Jogos · Notícias

Sony surpreendida com a sua própria pesquisa: 50% dos utilizadores desligam a PS após jogar

14 Comentários

Apesar de as consolas modernas, como a PlayStation 5, oferecerem um modo de “repouso” que permite suspender a sessão e retomar o jogo exatamente no ponto em que foi deixado, muitos utilizadores continuam a optar por desligar completamente o dispositivo. Uma pesquisa recente da Sony revelou resultados inesperados sobre os hábitos dos seus jogadores.


Apenas metade dos jogadores usam o modo repouso

Numa entrevista concedida ao GameFile, Gory Gasaway, vice-presidente de “Produto, Jogo e Experiências do Jogador” da Sony Interactive Entertainment, revelou que apenas 50% dos jogadores nos Estados Unidos utilizam o modo repouso da PlayStation 5.

A outra metade prefere desligar a consola completamente. Gasaway admitiu que os resultados foram uma surpresa para a empresa:

No final, verificou-se que, na verdade, havia uma divisão de 50/50 entre as duas opções entre todos os nossos jogadores. Isso significava que, para cerca de 50% dos nossos utilizadores, quando se ligavam, se estivessem nos EUA, iam parar à nossa página “Explorar” e, se estivessem fora dos EUA, iam parar à página do último jogo que tinham jogado.

Fatores regionais podem influenciar o inquérito da Sony

É importante considerar que as interrupções de energia elétrica em algumas regiões do mundo podem influenciar o comportamento dos utilizadores. Nessas zonas, desligar completamente a consola é uma forma de proteger o hardware de danos potenciais, o que pode ter afetado os resultados da pesquisa.

Apesar disso, o modo repouso continua a oferecer vantagens claras: além de poupar tempo ao permitir retomar o jogo instantaneamente, consome pouca energia elétrica.

A Sony tem vindo a implementar medidas para reduzir o impacto ambiental dos seus produtos, incluindo a diminuição da pegada de carbono associada ao hardware e a eliminação de materiais prejudiciais no fabrico das consolas.

No caso da PlayStation 5, foram introduzidas várias funcionalidades que promovem a eficiência energética, como o turn off automático após um determinado período de inatividade e a personalização do modo repouso para limitar as atividades realizadas enquanto a consola está em hibernação.

 

Leia também:

PS2 foi lançada há 24 anos: era tão potente que o Japão acreditava que tinha potencial militar

Autor: Rui Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fusion
    Fusion

    Curiosamente faço sempre isso, pós jogo desligo a consola, sempre fiz isso e nem tinha ideia desse modo de repouso.

    BTW nesse modo de repouso ela fica a gastar eletricidade certo?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      marginal 1W

    2. Avatar de outro_chegano
      outro_chegano

      deve gastar, tal como sucede qualquer equipamento doméstico em repouso

    3. Avatar de Rui Neto
  2. Avatar de Zé

    Eu tenho uma XBOX series S e alguns jogos (sinceramente não sei quantos, mas também jogo poucos) têm função quick resumo. Permite desligar a consola e ao ligar mais tarde permite continuar.
    A função de desligar automático, já a XBOX One tinha.

  3. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    ase os fabricantes n nos pagam para as deixar a consumir energia, não interessa o modo, por que raio hão-de ficar ligadas, chama-se poupar na conta e ser sustentável

    1. Avatar de antunesn
      antunesn

      Entao tens de desligar a tua televisao da ficha…

      1. Avatar de Andreas Noack
        Andreas Noack

        Tenho uma tomada que desliga logo tudo, tv, box e soundbar. Só quando utilizo é que ligo.

        1. Avatar de Rui B.
          Rui B.

          Nas TV’s OLED não é recomendado que se desligue para conseguir fazer os ciclos de limpeza de ecrã.

  4. Avatar de F+M
    F+M

    A meu ver, não compensa deixar constantemente a PS5 em modo repouso, visto já ser suficiente rápida a ligar graças ao uso que faz do SSD.

    No entanto há situações em que este uso é mais que justificado. Exemplo: estou a jogar e vou ter de me ausentar por alguns instantes (por exemplo, ir às compras, ir almoçar, etc), em vez de desligar uso o sleep mode e quando regresso estou de volta ao jogo.

    Mais que isto, é desnecessário deixar o equipamento ligado todo o tempo apenas para poupar uns segundos e estar a gastar mais energia.

    Agora se há coisas que a Sony devia ficar surpreendida, era com o facto de terem morto o Resume Activity assim do nada. Isso sim, é que era tão útil e rápido quanto o modo de repouso.

  5. Avatar de Croft Lara
    Croft Lara

    EUA: Energia de carvão e gás a preço de saldo? Bora lá luzes ligadas, consolas ligadas, etc..

    Europa: energias renováveis a preço de escândalo? Bora lá desligar tudo!

    Atenção que sou a favor da transição para renováveis e com o ponto de vista europeu, mas os preços praticados na Europa são escandalosos porque a indústria da energia é uma mama política. Só os CEO da Galp, EDP e CGD ganham tanto ou mais que alguns congéneres europeus…

  6. Avatar de Andreas Noack
    Andreas Noack

    Tanta energia elétrica desperdiçada no mundo inteiro com aparelhos em repouso. É pouco a nível individual, muito a nível coletivo. A melhor energia é aquela que não se desperdiça.

  7. Avatar de Paolo
    Paolo

    Qualquer equipamento em stand-by consome. Por exemplo, se a box estiver ligada quatro horas por dia e desligada nas outras 20 horas, em vez de ficar em standby, pode poupar-se cerca de 8€/ano. Somando todos os stand-by… cada um gere a carteira como quer. No entanto, é aburdo dizer que “o modo repouso continua a oferecer vantagens claras: (…) consome pouca energia elétrica”

  8. Avatar de tagus+park
    tagus+park

    Unica vantagem do modo sleep no PS5 é naqueles jogos que nao se pode fazer save game any time. Muitas vezes temos que parar o jogo antes de chegar a um saving point. Entao sleep da jeito porque resume o jogo no ponto onde estava antes de fazer sleep