Google/YouTube · Internet · Notícias

Photo Sphere da Google – Fotos 360º em qualquer site

7 Comentários

A versão 4.2 do Android trouxe uma funcionalidade que permite a qualquer utilizador tirar fotografias de 360º. Na verdade são diversas fotos distintas que depois são “coladas” e que criam um efeito de profundidade e de continuidade. É isso que o Photo Sphere faz.

A visualização destas fotos, usando o Photo Sphere e em modo 360º, estava no entanto limitada ao Android, ao Google Plus, ao Picasa e ao Google Maps. Mas desde o final da semana passada que podemos usar essas fotos em qualquer sitio web, com recurso a um simples código que pode ser usado por qualquer utilizador.

photo_sphere_1


O Photo Sphere permite que as fotos panorâmicas e de 360º que tiram com o vosso Android (4.2 ou superior) sejam vistas de forma real, dando uma sensação de imersão e de profundidade, como se estivéssemos no local onde foram tiradas.

Até agora apenas podiam ser usadas e visualizadas no próprio telefone (Android) ou com recurso à sua visualização no Google Plus, no Picasa ou no Google Maps, com recurso ao plugin de visualização que estes serviços disponibilizavam.

Mas a Google resolveu disponibilizar esta forma de visualização de imagens ao público geral e para isso anunciou na sua conta oficial de Google Plus a forma de todos os poderem fazer.

O widget de visualização do Photo Sphere pode ser usado em qualquer site e para isso necessitam apenas de adicionar 2 pedaços de código. O primeiro é o script que implementa o widget do Photo Sphere e o segundo é a indicação da imagem a ser usada.

Para terem o widget do Photo Sphere no vosso site comecem então por copiar e colar o seguinte script na página onde o pretendem ter.

De seguida necessitam de definir a imagem a ser usada e alguns atributos, na sua maioria obrigatórios.

Para conseguirem o link da vossa imagem devem seguir as instruções abaixo:

Este endereço é o base da imagem (photo Sphere) que enviaram para o Google+ ou PicasaWeb. Para o descobrirem podem aceder ao visualizador de imagens photo sphere no Google+, mudarem para a vista normal (canto superior direito da imagem) e depois verem o endereço da imagem (botão direito do rato).

Os restantes parâmetros podem ser obtidos das propriedades da imagem, também dentro do visualizador de imagens do Google+.

Vejam o resultado final da utilização do widget de visualização do Photo Sphere num site. O código usado foi apenas o que apresentámos antes.

O widget irá então usar a função JavaScript para converter todos os elementos g:panoembed da página no visualizador interactivo.

Para ajudar todos os que pretendem explorar mais um pouco o widget de visualização do Photo Sphere a Google disponibiliza, como é normal, informação detalhada sobre como o fazer. Essa informação pode ser encontrada neste site.

Se quiserem testar as imagens panorâmicas que tenham na vossa conta Google Plus podem usar este site que, com recursos a várias API’s, consegue simular a utilização das vossas imagens no Photo Sphere.

Existem outras alternativas a este widget já disponíveis, tal como o Panoramio e até o Photosynth da Microsoft, mas com graus de dificuldade de utilização bem superiores ao widget do Photo Sphere agora disponibilizado.

Mais uma vez a Google facilita a integração dos conteúdos que temos nos seus serviços e permite que os apresentemos em qualquer página web, sempre com recurso às ferramentas que desenvolve e disponibiliza a todos os utilizadores.

Também pode gostar

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Higor
    Higor

    Olá,

    Gostaria de saber se o serviço permite que eu use outras imagens que não foram resultado do Photo Sphere. Posso usar uma sequência de imagens de outra fonte?

    1. Avatar de M. Marnoto
      M. Marnoto

      Photo Sphere com imagens próprias aqui:http://photo-sphere.appspot.com

  2. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    Excelente iniciativa.
    Estava à procura deste efeito para fazer uma montra virtual duma loja, e eles facilitam ehe 🙂

  3. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    No meu velhinho LGP970 roda na boa!:P

    1. Avatar de Pedro Simões
      Pedro Simões

      Enganei-me! sorry
      PS:Podem eliminar!

  4. Avatar de Eduardo Woodstock
    Eduardo Woodstock

    Encontrei um jeito ainda mais simples. Pode ser testado através desse site aqui: http://waw.net.br/simple-sphere/