Já chega desta treta.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Problema básico: a hora solar é 16 minutos superior (em Outubro) e passa pelos 13 minutos inferior, em Março. Como vê, há uma diferença de 30 minutos (há os segundos, que ficam perto do minuto), entre o horário de Verão e Inverno. Ora se não mudar a hora, pode ter sol, no verão até as 4 da manhã, com o nascer, do sol, a acontecer, as 10 da manhã. No inverno, irá ter nascer do sol ás 13 e por do sol ás 21. É por isso, que a cada 8 anos é preciso saltar um dos movimentos, do relógio, para acertar a hora civil com a solar. Há o outro problema, que são 176 segundos, perdidos, a cada dia, na rotação da Terra. É que, ao contrário dos 8000000 milhões de perfis, em redes sociais, o nosso ovo/planeta, demora 23 horas, 56 minutos e 4 segundos a rodar (o dia). A médio prazo, em vez de mover relógio, 2 vezes, por ano, iria ter de avançar (ou recuar) 2, a 6 horas, de uma só vez, a cada década.
      E há o outro problema que é o ano. Se formos acabar com a mudança de hora, também teremos de acabar com o ano bissexto, pois é uma derivação do dia, mês e ano solar. Se isso for feito, de 20 em 20 anos, vamos ter de ter 1 ano com 371 dias, para corrigir as estações do ano.

  5. Avatar de Tiagoj1981
    Tiagoj1981

    Em primeiro lugar não existe horário de inverno, porque no inverno a hora está correta.
    Em segundo lugar eu gosto muito do horário de verão que nos permite ter sol e dia até mais tarde.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tiago, o seu problema (e da maioria das pessoas) não é com a hora em si, mas sim com os horários. Mantendo sempre o horário de Inverno (que de facto é correcto por estar próximo da hora real solar), o que o impede de começar a trabalhar mais cedo nos dias mais curtos para poder sair mais cedo? Talvez a sua entidade patronal impeça, mas como eu disse, trata-se de um problema de horários.

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A hora de inverno para mim está top.
    Se quiserem atrasar 2 ou 3 horas sintam-se à vontade.

    1. Avatar de Max
      Max

      🙂 Uma vez, na mudança para a hora de inverno, decidi continuar a manter a hora antiga, com se nada fosse, passando a levantar-me 1h mais cedo – às 6h, em vez de às 7h. A vontade passou-me ao fim de poucos dias.
      O inquérito sobre a mudança da hora na UE, que deu uma larguíssima maioria a favor do fim da mudança da hora e uma maioria expressiva pela adoção da respetiva hora de verão o ano todo – foi feito entre 4 de julho e 16 de agosto. Dá-me a impressão que se fosse feito entre 4 de novembro e 16 de dezembro os resultados podiam ser outros, pelo menos nos países do sul da Europa.
      Certo é que os espanhóis, que já vivem “no inverno-verão cavaquista” desde 1940, tiveram 85 anos para se habituar, votaram a favor do “verão cavaquista” o ano todo.

  7. Avatar de Zé

    Outra vez a treta da saúde? Não venham com essas teorias que a mudança de uma hora afecta tão violentamente o organismo. Se isso acontece a alguns então deviam fazer exames porque têm problemas maiores.
    Engraçado que “aí meu deus 1 hora vai-me alterar o metabolismo e Bla Bla Bla” mas viajar para países com diferenças horárias de 5+ horas não tem efeitos. Até ficam melhores da saúde pela quantidade de fotos que partilham e nem saíram do avião.

  8. Avatar de PeFerreira
    PeFerreira

    Muita gente deve gostar de sair do trabalho em plena noite quase cerrada, só pode visto que esta antiguidade de ‘mudança de hora’ ainda continua a ser aplicada.