Internet · Mobile

Mais de 140 milhões podem ficar sem acesso ao WhatsApp já em 2025

7 Comentários

Não tem sido simples a situação na Rússia, em especial no que toca ao acesso à Internet. O governo tem limitado o que está acessível e até testou um corte completo. Agora,a Rússia ameaça banir o WhatsApp alegando preocupações de segurança. 140 milhões podem ficar sem acesso já em 2025.

WhatsApp Rússia 2025 Meta


A Internet está rapidamente a deixar de ser um lugar gratuito. Aplicações e páginas web banidas dependendo do local onde vivemos, países que tentam criar a sua própria rede para se tornarem independentes da rede comum de todos os países e multas de milhões de dólares às empresas por não cumprirem a segurança dos utilizadores.

Agora, tudo indica que a Rússia poderá bloquear o WhatsApp no ​​próximo ano de 2025, sendo a aplicação de mensagens mais utilizada no mundo, a aplicação pertencente à Meta poderá deixar de existir para 143 milhões de pessoas, um número gigantesco que se limita a todo o território da Federação Russa.

Em princípio, isto acontece porque um senador russo afirma que as empresas estrangeiras devem cumprir a legislação russa, e que da Duma Estatal, o deputado Oleg Matveychev considera que o WhatsApp é utilizado para promover o terrorismo, sendo um ninho de organizações extremistas e terroristas.

WhatsApp Rússia 2025 Meta

Caso o WhatsApp não coopere para desmascarar estas pessoas, a aplicação poderá ser suspensa. Assim, o jornal Novaya Gazeta explicou que as autoridades russas vão fazer uma avaliação do WhatsApp para determinar se é necessário bloquear a sua utilização em território russo.

Será responsável por isso o Roskomnadzor, o agente encarregado de regular os meios de comunicação que na altura já adicionou o WhatsApp e outras aplicações a um registo que exige que os dados dos utilizadores sejam guardados na Rússia e entregues aos agentes da autoridade no país.

Não é a primeira aplicação a sofrer esta censura por parte da Rússia. O regulador obrigou o Skype a fazer exatamente o mesmo, enquanto outras aplicações como o Viber já foram censuradas no passado. Desde que a invasão da Ucrânia começou, há mais de dois anos, o país censurou a utilização de outras plataformas, como o Facebook, Instagram ou X, pelo que os utilizadores russos precisam de uma VPN para poderem aceder às suas contas normalmente.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sam
    sam

    Estou 100% de acordo, e a UE devia fazer o mesmo e bloquear todas as aplicações Americanas

    1. Avatar de Rick IT
      Rick IT

      La por não teres amigos não quer dizer que os outros não tenham. Tem juizo nerd

  2. Avatar de Martins
    Martins

    Não se perde nada.

  3. Avatar de Filipe
    Filipe

    Bloquear a estupidez na Europa é que era mesmo fiche

    1. Avatar de Joel
      Joel

      A comecar por ti

  4. Avatar de Zé+Manuel
    Zé+Manuel

    A Rússia um país totalitário, corrupto , governado por um ditador sanguinário é agressor , não pode deixar que a informação seja livre, para poder manter o poder a todo o custo.

  5. Avatar de A.
    A.

    A UE, deve é fomentar não precisar dos EUA, ou china já agora. Os Europeus devem ter direito a aplicações Europeias e estas serem Usadas. Já existe mas é uma minoria e Porque ?