Linux

5 das melhores distribuições Linux para o Raspberry Pi

16 Comentários

O Raspberry Pi é o mini PC mais popular do mundo. Para este equipamento existem várias distribuições Linux disponíveis e recentemente até passou a ser possível instalar o Windows 10.

Hoje deixamos 5 das melhores distribuições Linux para o Raspberry Pi que pode experimentar gratuitamente.


#1 – PiPplware

O PiPplware é uma distribuição Linux portuguesa para o Raspberry Pi baseada e 100% compatível com o Raspbian, a distribuição oficial da Fundação Raspberry Pi. Esta distribuição foi criada e desenvolvida por Diogo Santos.

Esta distribuição tem como principal objetivo a simplicidade de uso, não sendo necessário muitos conhecimentos técnicos de Linux para se poder usufruir das suas capacidades.

PiPplware


#2 – Raspbian

Como referido, o Raspbian é a distribuição oficial da Fundação Raspberry Pi para o Raspberry Pi.O Raspbian, tal como o nome sugere, é baseado no Debian, mas com algumas modificações. Esta distribuição usa o PIXEL como ambiente gráfico de trabalho, que é bastante leve.

Raspbian


#3 – LibreELEC

O LibreELEC, tal como o OpenELEC, é uma pequena distribuição Linux, bastante leve, que permite transformar o seu PC num autêntico XBMC Media Center.

Esta distribuição foi desenvolvida com o objectivo de tirar o máximo desempenho dos sistemas, e a instalação do mesmo demora apenas 15 minutos.

LibreELEC


#4 – OpenMediaVault

O OpenMediaVault é uma solução out-of-the-box muito semelhante ao FreeNAS, que assenta no Linux Debian.

Esta plataforma webased foi desenhada para ambientes domésticos e pequenas empresas, e suporta um conjunto de serviços dos quais se destacam o SSH,(S)FTP, SMB/CIFS, DAAP media server, RSync, BitTorrent… entre outros.

OpenMediaVault


#5 – RecalBox

Existem várias distribuições Linux com o objetivo de transformar o seu Raspberry Pi numa máquina de jogos retro. Neste segmento uma das distribuições em destaque é o RecalBox. Esta distribuição tem suporte para uma vasta gama de jogos . O Recalbox é grátis, de código aberto e desenvolvido para que cada um crie o seu próprio Recalbox.

RecalBox


E são estas as nossas sugestões de distribuições Linux para o seu Raspberry Pi. Se conhecer outras distros interessantes e funcionais partilhem connosco. Já viu o nosso pack económico que vem com a última versão do PiPplware e do Raspberry?

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rubendias@uaveiro.pt
    rubendias@uaveiro.pt

    O RecalBox já traz jogos? Ou é necessário descarregar de sites e essas coisas? Só funciona com comando ou pode ser utilizado um teclado?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Traz emuladores, os jogos têm de ser carregados.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        E outra coisa, falar de RecalBox sem falar de retropie soa a lista feita à sorte e a palavra melhores tá ali só para embelezar o título…

        1. Avatar de Diogo Santos
          Diogo Santos

          Provavelmente porque o PiPplware traz o RetroPie incluido 😉

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Talvez já tenham abordado num outro artigo relativo ao Raspberry, mas para este nosso amigo também existe o Ubuntu MATE: https://ubuntu-mate.org/raspberry-pi/ 😉

  3. Avatar de Paulo Vieira
    Paulo Vieira

    Eu uso o Raspberry pi com Openmediavault instalado a fazer de NAS para cópias de segurança.
    Bem porreiro, sem grandes gastos de energia, a funcionar 24/7.
    Peca apenas por ser um pouco lento a transferir ficheiros, a taxa de transferência não é muito alta e isso nota-se principalmente em ficheiros grandes.
    Além disso estou a instalar o Nextcloud, e depois de tudo configurado vai ficar TOP.

    1. Avatar de Jaime Branco
      Jaime Branco

      Se usar um odroid xu4 faz transferecias na casa dos 100MB por segundo ..

  4. Avatar de Guilherme Nocera
    Guilherme Nocera

    Devem alertar os leitores que o Windows 10 IoT que deve ser instalado, e não o Windows convencional, pois o tempo de boot vai além da vontade de usar e a lentidão é grande para o Windows convencional.

  5. Avatar de lmx
    lmx

    Falta nessa lista o famoso Q4OS,
    Debian + Trinity( O famoso Desktop baseado em kde 3.5 que tem um design muito bom ).

    1. Avatar de A. Tarzan Dumental
      A. Tarzan Dumental

      Boa dica! Acabei de instalar o Q4OS no meu pi. Faz lembrar os meus primeiros tempos com o Caixa Mágica:-) Vou explorar um pouco.

  6. Avatar de RaspberryHomekit
    RaspberryHomekit

    Olá a todos. Obrigado pela rubrica. Estou a entrar neste mundo agora e queria deixar uma dica, se pudesse ser: colocar o HEBRIDGE no vossos sistema. Seria altamente 🙂 controlar dispositivos que não são compatíveis com HomeKit através do raspberrypi. 😉 pensem nisso 😉

    1. Avatar de RaspberryHomekit
      RaspberryHomekit

      Homebridge

  7. Avatar de A. Tarzan Dumental
    A. Tarzan Dumental

    Boa dica! Acabei de o instalar no meu pi. Faz lembrar os meus primeiros tempos com o Caixa Mágica:-) Vou explorar um pouco.

  8. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Uso o Libreelec e a partir do kodi basta instalar os addons IAGL e Gamestarter para se poder jogar uns joguitos retro. Faz download automático dos jogos e dos emuladores. Está muito bom.

  9. Avatar de Adriano Andrade
    Adriano Andrade

    Boas,
    Não consigo que o áudio Bluetooth saia cá para fora na vossa img, apesar do o device ser pareado com sucesso com a ultima Raspbian Stretch, 2019-04-08
    funciona bem ao clicar com rato no icon do volume aparece o nome da coluna e é só selecionar que a saída fica ativa e funciona normalmente.
    Agradeço ajuda

  10. Avatar de Jorge Andrade
    Jorge Andrade

    Ol[a amigos
    Uso o linux mint ha 3 anos, tenho raspberry pi 3b+ e instalei o ubunto mate citado pelo Pedro.
    Pelos menos no meu raspberry, nao funcionou muito bem estava travando demais
    Abraco