Linux · Microsoft · Windows

Desempenho do Ubuntu 22.04 aproxima-se do Windows 11 graças ao Kernel Linux 5.19

18 Comentários

As comparações do Windows 11 com o Ubuntu e outras distribuições Linux tem estado na ordem do dia. O sistema da Microsoft consegue ter um desempenho misto face a estas distribuições, mostrando assim que ainda tem algum caminho para percorrer.

Uma nova comparação veio mostrar o bom desempenho do Ubuntu 22.04, que com o Linux 5.19 ganhou terreno. Está muito mais próximo do Windows 11 e assim mais perto de dominar esta área que interessa a tantos utilizadores.

Ubuntu Linux Windows 11 desempenho Kernel


Ubuntu cada vez mais próximo do Windows 11

A Phoronix têm-se dedicado a comparar o desempenho dos sistemas Linux face ao Windows 11. Estes usam uma série de testes bem padronizados e avaliam assim o que cada sistema tem para oferecer. O mais recente colocou frente a frente o Ubuntu 22.04 LTS com o Windows 11.

Para ser uma avaliação justo, foi usado o mesmo hardware, o Lenovo ThinkPad X13 Gen 3, com uma configuração padrão bem conhecida:

  • Ryzen 7 PRO 6850U com Radeon 680M
  • 16 GB de LPDDR5-6400
  • SSD Micron NVMe de 512 GB
  • Ubuntu 22.04 LTS com kernel Linux 5.15
  • Ubuntu 22.04 LTS com Linux 5.19
  • Windows 11 Pro

Este novo teste faz agora uso do Linux 5.19 e segue outro realizado há pouco tempo. Este usou o Linux 5.18 num sistema com o Intel Alder Lake e mostrou que o Linux fechou a o espaço que tinha para o Windows.

Kernel Linux 5.19 melhora o desempenho

Em primeiro lugar, foram realizados testes de benchmark do browser e os resultados são uma mistura no caso do Google Chrome. Embora testes como o WebXPRT mostram ganhos de cerca de 50%, outros, como o Basemark, não mostram melhorias significativas, colocando o Windows 11 muito mais à frente.

No entanto, e no caso do Firefox, o Linux 5.19 mostrou um desempenho mais favorável no geral, tendo até superando o sistema Windows 11. Embora os benchmarks do browser tenham mostrado a maior melhoria no novo kernel 5.19, os testes restantes são um pouco confusos.

Por exemplo, no teste de renderização com base física (PBR) LuxCoreRender, o Linux 5.19 no Ubuntu 22.04 LTS não mostra nenhuma melhoria. Na verdade, o desempenho realmente cai um pouco e dependendo da cena usada, o Ubuntu e o Windows 11 trocam choques em alguns lados.

Curiosamente, no teste de codificação de imagem JPEG, o sistema de teste Ubuntu parece estar à frente do sistema Windows 11 quando a velocidade de codificação é menor. No entanto, o Windows 11 acelera à medida que a velocidade de codificação é aumentada.

Enquanto isso, no teste de compactação usando o algoritmo de compactação de dados Zstandard, o Windows 11 está significativamente à frente do Linux. Já nos testes de jogos, o desempenho do Windows no OpenGL é terrível na AMD. Istoo poderá mudar com o próximo driver WDDM 3.1 Radeon, que mostra ganhos de até 55%.

No teste Yamagi Quake II abaixo, a API OpenGL parece estar indo muito bem no caso do Windows 11. No entanto, o desempenho do Vulkan não chega nem perto. Pode encontrar todos os resultados destes testes com um maior detalhe no site da Phoronix.

Também pode gostar

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    Ou seja continua inferior ao windows, muito interessante para quem diz que linux e superior. Eu ja usei os 3 Sos e windows é de longe o mais solido, embora para casual users MacOS seja o mais indicado

    1. Avatar de rSP
      rSP

      Linux é superior em Servidores Web nem compares. Pega num website pesado com 8GB RAM em Linux e 8GB RAM em Windows e logo a seguir diz-me quem é que carrega mais rápido com otimizações. 😉

      Deixem de ser hipocritas. Linux é open-source. É diferente. Enquanto Windows não é. Não sabes que o tens la dentro, até podes ter um backdoor e nem sabes!

      1. Avatar de Clebio
        Clebio

        Você abre o código do Linux pra se divertir fim de semana?
        Estão discutindo performance. Sim, o Windows é melhor em muitos aspectos.
        Comparar por exemplo o Nautilus com Windows explorer, é comparar um Seat Ibiza com uma Mercedes CLA.

