Internet

Internet mais barata: 500 portugueses já pediram! Veja se pode…

10 Comentários

A tarifa social de Internet não é um programa novo e a “oferta” é interessante. Os operadores NOWO, NOS, MEO, Prodevice e Vodafone estão em condições de oferecer esta tarifa aos seus clientes. Desde a disponibilização da TSI, foram apresentados 500 pedidos.

Mais de 500 pedidos da tarifa social de Internet foram feitos até ao momento, confirmou hoje fonte oficial da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

Internet mais barata: 500 portugueses já pediram


O secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, afirmou na quinta-feira, no parlamento, que a tarifa social de Internet “não está a ter a adesão” de que gostaria, mas que há empenho para que esta seja “o mais alargada possível”.

O secretário de Estado lançou um repto aos deputados, dada a sua capilaridade, para que comuniquem a existência desta tarifa.

“Se os senhores deputados pudessem ajudar na difusão e na comunicação, nós agradeceríamos”, disse na quinta-feira o governante, salientando que o Governo está empenhado em fazer isso “para fazer subir os números” de adesão que são “bastante baixos”.

Esta tarifa conta com cerca de 780 mil beneficiários potenciais, o universo da população que beneficia da tarifa social de eletricidade e da água.

A tarifa entrou em vigor este ano e em 21 de fevereiro passado o regulador Anacom tinha anunciado que a mesma já podia ser subscrita.

A TSI tem uma mensalidade de 5 euros +IVA, inclui um mínimo de 15GB de dados por mês, e os operadores devem assegurar uma velocidade mínima de download de 12 Mbps e 2 Mbps de upload, de modo a permitir:

  • utilizar o correio eletrónico;
  • procurar e consultar todo o tipo de informação em motores de pesquisa;
  • utilizar ferramentas educativas e de formação;
  • aceder a jornais ou notícias;
  • comprar ou encomendar bens ou serviços;
  • procurar emprego;
  • efetuar ligações em rede, a nível profissional;
  • utilizar serviços bancários online e serviços da Administração Pública;
  • utilizar redes sociais e mensagens instantâneas; e
  • efetuar chamadas e videochamadas com qualidade.

Para beneficiar da TSI, o pedido deverá ser formulado junto de um operador, acompanhado da seguinte informação: nome completo; número de identificação fiscal (NIF) e morada fiscal do titular do contrato. 

No caso específico dos estudantes universitários, deverão ainda apresentar uma declaração comprovativa de matrícula em estabelecimento de ensino superior e um documento comprovativo da respetiva morada de residência atual.

Veja aqui, no vídeo, se pode beneficiar da Tarifa Social de Internet.

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Uiiii 500 … É pa estas medidas são fantásticas…
    Pq será que foram só 500???
    É só perceber a burocracia envolvida e o facto de internet não estar num pacote TV.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Provavelmente com as velocidades e tráfego miserável, não atrai ninguém.

  3. Avatar de Adriano
    Adriano

    Dentro das expectativas do Sr Costa de 780000 “já só” faltam 779500 potenciais beneficiários, desde a implementação da legislação em janeiro 2022…

  4. Avatar de JS
    JS

    Na minha opinião se viesse uma Operadora estrangeira com nota alta para cá, mudaria de imediato. As operadoras de cá não querem gastar dinheiro e quando é para resolver problemas.. Isso nem se fala!!

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Até poderia ser uma empresa com equipa e financiamento 100% nacional, mas a questão é que no mercado móvel existe a limitação física do espectro rádio disponível, uma nova empresa estará claramente prejudicada nesse aspecto crítico do negócio. Não poderá prestar um melhor serviço que as empresas actuais a menos que quase não tenha clientes, porque sem largura de banda de rádio espectro não há milagres. Uma empresa de nicho poderia safar-se, mas teria de cobrar talvez 500 euros/ mês por cada terminal, por algo que as outras talvez cobrem 30 euros/ mês… não seria viável.

      Se a empresa quiser operar no mercado de estrutura por cabo (seja fibra-óptica, coaxial, cobre, etc.) então é quase impossível porque além de Portugal não ter uma boa infra-estrutura (a maior parte dos concelhos não têm túneis/ condutas técnicas de qualidade, e menos ainda consistentes e que permitam chegar a todos os potenciais clientes, sem falar dos edifícios tanto velhos como alguns novos que são uma dor de cabeça, também os operadores existentes tentam todos os truques legais e ilegais para atrasar ou impedir o processo.
      Ouvi dizer que uma das empresas presentes no mercado no passado não muito longínquo andava a impedir outra empresa de utilizar os seus postes alegando motivos de segurança, ou de segurança nacional, ou outra treta similar. Mais tarde acho que os tribunais ou a Anacom ou algo do género terá conseguido desbloquear o processo e forçar a empresa a deixar utilizar os ditos postes… mas é um exemplo de que as empresas fazem mesmo de tudo para impedir as outras de entrar/ manter-se no mercado.

  5. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Que não se metam é com a nowo é o pior ISP de Portugal.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      É possível indicar os dados e fontes independentes que comprova tal afirmação?
      Ou é só uma opinião pessoal de quem tem todos os operadores e numa comparação lado a lado é sempre a pior?

  6. Avatar de Trainspotting Portugal
    Trainspotting Portugal

    30 minutos de videochamada pelo zoom… E lá se vai o plafond.

  7. Avatar de Hugo Nobre
    Hugo Nobre

    Mais uma esmola do estado.