Linux · Microsoft

AnduinOS: afinal este Linux é mantido por funcionário da Microsoft

6 Comentários

O AnduinOS está a ganhar muito destaque no universo Linux. Este parece ser um substituto natural do Windows 10, ainda mais agora que este vai desaparecer. A grande novidade é que foi revelado que quem mantém este projeto é um funcionário da Microsoft.

AnduinOS Microsoft Linux Windows


O engenheiro da Microsoft revelou que o projeto era principalmente um projeto pessoal. Resultou do seu desejo de criar uma distribuição Linux confortável, baseada no Ubuntu, com modificações mínimas fora da interface do utilizador alterada. Como engenheiro de software Microsoft, Anduin Xue diz que está financeiramente estável e não vê necessidade de comercializar o AnduinOS.

Nas suas declarações justificou que não aceita donativos, mas que há questões sobre como obtém lucro e se pretende comercializar o AnduinOS. Não considerou estas questões a fundo. Não é o seu trabalho principal e não pretende depender dele para viver.

Todos os meses, dedica apenas algumas horas à sua manutenção. Talvez, no futuro, considere fornecer soluções empresariais baseadas no AnduinOS, mas não abdicará da sua simplicidade original. Sempre foi uma questão de proporcionar um Ubuntu com um tema confortável.

AnduinOS Linux Windows 11 Microsoft

No lançamento do AnduinOS 1.3 muitos salientaram que a distribuição é da China. Para alguns, isto levantará problemas, mas Anduin Xue também abordou isto na sua publicação, dizendo que o código-fonte está disponível ao público. Por essa razão, disse que equipar o sistema operativo com backdoors para o governo chinês seria “irracional e facilmente exposto”.

Para aqueles que estão preocupados que a distribuição possa ser abandonada, Anduin Xue disse que pretende continuar a apoiá-la e pode até mantê-la a tempo inteiro se surgir patrocínio ou cooperação empresarial.

Em outubro, a Microsoft tem planos para terminar o suporte ao Windows 10, e muitos computadores serão atualizar para o Windows 11. Perante isto, o Linux é uma boa opção para manter os computadores a funcionar e, quem pretende algo semelhante ao Windows, tem no AnduinOS uma boa opção.

AnduinOS 1.3: esta pode ser a solução Linux para quem não pode migrar para o Windows 11

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Magalhães
    Nuno Magalhães

    Por curiosidade, foi pesquisar mais sobre o projeto e vi que no site é dito algo contrário ao que surge no texto em cima:

    “Who is behind AnduinOS?
    AnduinOS is a non-profit project built in spare time, sustained solely through donations, and is not backed by any corporation or national government. Read more.
    AnduinOS works based on donations from users. We are grateful for your support. And you can donate to us via PayPal.”

    1. Avatar de Pedro Simões

      Atenção que não é dito que seja da Microsoft. É apenas 1 funcionário da Microsoft que gere e mantém, criando novidades.

      Em momento algum no texto é dito algo mais que isso. Essa informação vem do link que está no texto.

      1. Avatar de Ok
        Ok

        Acho que não era isso que o Nuno se estava a referir.
        No artigo diz que não aceita donativos e na pagina do projeto diz que trabalha com os donativos dos utilizadores

  2. Avatar de pedro
    pedro

    se formos a pagina do anduinOS tem la a opçao “donate” via paypal

  3. Avatar de José
    José

    Esse sistema é uma cópia chapada do Zorin OS c/ Layout do Windows 11.

  4. Avatar de João Canas
    João Canas

    É a beleza de software livre, qualquer um pode pegar nele e fazer modificações que quiser, para muitas pessoas certamente será uma oferta atractiva