Mobile · Android · Linux

Google deve trazer para o Android 16 uma união única com o Linux

9 Comentários

Ainda não temos o Android 15 disponível nos smartphones e já se fala na versão 16. Surgem rumores que a Google prepara uma maior  integração Linux no seu sistema operativo.

Google Android 16 Linux


Linux acessível a todos pela mão da Google

A Google prepara-se para apresentar suporte para máquinas virtuais (VM) Linux e uma aplicação Terminal completa para dispositivos móveis com Android 16. Considerando que o Android já é um sistema operativo baseado em Linux, esta nova funcionalidade permitirá aos utilizadores executar um sistema operativo completo.

A aplicação Terminal permitirá que os utilizadores executem comandos Linux diretamente dos seus dispositivos Android. Com suporte para aceleração GPU, as aplicações e o software baseados em gráficos também poderão funcionar de forma eficiente.

A aplicação Terminal também oferecerá recursos avançados de gestão do sistema, como tamanho do disco, encaminhamento de portas e recuperação de partições. Na verdade, esta funcionalidade pode ser vista como uma extensão do suporte Linux da Google no Chrome OS para dispositivos móveis.

Android 16 deve mudar tudo

A oferta deste tipo de funcionalidade em dispositivos Android aumentará muito o poder e a flexibilidade da plataforma móvel. Os programadores poderão utilizar os seus dispositivos móveis como uma plataforma de desenvolvimento mais poderosa. Com a aceleração da GPU, as aplicações tornar-se-ão muito mais rápidas e suaves.

Estas inovações que virão com o Android 16 irão aumentar significativamente a utilidade dos dispositivos móveis. A Google prepara assim o seu sistema operativo móvel para dar ainda mais aos utilizadores, que podem usar os seus terminais móveis como ferramentas poderosas e com uma portabilidade única.

Estamos ainda longe de ver esta versão a poder ser usada de forma mais direta e em testes públicos. Ainda assim, as novidades não param de ser mostradas e de revelar tudo o que a Google prepara para o Android. Assim que o Android 15 esteja acessível nos fabricantes, certamente que esta versão terá o foco total dos programadores.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lourenco
    Lourenco

    Venha esse Android16… Promete!

  2. Avatar de AlexS
    AlexS

    Parece um bom avanço.

  3. Avatar de I.A
    I.A

    PPLware, por favor, faça uma matéria sobre o Termux, que é um emulador de terminal gratuito e de código aberto para Android. nele da para instar ubuntu e outras distro no android.

  4. Avatar de Urso maior
    Urso maior

    nao entendo onde esta o avanco. o meu nokia n9 ja tinha terminal linux. ja tinha puro multitasking que dava para ver um video em metade do ecra e fazer outra coisa qualquer noutra metade sem encravar 1x. mas pronto vah parece ke estamos a avancar (nao sei para onde)….

  5. Avatar de Urso maior
    Urso maior

    “Com a aceleração da GPU, as aplicações tornar-se-ão muito mais rápidas e suaves.” isto nao entendi. vao ser mais rapida e suaves do que quais? vao funcionar por cima do android, das apps nativas do android é que nao vao ser mais rapidas….

  6. Avatar de Galaxy
    Galaxy

    A mim parece-me um bom avanço. O que o Nokia fazia, não se compara ao que a Google quer fazer. Mas se o irá fazer, isso agora… Ainda vai ser desmantelada antes de por isso a funcionar.

  7. Avatar de Jteixeira
    1. Avatar de ePumba
      ePumba

      O Termux é um emulador, que permite correr Linux sobre o Android. ideal se quiser transformar o seu smartphone num pequeno PC…se quiser “erscapar” à Google de vez, aconselho LineageOS.

    2. Avatar de ePumba
      ePumba

      Pode optar, no final da instalação da ROM, se quer insltatar Apps da Google, ou não. Eu utilizo a loja de Apps F-Droid