Internet

Portugal: Já todos os concelhos têm rede 5G

23 Comentários

Portugal arrancou tarde, mas as mais recentes informações revelam que a cobertura do 5G em Portugal está no bom caminho. Segundo refere a ANACOM, todos os concelhos já têm estações de base 5G instaladas. O número de estações de base 5G instaladas teve um acréscimo de 12%, correspondendo a 839 novas estações, num total de 7831 estações.

Portugal: Já todos os concelhos têm rede 5G


5G – MEO é o operador que apresenta estações de base

Segundo revela a ANACOM, a NOS mantém-se como o operador que até à presente data instalou mais estações de base, sendo seguida pela Vodafone e pela MEO. No que respeita à variação do número de estações instaladas face ao trimestre anterior, a NOS cresceu 10% (+ 348 estações), a Vodafone 13% (+ 318 estações) e a MEO 15% (+ 173 estações).

A NOS é o operador que, tomando como referência o final do 2.º trimestre, tem instalado um maior número de estações de base 5G, num total de 3725 estações (48%), seguindo-se a Vodafone com 2769 estações (35%) e a MEO com 1337 estações (17%).

Portugal: Já todos os concelhos têm rede 5G

Em termos de dispersão territorial das estações de base 5G, por municípios, a MEO é o operador que apresenta estações de base 5G num maior número de concelhos, 304, seguindo-se a NOS com a presença em 276 concelhos e a Vodafone em 268 concelhos.

Dos 308 concelhos que constituem o país e onde existem estações associadas à tecnologia 5G, 263 concelhos dispõem de estações de base instaladas por três operadores (MEO, NOS e Vodafone). Em relação ao trimestre passado, são mais 36 concelhos que contam com a presença de todos os operadores com estações 5G instaladas.

Com esse aumento, o número de concelhos que dispõem de estações de base instaladas por dois operadores desce para 14, menos 28 em relação ao trimestre anterior, e reduz-se para 31 o número de concelhos que apenas dispõem de estações de base instaladas por um único operador, menos 5 se comparado com o primeiro trimestre de 2023. Observa-se, assim, um aumento da representatividade dos três operadores ao nível dos concelhos.

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Mais resultados comprados com mentiras, falam do 5G que esta em todos os concelhos só que não ainda tem zonas tem 4G apenas e com velocidade de ADSL e a operadora sabe o problema e não resolve nada. Eu reclamei com a NOS sobre a net lenta mesmo com 4G a ter velocidades de nem 1 megabit chega se fosse todos o concelhos deviam estar com a cobertura a 100 % do concelho total só que isso não acontece

  2. Avatar de Antônio
    Antônio

    Calma lá… Mentira. Nem todos estão presentes. Não há NOS em vários concelhos do interior do país! E não é só em 5G! Nem “GSM” tem…

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Tem localidades nem rede tem seja ela qual for, se tu tiver uma acidente nessas zonas e ligas para o 112 e ficas arder

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Olhem que Portugal pode ser isto ou aquilo mas neste assunto de tecnologias não fica atrás de muitos países mesmo a nível mundial.Há países na União Europeia que tomaram eles estar,em certo ponto,na vanguarda da tecnologia.Somos um país pequeno mas fazemos coisas que muitos países bem grandes não o fazem.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Tambem somos dos paises da Europa mais pequenos

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Também é verdade.

  4. Avatar de DS
    DS

    Todos os concelhos têm rede 5G, sobretudo graças ao MEO porque sobretudo naqueles que têm apenas um operador com 5G e o MEO, apenas um a Vodafone mas!
    Temos de destacar que o MEO utiliza 5G DSS que é um aproveitamento do LTE (4G) para mostrar o símbolo 5G no telemóvel.
    O MEO é a única operadora a vender gato por lebre com 5G disfarçado que não passa de LTE, onde nem uma antena 5G instalou. Por isso é injusto fazer esta comparação e análise de cobertura 5G assim como contabilizar as estações base que não são efetivamente 5G mas sim 5G DSS que é LTE.

