Internet · Truques & Dicas

O crédito habitação online: mais rápido, mais simples

12 Comentários

Quando se fala de Crédito habitação, pensa-se logo num processo complicado e com muita informação difícil de assimilar, até porque o que se quer é finalmente poder comprar a casa dos sonhos e fazê-lo de forma rápida e sem complicações desnecessárias.

O panorama atual é online e a transformação digital está a alterar o crédito habitação, simplificando a vida de quem procura crédito para comprar casa.

O crédito habitação online: mais rápido, mais simples


Sendo muitas vezes encarado como um processo demorado e complicado, o crédito habitação, à semelhança do que aconteceu com a compra de casa, tem vindo a sofrer alterações nos seus processos. Estas mudanças têm sido promovidas pela transformação digital, que atualmente decorre no setor financeiro, que foi acelerada pela pandemia e pela urgência em tornar possível que muitos passos e trâmites do crédito habitação pudessem ser realizados à distância.

O crédito habitação tem vindo a sofrer importantes alterações, que se têm traduzido não só numa melhor experiência para o cliente, como também num processo mais rápido e simples.

O que mudou no crédito habitação com a digitalização

Em primeiro lugar, os simuladores de crédito habitação estão cada vez mais refinados e focados na experiência do utilizador, o que permite que o cliente compreenda melhor a sua simulação de crédito habitação e que teste diferentes cenários, para encontrar aquele que melhor se adequa à sua situação financeira.

Outro elemento importante para esta mudança é o facto de os documentos já poderem ser entregues através da chave móvel digital, o que se traduz numa maior comodidade para o cliente, que não tem de fazer deslocações desnecessárias nem interromper o seu dia normal de trabalho. A entrega pode ser feita a partir de casa, nas horas livres, o que torna o processo de crédito mais rápido.

A confirmar esta tendência, o estudo “Casa_PT”, desenvolvido pela UCI em parceria com o Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa, demonstra que 63,4% dos inquiridos refere que o seu processo de crédito habitação demorou menos de 2 meses a ficar concluído.

Mas existem mais exemplos de transformação para um crédito habitação online. A UCI – União de Créditos Imobiliários, entidade especializada em crédito habitação, permitiu quase desde o início da pandemia que quem estivesse à procura de crédito para comprar casa, pudesse reunir à distância com recurso a plataformas de vídeo chamada como o Teams ou o Zoom.

Outro exemplo da digitalização introduzida pela UCI, foi tornar possível a verificação de identidade e assinatura digital de documentação, permitindo assim iniciar o pedido de crédito, preencher o pedido de empréstimo e saber qual a viabilidade do crédito à distância. Tudo isto através dos dispositivos que os clientes têm ao seu dispor (smartphones, tablets, portáteis), e sem ter de sair de casa. Além disso, outras ferramentas de mensagens instantâneas (WhatsApp ou Messenger) têm possibilitado um contacto mais próximo com os clientes, permitindo que estes possam, no momento que for mais conveniente, esclarecer dúvidas ou saber mais sobre o estado do seu processo de crédito.

Autor: Hugo Cura
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Muitas pessoas vão ficar com creditos que não pediram … e o dinheiro? Nada … só a conta …

    Veremos as cenas dos próximos capítulos …

  2. Avatar de Tmmc
    Tmmc

    Deveriam sim, era criar um portal unico, para centralizar todos os pedidos de credito habitação e onde fosse possivel enviar toda a documentação.

    Eu que faço vários pedidos de creditos, perco bastante tempo com troca de emails e envio de documentação, muitas vezes repetida, que já foi enviada em creditos anteriores.

    1. Avatar de Koala
      Koala

      Ainda que não tenha usado, pergunto se o Doutor Finanças não terá já um serviço como o que solicita: https://www.doutorfinancas.pt/melhor-credito-habitacao/?src=org.aq-ch.sidebar

      1. Avatar de Tmmc
        Tmmc

        Eu não preciso de ajuda a encontrar o melhor Crédito Habitação, nem como poupar em cada crédito.

        Mas sim, um portal central, onde incluisse toda a documentação, pagamentos, escrituras, etc, de forma a torna-se mais rápido estes pedidos.
        Isto porque, desde o pedido, até à sua escritura, leva sempre uns 2 meses (acaba por ser muito tempo).

  3. Avatar de Ru
    Ru

    Felizmente crédito é uma palavra que não faz parte da minha vida. E espero bem continuar assim.
    Ou há €€ para comprar, ou não se compra. Prefiro isso, a ter certos luxos e andar apertado a pagar coisas durante anos.

    1. Avatar de Ruca
      Ruca

      O artigo fala de crédito habitação, penso que não é um luxo…

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Olha… E se calhar não havia crises financeiras…

    3. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Mesmo sendo uma casa? 🙂
      Não tenho a certeza, mas acredito que o grosso dos créditos pessoais em termos de volume seja para a habitação. Podes sempre recorrer a arrendamento mas aí também estás sujeito a alterações por parte do senhorio.

    4. Avatar de Vilna
      Vilna

      Só fala assim quem tem casa arrendada e a faltar dinheiro sai da casa sabe-se lá para onde e não há créditos.
      Ou isso ou alguém financiou…

    5. Avatar de Zé Manfias
      Zé Manfias

      Preferes viver na casinha dos papás, ou pedir à mãmã para te comprar uma casa? hahahahaha

      O eterno incel manchild.

  4. Avatar de David
    David

    Tanta conversa… mas a tal digitalização é só conversa fiada e onde interessa – sacar. Por exemplo, amortização antecipada do capital é impossível fazer pela App dos bancos diretamente.