Google/YouTube · Jogos

Microsoft promete uma alternativa superior ao Stadia da Google na E3

6 Comentários

A Google apresentou-nos recentemente o seu serviço de streaming de jogos, o Stadia na GDC19. Antes de mais, durante a sua keynote a tecnológica de Mountain View afirmou que o seu serviço é mais poderoso do que a PS4 e a Xbox One X, combinadas. Contudo, a Microsoft promete novidades incríveis para a E3.

Quem o diz é o responsável máximo pela Xbox, Phill Spencer, deixando antever uma “revolução” no próximo mês de junho. Para já é apenas uma promessa mas, também o é o serviço da Google.

Xbox Microsoft streaming de jogos Google Stadia E3


Nesse sentido, importa primeiramente dizer que a E3 celebrar-se-á entre os dias 11 a 13 de junho, em Los Angeles nos Estados Unidos da América. Aí, este executivo de alto nível, responsável pela consola Xbox da Microsoft, prometeu fazer frente ao Stadia, da Google. Escusado será dizer que a gigante de Redmond acompanhou atentamente a apresentação das novidades da rival de Mountain View.

As declarações de Phill Spencer, líder da Xbox

Face à apresentação da Google, Spencer alertou toda a equipa Xbox para a importância do Stadia, definindo também o curso de ação para a sua empresa. Assim sendo, através de uma circular interna publicada, entretanto, pela Thurrot, vemos exatamente o impacto que a apresentação da Google teve na Xbox.

Acabamos de ver a Google a anunciar o Stadia, como equipa, aqui na GDC. O anúncio deles (Google) é a validação do rumo por nós traçado há já dois anos.

Hoje vimos uma grande tecnológica, concorrente, entrar no mundo do gaming com todos os ingredientes necessários para o sucesso. Em primeiro lugar, o conteúdo, seguido pela comunidade e, por fim, a Cloud. Não vimos grandes surpresas no anúncio deles, ainda que tenha ficado impressionado pela sua utilização e alavancamento do Stadia através do YouTube, bem como o uso da Google Assistant e o seu novo controlador.

Mas, quero voltar as atenções para nós (Xbox). Temos feito um ótimo trabalho para conseguirmos chegar a esta posição em que podemos competir pelos dois mil milhões de jogadores espalhados pelo planeta. A Google triunfou hoje com o seu projeto audaz. Entretanto, temos ainda alguns meses pela frente até ser a nossa vez de brilhar, durante a E3.

Contudo, temos que permanecer ágeis para continuar a desenvolver soluções pensadas para o utilizador. Assim sendo, temos o conteúdo, a comunidade, a equipa da Cloud, bem como a estratégia. Além disso, já o digo há algum tempo, tem tudo a ver com a execução. Algo que agora é ainda mais verdade.

(…)

O mérito da Google e do Stadia, além da promessa da Xbox na E3

Desta circular interna podemos retirar dois pontos. A Microsoft, mais concretamente na pessoa de Phill Spencer, não duvida do potencial do Stadia. Aliás, dedica bastantes elogios à ação conjunta da Google e do projeto que apresentaram.

Contudo, o chefe da Xbox quer colocar a Microsoft no topo da indústria gaming. Para tal, deixou antever uma aposta própria em plataformas de streaming de jogos. Algo que a Xbox já tem vindo a desenvolver, nomeadamente com o seu Project xCloud.

A Microsoft terá uma plataforma de streaming de jogos capaz de competir com a Stadia da Google. Este é o segundo ponto que podemos retirar a partir desta circular interna. Algo que já não deixa qualquer dúvida, e que poderá até ultrapassar a solução que ficamos a conhecer a 19 de março.

A importância dos serviços de Cloud da Microsoft

Prometendo estar à altura da Google, bem como à conquista dos 2 mil milhões de jogadores em todo o mundo. Um anúncio empolgante que está reservado para a conferência E3 2019, a decorrer no próximo mês de junho.

A solução da Xbox utilizará os serviços de clound da Microsoft, algo que também ficou estabelecido. Agora, resta-nos aguardar pela sua apresentação oficial.

Stadia: a ligação mínima, jogos confirmados, YouTube e o Google Chrome

Também pode gostar

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    Não podiam ficar sem resposta, da mesma forma que aconteceu quando o Open Office conseguiu criar um standard ISO para os documentos, a MS arranjou maneira de criar e certificar tb um novo formato ISO que passou a ser usado pelo MS Office.
    Se a Google tiver sucesso com o Stadia, ao passar os jogos do PC para a nuvem, irá reduzir muito a necessidade do Windows num PC – que tem sido o sistema de eleição baseado num computador para jogos. Com os jogos na nuvem acessíveis a qq plataforma, um Chromebook ganha um novo segmento de mercado que não podia competir onde entram os jogos com grandes requisitos de hardware.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Na plataforma da MS já é possível ter workstations remotas onde é possível fazer todo o tipo de trabalho/processamento. Visto já possuírem toda uma infraestrutura, é possível que se seja uma nova funcionalidade ao que ja existe.

      1. Avatar de Joaquim Alcobia
        Joaquim Alcobia

        @Oscar, tiraste-me as palavras da boca.

        1. Avatar de Oscar
          Oscar

          @Joaquim Alcobia, Na boa meu!

  2. Avatar de Gabriel Allon
    Gabriel Allon

    Agora é que vai ficar interessante, enquanto houver concorrência só é bom para nós utilizadores. Ambas vão tentar fazer melhor, e talvez melhores preços também.