    2. Avatar de Octávio
      Octávio

      Nem toda a gente procura a maior rapidez.
      Rapidez serve essencialmente para minerar (mineração de dados, por exemplo), efetuar cálculos matemáticos complexos, etc. A diferença em rapidez é insignificante para a grande maioria de utilizadores. Vamos focar-nos antes no ecossistema e aí as coisas dependem muito de cada utilizador. Eu cá uso muito mais linux do que windows.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mac é só enervante e falha em coisas basicas que tanto o windows e linux têm. Para além de estares a pagar muito mais apenas por design

  2. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Falto o teste de quantos FPS fica no Warzone… hahahahah

    É brincadeira malta não precisa vir atirar pedras.

  3. Avatar de Irlm
    Irlm

    Prefiro o kernel Xanmod que tem mais eficiência do que o mainline

    1. Avatar de irlm
      irlm

      inferior aonde?

  4. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    A usar o Ubuntu? A serio? O Ubuntu já não é o melhor Linux e já não o é há mais de 3 anos. O Linux Mint já é muito superior ao Ubuntu. Há ainda uma distro que é ainda melhor que o Mint que é o MX Linux. O Ubuntu é a 6ª melhor distro do mundo. O Mint é a 3ª melhor do Mundo e o MX Linux está no primeiro lugar.

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Então, segundo o teu comentário, foi utilizado nesta comparação o Ubuntu, propositadamente para o Windows 11 ganhar?

      Parece os canais de TV: todos são líderes de audiências, dependendo da empresa que avalia 😉

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        E foi já viste os requisitos do Ubuntu? Basta ver os requisitos recomendados para perceber que é super pesado em comparação com o Mint ou MX Linux. A maioria das distros pedem 2Gb de RAM (recomendado) mas o Ubuntu pede 4GB só neste requisito mostra que é super pesado. Sim!! Foi escolhido de propósito de modo a que o Windows 11 ganha-se. Se tivessem usado o MX Linux ou o Mint 20.3 o Windows 11 seria derrotado em todos os campos.

        1. Avatar de riterite
          riterite

          Lol 4gb de ram em 2022 muito pesado? Ate o meu nuc para plex tem 32gb de ram. Qualquer pc hoje tem no minimo 16-32gb de ram e achas 4gb pesado? Linux users vivem num mundo aparte. Depois admiram se de ninguem os levar a serio

          1. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Não tens noção da realidade portuguesa!! Ter mais RAM não significa ter um PC melhor 😛 Podes ter 32Gb e teres um quad-core a 2.1Ghz e uma gráfica com apenas 1Gb. O Ubuntu pedir 4GB de RAM é ser pesado tendo em conta o que traz o S.O. O Mint e o MX Linux (21.1 com AHS) só pedem 2GB de RAM e trazem muito mais que o Ubuntu.

    2. Avatar de Francisco Miguel
      Francisco Miguel

      Ainda assim o Linux Mint não é conhecido por ser uma distribuição com foco em performance.

      Caso queiram distribuições com esse intuito usem um derivado do Arch ou então o Pop!_OS.

      Apenas digo estas distros pois são muito utilizadas por quem procurar performance (que é o tópico do artigo). É só ver nos inquéritos feitos pela Valve que cada vez mais estão a ser usadas distribuições baseadas em Arch para quem quer jogar (e por isso um desempenho melhor).

      Mas concordo em absoluto que o Linux Mint no geral é uma distribuição muito mais sólida, estável e user friendly que o Ubuntu atualmente.

  5. Avatar de Febras
    Febras

    O Ubuntu é uma distribuição de Linux cheia de acessórios desnecessários.
    Comparar o Windows 11 com o Ubuntu só pode ser de propósito para favorecer a Microsoft.
    Com tantas distribuições vem mais leves e rápidas, vão usar justamente aquela que é a mais lenta, pesada, com serviços a correr que recolhem dados para a Amazon, etc.

    1. Avatar de riterite
      riterite

      Sim vamos comparar uma distro com 32mb de ram que so tem linha de comandos com o windows….o linux e inferior ponto final. Arranjem uma namorada pa

      1. Avatar de Hugo Lopes Antunes
        Hugo Lopes Antunes

        Riterite, boa sorte a ter um servidor com windows em vez de linux. Em primeiro lugar, alem de ser mais eficiente, usa melhor a ram e nem precisas de ter o antivirus ligado. Mas claro que nao sabes disto. Servidores tamvem sempre serao melhores em linux. E , quando procuras virus no teu windows, devias tambem de vez em quando procurar fora do windows devido aos rootkits.
        E se o teu disco corromper, duvido que uses windows para recuperar os teus ficheiros

      2. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Não foi o Linux que teve uma falha nas impressoras entre outros bug e falhas.