    Está em consulta pública um novo documento que supostamente iria ao encontro de uma análise mais detalhada e diferenciadora do 5G NSA e 5G DSS. Podem participar enviando e-mail para o endereço que lá consta a solicitar que seja feito efetivamente pela ANACOM essa diferenciação.

    1. Avatar de mikado
      mikado

      A MEO sempre vendeu gato por lebre desde 2014 quando foi criada.

    2. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      Se o dinheiro da MEO anda a “rolar” nos bolsos errados falta “cashflow” para investir em 5G “verdadeiro” e muito mais !

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “MEO utiliza 5G DSS que é um aproveitamento do LTE (4G) para mostrar o símbolo 5G no telemóvel.
      O MEO é a única operadora a vender gato por lebre com 5G disfarçado que não passa de LTE, onde nem uma antena 5G instalou”
      Não?
      Como foi possível então um resultado destes?: https://www.speedtest.net/my-result/a/9352130269

      1. Avatar de DS
        DS

        Não são todas 5G DSS. Em muitos locais existe efetivamente instalação de antenas 5G.
        Aqui a questão é dizer-se que o MEO tem X estações base ou é a única a ter “5G” em todos os concelhos quando na realidade muitas são 5G DSS. E essas não deviam ter o mesmo critério de contabilização.

        1. Avatar de Nuno Nunes
          Nuno Nunes

          Isso ainda tem muita mentira tem muita zona sem rede sequer

  5. Avatar de awake
    awake

    O povo não consegue ver a verdadeira razão do 5g.

    1. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      Consegue pois ! É como as obras faraónicas anunciadas para este Pais quando vem a fatura…. !!

  6. Avatar de Joca
    Joca

    Em “Lisboa” há anos que há há 5G – ou seja, a Vodafone tinha 5G na zona da Expo.
    À volta da torre do operador em cada concelho (que pode ser comum a outros operadores, mas não a todos) – conta como “já há” 5G no concelho.
    Que, em rigor, é um 4G melhorado, muito longe das velocidades fantabulásticas que foram propagandeadas para o 5G. Mas, lá está, aparece 5G no ecrã dos smartphone.

  7. Avatar de João
    João

    5G há, o que nem sempre há é velocidade 5G

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    7831 estações para o país inteiro… teriam que meter uma estação em cada poste de iluminação, e nem estou exagerando não, que nas frequências mais elevadas é mesmo preciso estar literalmente à vista da antena para beneficiar das velocidades loucas… estamos a falar de provavelmente milhões de antena… nunca vai acontecer, em especial porque a cada poucos anos estão mudando de tecnologia.

  9. Avatar de Smells 5G
    Smells 5G

    Lamento mas a Meo/Vodafone/Nos(BSC BTS) não são de 5G aqui no Concelho de Sintra.
    A Antena partilhada com as operadoras só transmite em modo 4G, moro na Serra da carregueira e na triangulação esta antena faz com a de Casal de Cambra (meo partilhada) e com a de Sabugo, nenhuma delas é 5G.

    A Meo não usa 5G nas suas antenas(recordo que são donos praticamente das antenas a nível nacional e muitas das vezes não são adeptos na partilha) talvez sejam melhor fazerem uma reportagem às BSC/BTS deles.

  10. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Conclusão, o 5G conforme está a ser implementado só serve para uma coisa o utilizador pagar mais por um serviço anunciado e que não benificia. A isto chame-se FRAUDE !!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Eu por acaso não pago nem mais nem menos.

  11. Avatar de Anónimo Silva
    Anónimo Silva

    Independentemente da etiqueta que aparece no canto do telemóvel, quero é saber se há uma cobertura consistente e boas velocidades em todas as zonas do país.

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Tem zonas se tiveres menos de 5 mbits quando a uns atras tinhas 40 mbits de down no 4G e o 5G nem velo