Internet

Recebeu um link estranho no Messenger? Saiba o que fazer

1 Comentário

As redes sociais oferecem hoje canais simples de comunicação entre utilizadores. Esses canais suportam os mais diversos tipos de conteúdo, mas são também usados para passar malware e esquemas fraudulentos.

Se recebeu um link estranho de um amigo no Messenger é melhor não abrir! No entanto, pode sempre tentar perceber qual o objetivo do link.

Recebeu um link estranho no Messenger? Saiba o que fazer


Por estes dias têm surgido alguns relatos de utilizadores que têm recebido links estranhos nos seus canais de comunicação. Há quem se queixe que, depois de clicar, passa a estar infetados, outros indicam que o link serve de encaminhamento para sites de compras, etc.

Recebeu um link estranho no Messenger? Saiba o que fazer

Onde me leva o link no Messenger?

Se desconfiar do link que lhe enviam via Messenger, o melhor mesmo é não clicar. No entanto, sendo curioso, pretenderá saber certamente se executasse o link o que aconteceria. Um dos procedimentos que pode fazer é verificar se o link está associado a algum tipo de malware. Para tal, pode usar a ferramenta Virustotal para o efeito.

Na página do Virustotal basta que escolha URL e indique o URL em causa.

Recebeu um link estranho no Messenger? Saiba o que fazer

Resultado de um teste de um URL “estranho” recebido via Messenger.

Outra das ações que poderemos realizar é saber onde “nos leva”, o link. Usando serviços como o CheckShortURL, basta colocar o endereço e perceber que página ou ficheiro podem estar associados ao mesmo. Como se pode ver no exemplo seguinte, o link partilhado numa das janelas do  Messenger leva-nos até a uma página da Amazon.

Estas são algumas dicas que poderá usar para perceber qual o conteúdo de um link. Obviamente que se desconhecer a origem ou o link lhe parecer estranho, o melhor mesmo é ignorar. Certamente que se for algo importante o seu amigo irá voltar a enviar a informaçãao.

 

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de honey
    honey

    lá se vai a teoria que os protocolos seguros , são os desconhecidos dos hakers , o protocolo do messager é completamente desconhecido do publico geral e já esta sendo atacado 🙁