Internet

Questão semanal: Considera as informações da Wikipédia credíveis?

14 Comentários

Semanalmente iremos colocar uma questão sobre um tema pertinente, onde esperamos que os leitores colaborem, para que consigamos ter uma noção mais fiel do público que nos acompanha, mas também a opinião e tendências mais evidentes no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

A questão da nossa sondagem desta semana é: Considera as informações da Wikipédia credíveis?


Considera as informações da Wikipédia credíveis?

  • Algumas sim, outras não. (69%)
  • Sim, sem dúvida. (22%)
  • Não, carece de rigor. (9%)

Total Votos: 2.832

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Leia também:

Faça download de todo o conteúdo da Wikipédia

Autor: Marisa Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de hommer
    hommer

    considero as informações credíveis e actuais, estão constantemente a ser actualizadas, foi a melhor coisa que criaram na Internet…

  2. Avatar de Allez
    Allez

    Um dos projectos mais bonitos da Humanidade.

  3. Avatar de JS
    JS

    Algumas considero credíveis, ao menos eu as pesquisas que já vi la foram corretas e mediante daquelas que fiz foram para mim importantes
    Foi um projeto bem vindo e á pouco tempo fizeram um peditório para quem visita-se a pagina pudesse contribuir pra a sua continuidade.

  4. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Acredito na mesma forma que acredito numa enciclopédia. Uma enciclopédia é também uma compilação de material científico agregado, revisto por pares da comunidade cientifica. Contudo, mantenho um certo nível ( baixo ) de cepticismo e tento procurar outras fontes de conhecimento que comprovem o que foi dito. Isto porque não tenho a certeza até que ponto as editoras “filtram” ou “modificam” a informação lá contida para ir de encontro a públicos-alvo. Por exemplo um livro sobre animais para a primeira classe ( ainda se usa o termo? ) não é de certeza igual a um livro de animais para um curso de biologia. Contudo, apoio moralmente o projecto e espero que continue a existir durante os próximos anos.

  5. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Já foi pior. Hoje em dia considero que é uma boa referência. Claro que há uma ou outra excepção.
    Digo sempre à minha filha, que a Wikipedia é sempre um bom ponto de partida, onde se pode encontrar o fio à meada. Mas também digo que não se esqueça que os professores já foram alunos e quando pedem um trabalho sabem muito bem o que está na Wikipedia.
    Profissionalmente tenho consultando bastante, pois é a forma rápida de perceber um tópico que esteja a ser referido num artigo e não não faça a menor ideia o que seja. Pelo menos serve para perceber a referência no artigo.

  6. Avatar de Francisco
    Francisco

    Há uns anos aquilo era uma treta, cada um escrevia o que queria e realmente havia muitos erros, especialmente na comunidade portuguesa, que não temos cultura de tradutores visto no geral sermos bons em inglês/francês, o que dá asas a gente menos qualificada para fazer artigos, e parabéns a essas pessoas pela a ajuda.
    Atualmente, já não é assim, os artigos são revistos, a população está mais bem informada no assunto que lhe compete, e os artigos são revistos continuamente. Eu sou de engenharia electrotécnica, e dou parabéns à wikipédia por já me ter safado com informação correta e confirmo que grande parte está correta no assuntos que mais me dizem respeito.

  7. Avatar de stelios
    stelios

    Tive uma cadeira, técnicas de expressão, onde a professora dizia: “nos trabalhos, se colocarem referências bibliográficas sobre Wikipédia, serão descontados na nota”. Concordo, para além daquilo estar tudo abrasileirado…

  8. Avatar de Daniel
    Daniel

    Basta ler as fontes…

    Sempre que aparece algo assim¹ com um número, ou [1] é um redirecionamento a fonte.

    Lendo a fonte você pode ter certeza se aquilo é ou não veridico.

    Muitos adoram tirar crédito da wikipedia em PT, mas pagam muito pa* da versão inglesa, apenas por ser mais completa a pessoa acaba evitando ver as fontes.
    Sindrome de Vira-Lata

  9. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    Por falar nisto fui ver a página da Wikipedia do pplware e depois as revisões, é credível sim senhor 😀

  10. Avatar de ivan
    ivan

    Na minha opinião só para ter uma pequena ideia pois para trabalho sou obrigado a usar bases de dados com estudos científicos…mas sim é uma ajuda mais simples que se pode dar não têm é o rigor que as vezes é pedido

  11. Avatar de Gean V.
    Gean V.

    O ponto interessante na publicação da Marisa é o meio termo presente nas opções. Em síntese, qualquer conteúdo está sujeito a desinformações e ainda mais numa plataforma propícia à vandalismos, propagandas e conflitos de interesses.

    Apesar da situação está melhorando e evoluindo, principalmente porque a comunidade se tornou mais rigorosa com a necessidade de oferecer as fontes. Atualmente, a Wikipédia é um excelente ponto de início para pesquisas, excepções a partes.

    Dependendo do tema, torna-se óbvia que a possibilidade de encontrar mais informações em outro idioma é enorme. Porém, na minha opinião, o principal problema não é com a plataforma, mas sim com o leitor que adota o que está presente como verdade sem antes verificar o conteúdo. Após vários anos no Brasil, notei essa impaciência por parte dos brasileiros, talvez por desconhecimento do funcionamento da plataforma ou pelo ímpeto da facilidade em ter acesso à “informações”. Felizmente esse quadro está se alterando gradativamente no Brasil.

  12. Avatar de André Cardoso
    André Cardoso

    Acho que a Wikipédia na língua inglesa, porque tem muito mais vida e mais editores, é bastante mais rigorosa do que a portuguesa, basta ver as fontes de cada artigo e comparar com a nossa. As outras línguas não conheço.

  13. Avatar de Cristóvão
    Cristóvão

    Não. A Wikipédia só serve para ir buscar as referências/fontes. E mesmo assim tem de se analisar caso a caso.

  14. Avatar de António Ferreira
    António Ferreira

    No que toca à versão em português, perdeu muita qualidade depois de deixar de haver distinção entre português do Brasil e de Portugal, fruto do acordo ortográfico. A redação de muitas páginas em português, escritas por brasileiros que aparentemente aprenderam gramática pela internet, é deplorável.