Internet

Sismo em Marrocos: Imagens e vídeos nas redes sociais

4 Comentários

Marrocos foi abalado por um enorme sismo que atingiu a magnitude de 6,9 na Escala de Richter. Segundo os últimos números, foram já registados mais de 1000 mortos e centenas de feridos. Nas redes sociais correm algumas fotos e vídeos impressionantes.


Sismo: intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada)

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo em Marrocos “foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António (Faro), Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Almada, Setúbal e Sines (Setúbal)”. A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Segundo refere o IPMA, quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, e os vidros e loiças chocam ou tilintam, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger, descreve o IPMA. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que regista a atividade sísmica em todo o mundo, revela que o abalo ocorreu às 23:11 de sexta-feira (mesma hora de Lisboa).

Nas redes sociais têm sido várias as imagens e vídeos partilhados que foram captados por câmaras de segurança e populares.

 

 

A 29 de fevereiro de 1960, a cidade de Agadir ficou destruída e mais de 15.000 pessoas morreram num sismo de 5,8 a 15 quilómetros de profundidade. O abalo desta noite teve uma magnitude superior ao pior sismo alguma vez registado em Marrocos.

Até ao momento não há registo de nenhum português entre as vítimas mortais.

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A culpa é das alterações climáticas.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não, a culpa foi do D. Sebastião.

  2. Avatar de Test User
    Test User

    Aqui ninguem se preocupa~

    Ministro admite “revisitar” regras de prevenção de risco sísmico de hospitais
    O ministro da Saúde afirmou esta quarta-feira que as regras de prevenção de risco sísmico dos hospitais serão “revisitadas”, em particular do futuro Hospital de Lisboa Oriental, mas que tal “não significa que haja nenhuma preocupação especial” sobre esta matéria.
    https://www.publico.pt/2023/02/09/sociedade/noticia/ministro-admite-revisitar-regras-prevencao-risco-sismico-hospitais-2038199

    1. Avatar de Castro
      Castro

      já existem regras…