Gadgets · Internet · Mobile

Samsung e Apple vão ter que pagar à Huawei por cada smartphone com as suas patentes 5G

12 Comentários

Não há qualquer dúvida de que a Huawei é uma das maiores marcas de smartphones atualmente no mercado. Mas a empresa chinesa tem passado momentos difíceis com as restrições e bloqueios impostos pelos Estados Unidos. E parece que a situação não melhorou com a eleição de Joe Biden.

No entanto, a fabricante tem outros segmentos nos quais é forte, como é o caso da rede 5G. Assim, de forma a gerar mais receita, a Huawei vai começar a cobrar por cada equipamento de marcas como Apple e Samsung que use a sua tecnologia 5G.




A Huawei tem procurado alternativas de forma a contornar as duras medidas impostas pelo governo norte-americano. Nesse sentido, a chinesa desenvolveu e implementou nos seus equipamentos a sua loja AppGallery. Além disso, está prestes também a lançar os primeiros smartphones com o seu sistema operativo HarmonyOS.

No entanto, com várias portas fechadas aos seus negócios, é fundamental que a empresa consiga fontes de receita alternativas, para não deixar afundar o barco.

Huawei vai cobrar por equipamentos com as suas patentes 5G

A Huawei vai começar a cobrar licenças da sua tecnologia 5G a outras marcas, como a Apple e a Samsung. Segundo a Bloomberg, o diretor jurídico da Huawei, Song Liuping, anunciou que a empresa tem planos para negociar taxas de licenciamento com a Apple e a Samsung para as suas patentes da rede 5G.

Desta forma, a chinesa espera angariar pagamentos entre 1,2 mil milhões e 1,3 mil milhões de dólares em taxas de licenciamento entre os anos de 2019 e 2021.

No entanto, a Huawei prometeu cobrar taxas de licenciamento mais baixas do que as da concorrência, como a Nokia, Ericsson e Qualcomm.

Jason Ding, gestor do departamento de propriedade intelectual da Huawei, disse à Bloomberg que a empresa pretende limitar os royalties a 2,5 dólares por smartphone, cerca de 2 euros. Assim, este valor será bem mais baixo do que os 7,5 dólares (~6,20 euros) que a Qualcomm cobra à Apple.

Para além dos smartphones, as patentes serão também aproveitadas para vários dispositivos futuros, como casas inteligentes, carros autónomos e outros no segmento da robótica industrial e de saúde.

Os executivos da Huawei afirmam que as sanções dos EUA não podem proibir que a marca seja paga pela sua propriedade intelectual. Nem mesmo se a infraestrutura 5G for desenvolvida por outra empresa.

Leia também:

Apple vai investir mil milhões na Europa para design de chips 5G e tecnologias sem fio

Autor: Marisa Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Nao percebi , então a Apple não usa Qualcomm ? . Se a Apple pagou a Qualcomm pelas royalties paga outra vez a outro ?

    Abc

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Depende das tecnologias que utiliza…se usa apenas tecnologia patenteada por uma marca paga apenas a essa mesma marca! Se utiliza patentes de 20 marcas…tem de pagar a todas essas 20! Por exemplo a Microsoft “fatura” milhões com algumas patentes suas utilizadas no Android…

  2. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    quando e que a ccp vai pagar por tudo o que copiou e copia,…
    A civilizacao ocidental e liderada por um bando de inuteis corruptos.

    1. Avatar de SSD
      SSD

      O que é que uma coisa tem a ver com a outra?
      Não sei se já percebeste mas isto não é um site de política que aparentemente é a única coisa que te interessa discutir.

    2. Avatar de tammy
      tammy

      justificação da treta mude a cassete agora tudo que é chines tem culpa, nao se pode atirar pedras a quem tem telhados de vidro o ocidente nao e superior a ninguem estudassem

    3. Avatar de tony silva
      tony silva

      sim dita civilaçao ocidental é algum exemplo para alguem? quando falam em ocidente parecem deuses do olimpo o outros sao deuses do inferno

  3. Avatar de A
    A

    Mas fica a questão, uma vez que a Apple fabrica na china, que tecnologias é que esta compra à Huawei, é sabido por exemplo tinha ideias dos SOC, serem da TSMC e os “Display” são oriundos da Samsung…
    Logo que componentes é são fornecidos pela Huawei à Apple , porque os componentes também têm relação com o produto final…

    1. Avatar de eurodoid
      eurodoid

      a Huawei não fornece nenhum componente à Apple.

      1. Avatar de tony silva
        tony silva

        eurodoid tens a certeza ???isto anda tudo interligado logo veem os Isheeps tentar contraditar tudo

        1. Avatar de eurodoid
          eurodoid

          sim, tenho a certeza! A Huawei não tem nada a ver com os fornecimento de modems ou antenas 5G à Apple.
          O que a Huawei quer é royalties sobre patentes usadas no standard 5G. Como standard há muitas empresas que contribuem com patentes para a sua definição.
          A questão é saber se a Apple tem que pagar alguma coisa, se não é à Qualcomm que a Huawei deveria cobrar como fornecedor… pelo menos durante muitos anos a Qualcomm cobria todos os royalties das patentes usadas nos componentes que vendia.

          1. Avatar de taborda
            taborda

            peço desculpa meter na conversa mas penso que o eurodoid esta equivocado. por acaso sabe onde se fazem os Apple? eles compram material na asia e dizem que fazem nos EUA e vendem como se fosse produzido a 100 % nos EUA, se assim fossem pessoal pagava 3000 euros a 4000 pois so na mao de obra dos EUA por um Iphone

  4. Avatar de taborda
    taborda

    esta no seu direito aqui nao ha almoços gratis, sao o saco de pancada depois tem que agir como cordeirinhos nao? paguem la entao